O VirtualBox é uma excelente ferramenta de virtualização, e todo mundo já sabe disso, leve e eficaz. Mas o que muita gente não sabe é que é possível ter um servidor de VMs em um servidor dedicado e gerenciá-lo remotamente desde a instalação até a configuração dos servidores.
Instale um Linux somente em modo texto, como o Ubuntu Server 10.04 LTS, e instale o VirtualBox 4.0, instale o Oracle_VM_VirtualBox_Extension_Pack baixado do site da Oracle para que o VirtualBox 4.0 possa ser acessado via RDP.
Instalado o Servidor e o VirtualBox com Extpack, basta apenas copiar para o servidor as ISOs dos sistemas que serão instalados, pode-se usar drives de DVD também para fazer a instalação, mas o uso de ISOs torna mais rápida a instalação.
Primeiro vamos criar a VM para Windows 2008 64 bits:
Agora vamos modificar as características da VM para 512Mb de RAM, 64Mb de vídeo, com uma placa de rede em bridge com a interface eth0 do tipo com som, aceleração 3d, suporte a VRDP habilitado na porta 5000 e usb 2.0 ativado:
Criando o Disco virtual para a VM com 20Gb de tamanho:
Adicionando a controladora IDE para o CD/DVD/ISO e uma SATA para o HD da Disco virtual da VM:
Adicionando o Disco virtual à VM:
Adicionando a ISO à VM:
Iniciando o Servidor sem GUI:
Conectando remotamente via RDP:
Agora basta instalar e configurar os sistemas operacionais desejados. Para que as máquinas virtuais iniciem automaticamente durante o boot basta utilizar a o tutorial do Ricardo Pinheiro sobre como iniciar uma VM automaticamente no boot sem GUI em https://cooperati.com.br/2011/03/08/vm-iniciando-sem-gui-virtualbox/
Obrigado e não se esqueça de assinar nosso blog.