Servidor de Virtualização com VirtualBox
O VirtualBox é uma excelente ferramenta de virtualização, e todo mundo já sabe disso, leve e eficaz. Mas o que muita gente não sabe é que é possível ter um servidor de VMs em um servidor dedicado e gerenciá-lo remotamente desde a instalação até a configuração dos servidores.
Instale um Linux somente em modo texto, como o Ubuntu Server 10.04 LTS, e instale o VirtualBox 4.0, instale o Oracle_VM_VirtualBox_Extension_Pack baixado do site da Oracle para que o VirtualBox 4.0 possa ser acessado via RDP.
Instalado o Servidor e o VirtualBox com Extpack, basta apenas copiar para o servidor as ISOs dos sistemas que serão instalados, pode-se usar drives de DVD também para fazer a instalação, mas o uso de ISOs torna mais rápida a instalação.
Primeiro vamos criar a VM para Windows 2008 64 bits:
Agora vamos modificar as características da VM para 512Mb de RAM, 64Mb de vídeo, com uma placa de rede em bridge com a interface eth0 do tipo com som, aceleração 3d, suporte a VRDP habilitado na porta 5000 e usb 2.0 ativado:
Criando o Disco virtual para a VM com 20Gb de tamanho:
Adicionando a controladora IDE para o CD/DVD/ISO e uma SATA para o HD da Disco virtual da VM:
Adicionando o Disco virtual à VM:
Adicionando a ISO à VM:
Iniciando o Servidor sem GUI:
Conectando remotamente via RDP:
Agora basta instalar e configurar os sistemas operacionais desejados. Para que as máquinas virtuais iniciem automaticamente durante o boot basta utilizar a o tutorial do Ricardo Pinheiro sobre como iniciar uma VM automaticamente no boot sem GUI em https://cooperati.com.br/2011/03/08/vm-iniciando-sem-gui-virtualbox/
Obrigado e não se esqueça de assinar nosso blog.
A cada dia que passa estou mais empolgado com esse projeto, inédito no país e de uma visão extraordinária! Volto a repetir….parabéns a todos que fazem parte desse lindo projeto!
Concordo 100% com o Bruno!
Parabéns ao grupo.
JB
Parabens, gosto muito de virtualização e aqui estou aprendendo muito.
Nossa, que dica!
Como nunca pensei numa coisa simples e útil assim. Já me veio a cabeça novas idéias.
Valeu Vagner.
Parabéns pelo tutorial.
É ótimo ver como tudo pode ser feito pelo terminal.
Vocês poderiam me indicar um modo de fazer com que várias máquinas virtuais sejam iniciadas automaticamente em um servidor linux, sem interferência humana, da mesma forma que o VMware server faz?
Infelizmente não existe uma opção destas na interface de configuração do VirtualBox. Seria muito interessante que isto fosse implementado e podendo até configurar um atraso para o inicio de cada máquina virtual.
Abraços a todos.
Marco Aurélio,
Respondendo pelo Vagner, existe sim maneira de iniciar mais de uma máquina virtual, apresentei uma solução para isso nos links: https://cooperati.wpengine.com/2011/03/08/vm-iniciando-sem-gui-virtualbox/ e https://cooperati.wpengine.com/2011/03/02/iniciar-vm-boot/ espero que seja de alguma ajuda.
Abraços
Amigo, quando tento me conectar na VM criada pelo rdesktop surge o seguinte erro:
ERROR: send: Pipe quebrado
O que seria?
Pedro,
Você criou a porta do RDP nos comandos de criação da VM? Especificou a porta no comando do cliente?
Abraços.