Seguem algumas dicas que peguei do technet americano para usar uma estrutura de VDI (Virtual Desktop Infrastructure) no SCVMM.
Tempos de refresh
O SCVMM tem vários tempos diferentes para dar refresh em suas conexões, verificando storage, servidores, etc. Em ambiente controlados de VDI essas taxas podem ser reduzidas para se ganhar performance: (alterar o registro do Windows)
VMUpdateInterval – Padrão: 30 minutos – Mínimo: 0 – Máximo: 24h – Recomendado para VDI: 120 minutos
HostUpdateInterval – Padrão: 30 minutos – Mínimo: 0 – Máximo: 24h – Recomendado para VDI: 120 minutos
VMPropertiesUpdateInterval – Padrão: 2 minutos – Mínimo: 0 – Máximo: 24h – Recomendado para VDI: 30 minutos
VHDMountTimeoutSeconds – Padrão: 10 minutos – Mínimo: 10 – Máximo: 1h – Recomendado para VDI: 1 hora
Para alterar:
Limpar os JOBS antigos
O SCVMM armazena todos os JOBS executados, porém em um ambiente de VDI podem ocorrer muitos JOBS repetidos e agravar em uma sobrecarga em horários de picos. Reduzindo o tempo ele vai armazenar muito menos informação.
TaskGC – Padrão: 90 dias – Recomendado para VDI: 7 dias
Registro – HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftMicrosoft System Center Virtual Machine Manager ServerSettingsSqlTaskGC
WCF Timeout
WCF é o canal de comunicação que o SCVMM usa entre o powershell e os servidores. Com uma estrutura de VDI, pode ocorrer sobrecarga e o timeout precisa ser aumentado para dar conta das reqiusições.
IndigoSendTimeout – Padrão: 120 segundos – Recomendado para VDI: 300 segundos
VHD mount timeout
É bastante comum usar uma estrutura de VDI com discos diferenciais partindo de uma única imagem. E o SCVMM precisa montar o disco para realizar as verificações do estado do VHD. Podem ocorrer falhas quando houverem várias máquinas virtuais sendo criadas em um período de tempo. O ideal é aumentar o tempo de retry.
VHDMountTimeoutSeconds – Padrão: 10 minutos – Recomendado para VDI: 30 minutos
GC otimizado
O GC (garbage colector) pode ser otimizado para o uso de VDI também. No servidor do SCMM, crie um arquivo chamado vmmservice.exe.config e coloque ele em %SYSTEMDRIVE%Program FilesMicrosoft System Center Virtual Machine Manager 2008 R2Bin. Dentro do arquivo coloque o seguinte:
<configuration>
<runtime>
<gcServer enabled=”true”/>
</runtime>
</configuration>
Bom, tem outras dicas e um vídeo de como começar a usar o VDI aqui no blog. Para quem ainda não se ligou, VDI é o nome que se usa quando, ao invés de disponibilizarmos máquinas para os usuários, usamos máquinas virtuais. Os clientes se conectam ao servidor e puxam uma sessão de TS otimizada de sua própria máquina virtual. E o mais legal é que pode-se ter máquinas virtuais privadas (uma para cada usuário) ou POOL (máquinas padrão) para setores específicos.
A estrutura de VDI com certeza é o futuro próximo dos desktops das empresas. É basicamente o desktop indo para a nuvem.
Vida Longa e Próspera! Eu sou o Rafael, um empreendedor em TI com uma vontade louca de transformar profissionais de TI em vencedores! Tenho todas as principais certificações técnicas que preciso e também sou premiado pela Microsoft como MVP (Most Valuable Professional) por 7 anos! Depois dá uma olhadinha na minha página do Facebook, fb.com/bernardes.rafael, lá eu realizo Lives todos os dias!