Entrevista oficial e exclusiva com Fabio Hara, da Microsoft Brasil

Pessoal, consegui uma entrevista exclusiva com o nosso mestre Fábio Hara.
Ele me ajuda bastante, principalmente com o technet e com as comunidades de TI. Espero que gostem!
 
 
Nome Completo:
Fabio Hara
Data de Nascimento:
06/06/1974
Conte um pouco de você:
Fui um dos primeiros MVPs (Most Valuable Professional) de infraestrutura do Brasil, além de MCTS, MCITP, MCSA, MCSE, MCITP e MCT, com mais de 14 anos de experiência no mercado de infraestrutura de redes Microsoft. Atuei em muitos cases da Microsoft e hoje ocupo a posição de Especialista em Infraestrutura e Virtualização no time de Comunidades Técnicas da Microsoft Brasil. Minha missão é contribuir com os profissionais e comunidades de IT Pros a explorar as funcionalidades e recursos da plataforma Microsoft.
Bom, este é o mini-cv formal do Fabio Hara. O mini-cv “informal” do Hara-san (como é mais conhecido) seria:
Hara-san costuma jogar partidas lendárias de Gears of War, Call of Duty MW2, Halo:Reach, etc, nas horas de folga com seus amigos. Além disso curte bastante jogar tênis (apesar de jogar mal) e escutar um bom rock anos 80/90. Grande apreciador do Home-brewing, graças aos conhecimentos que foram aprendidos com o Dalai Lama dos Portais Colaborativos Sagrados(Roberval Ranches – mesa).Tambem gosta de treinar Aikidô, e sempre que possível costuma treinar regularmente.
Certa vez me perguntaram: “Hara, o que você faz na Microsoft?”. Na epoca eu disse que divulgava novas tecnologias, produtos, etc. Hoje eu posso dizer que não é bem isso. Minha resposta hoje é: “Eu ajudo você com informações e conteúdos que te ajudem a ganhar dinheiro, ser reconhecido e voltar mais cedo para casa  para ficar com a sua familia”
Porque você utiliza/participa das comunidades de TI?
Desde 1999 publico artigos para o SuperDownloads e venho contribuindo com a comunidade, ajudando as pessoas a resolverem suas duvidas. O maior motivador de participar na comunidade é o fato de poder conhecer mais pessoas, ajudar quem precisa e tambem aprender sempre com o proximo.
Você acredita que o profissional que participa de comunidades é mais visível para o mercado?
Com certeza sim. A pessoa que atua na comunidade tem uma motivação maior em aprender, e isto é algo raro nas empresas. O profissional que atua na comunidade tem um networking maior, alem de vontade de conhecer mais e tambem ser reconhecido por isso. Do lado empresa eu vejo que ter um profissional deste porte na minha equipe é um ponto super positivo, pois demonstra interesse do profissional em crescer.
Cite um profissional que conseguiu alavancar a carreira por causa da grande participação em comunidades de TI
Existe o caso de uma pessoa que trabalhou comigo em outra empresa e que demonstrou grande força de vontade em aprender. Por conta propria conseguiu estudar , tirar suas certificações e graças a tudo isso conseguiu obter hoje o titulo de MVP. Tudo começou com uma grande força de vontade, que acabou levando-o até onde jamais pensou em estar um dia. Pessoas assim é que valem a pena continuar nosso trabalho na comunidade e ajudar o proximo.
Criar ou participar de uma comunidade?
Criar é ideal quando não há existencia de espirito de comunidade, e participar onde já existe e agregar esforços.
E por último. Como você recomenda que um usuário casual de BLOG (que achou essa entrevista através de busca, por exemplo) se torne ativo em alguma comunidade e consiga tirar proveito disso?
O primeiro passo, antes de sair criando um blog , é participar da comunidade. Atuar na comunidade não significa obrigatoriamente fazer um blog. Muitas pessoas ajudam na comunidade, seja atraves da organização de eventos,  escrevendo artigos, etc. Ao começar participando a pessoa conhecerá outras pessoas e poderá identificar como os demais atuam.

Share

    Comments

    1. Esse é o mestre hara

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: