Linux no Ipod

 Re-publish do BLOG do meu amigo Aprígio: http://www.aprigiosimoes.com.br/2009/08/29/linux-no-ipod/  quem curte linux vale a pena assinar o blog dele.

Fala ae galera 😉
Como sempre eu estou fazendo experiencias “estranhas”, desta vez coloquei o Linux em um IPOD Video de 30GB.  Eu tenho um destes que comprei de um amigo que voltou dos EUA na epoca, é aquela serie tradicional e mais maneira do antigo IPOD que cchegava a 120GB e nao como esses novos Touchs que geraram o IPhone que nao chegam nem a 16GB direito. Porem é muitoooo poder.
Estava como quem nao quer nada com a vida num sabado depois de um dia tenso de trabalho e resolvi instalar uma distribuição Linux no meu IPOD e entao navegando no poderoso google (que é muito melhor que o bing), achei uma distro chamada rockbox que vc pode verificar em http://www.rockbox.org. Tb existe uma outra distro com o nome de IpodLinux.

De acordo com a sua documentação vc precisa montar o seu IPOD em um ponto de montagem e então permitir que atraves das permissoes vc possa jogar arquivos novos para dentro da raiz dele pois o seu ponto de montagem proibe envio de arquivos binarios para raiz, por isso vc precisa desmontar quando ele for automaticamente auto detectado pelo seu usuario (em caso de uma interface grafica), e remontar como root no shell.
#mount /dev/sdf2 /mnt/ipod
#mount

Feito isso, vc pode entrar no site do rockbox http://www.rockbox.org e pegar o arquivo automatizado de instalação OU entao pega ro tarball file e jogar para dentro da raiz do seu IPOD com o nome de diretorio .rockbox (sendo um arquivo oculto, é claro).
Bom, eu preferi fazer a instalação automatizada e orei muito ao Senhor e pois fiquei com medo de apagar o firmware da Apple, então seria um estrago bonito. Ja pensou ligar para a Apple e dizer que eu coloquei Linux no IPOD e prejudicou o firmware dele? Eles vao me chamar de blasfemador, herege ou coisas do tipo.
Então vamos la:
peguei o arquivo rbutilqt-v1.2.2-linux_x86_64bit.tar.bz2 no site do rockbox e descompactei gerando o arquivo fora do tarball de nome ipodpacther, de acordo com a sua documentacao eu preciso delegar que o arquivo é executavel e entao de acordo com o permissionamento do sistema linux fui la e :
#chmod +x ipodpatcher
#./ipodpacth    –> para rodar o tal binario.
Conclusão, ele auto detectou o meu dispositivo e gerou a seguinte saida:
aprigio@alwayz:~/Downloads$ sudo ./ipodpatcher
ipodpatcher v3.0 with v3.0 bootloaders – (C) Dave Chapman 2006-2007
This is free software; see the source for copying conditions.  There is NO
warranty; not even for MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE.

[INFO] Scanning disk devices…
[INFO] Ipod found – Video (aka 5th Generation) (“winpod”) – /dev/sdf
[INFO] Reading partition table from /dev/sdf
[INFO] Sector size is 2048 bytes
[INFO] Part    Start Sector    End Sector   Size (MB)   Type
[INFO]    0              63         48194        94.0   Empty (0×00)
[INFO]    1           48195      14651278     28521.6   W95 FAT32 (0×0b)
[INFO] Ipod model: Video (aka 5th Generation) (“winpod”)
Enter i to install the Rockbox bootloader, u to uninstall
or c to cancel and do nothing (i/u/c) :i
[INFO] Using internal bootloader – 48024 bytes
[INFO] Moving images to create room for new firmware…
[INFO] Reading original firmware…
[INFO]  Wrote 7600128 bytes to firmware partition
[INFO] Bootloader installed successfully.
Press ENTER to exit ipodpatcher :
aprigio@alwayz:~/Downloads$
NOTA que eu apenas coloquei o ” I ” para a instalação OU a tecla “u” para a desinstalação.
Após isso eu orei a Deus com medo de ter perdido o meu ipod. Entao fui, desmontei o ponto de montagem onde recebia o IPOD e liguei ele. A sua EFI com o simbolo da Apple rodou normalmente e entao do nada …. ….. …. ….. apareceu o linux rockbox, UFA!
NOTA: é o poder 😉 Impressionante, tudo 3D, com inteligencia artificial, se vc jogar para o espaço, vira satélite.
Agora eu tenho toda a liberdade que eu nao tinha antes com o MacOS Ipod System. Pois agora posso jogar jogos de linux, eu tenho o xscreensaver, calculadora, shell, som duuucaramba, editar o som e ver vídeos. So estou procurando um pdf reader pra mim.
Detalhe que eu observei que existia um diretorio de themes entao fui no site e peguei varios de acordo com a minha serie de ipod e instalei e rodou normalmente. Tambem notei no site a possibilidade de jogar tudo para a lingua ” portugues do brasil ” entao peguei o arquivo portuguese-brasileiro-fudd.lang que provavelmente venha substituir a variavel LANG=us para LANG=pt_BR.
foi foi foi…
Eis um screenshoot:
Linux e vc, tudo haver 😉
Aprígio Simões
[email protected]

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: