Ícone do site CooperaTI

TS Remote APP – Uma das maravilhas do Terminal Services (TS) do Windows 2008

Já conhece o Terminal Services? Não? Então vá conhecer logo!!!
Para mim, o futuro dos desktops empresariais (ou até mesmo domésticos) está no uso de tecnologia do tipo do Terminal Service. O mais famoso (e realmente mais eficiente) é o Citrix Presentation Server (a nova versão do Metaframe).
P.S.: O nome do produto da Citrix muda o tempo todo. Agora se chama XenApp.
Mas o TS da Microsoft avança a passos largos. A Microsoft é parceira da Citrix, então um produto não “briga” com o outro. Ainda mais pelo preço. O Citrix custa os olhos da cara e o da Microsoft vem no 2008 Server.
Mas, voltando ao assunto, estou aqui para falar do RemoteApp. Ele é tipo um “virtualizador de aplicações”. Você usa uo TS em sua empresa para que os usuários acessem alguns softwares correto? Agora imagine que eles poderiam acessar o aplicativo como um ícone em seu desktop, sem nem saber que ele está em uma sessão de TS?
E para os experts, não é a mesma coisa que criar um arquivo .rdp com a opção de “abrir o seguinte programa ao iniciar a sessão”. Não, a experiência é outra. Parece, realmente , que a aplicação está rodando localmente.
Esse recurso já está presente na instalação básica do Terminal Server. Ele fica na mesma pasta criada. (estou usando telas do 2008 R2, mas é praticamente igual):

Local do RemoteApp

Depois, você pode clicar em “Adicionar Remote…” E vai abrir a tela do assistente para adicionar o aplicativo:

Assistente do RemoteApp

Basta escolher o aplicativo na lista ou clicar para procurar. Uma dica para que funcione bem é sempre instalar o aplicativo no servidor de TS através do ícone no painel de controle.  Esse ícone prepara o aplicativo para trabalhar no ambiente remoto.
Eu escolhi um aplicativo em Delphi desenvolvido na própria empresa (nada preparado para o TS). Depois ele vai estar na listagem de programas. Agora você precisa clicar com o botão direito em cima do aplicativo e selecionar o método que deseja disponibilizar:

É claro que a melhor opção é o Windows installer, que cria um MSI. Esse arquivo é instalado sem perguntas ao usuário. E dá para colocá-lo por diretiva (GPO).


➤ Conheça nosso programa de assinatura: https://cursos.bernardes.com.br/bexpert-cooperati


 

Nessa tela você define a pasta para armazenar o MSI. Que geralmente será compartilhada para a instalação remota. E também o servidor. Note que se não estiver em domínio é melhor configurar o IP do servidor de TS.
A próxima tela pergunta se vai deixar o icone no desktop ou criar um menu no iniciar. (ou ambos)
E pronto! Basta rodar o .msi na máquia cliente e rodar o aplicativo. Na primeira vez pede a credencial e demora um pouco. Nas próximas fica perfeito! Parece um aplicativo local.
Eu testei com esse aplicativo desenvolvido localmente em Delhpi e rodou perfeitamente sem ajuste algum!

Sair da versão mobile