O novo Windows Virtual PC (Não confundam com o Virtual PC 2007) – Ubuntu instalado!!!

Bom, realmente a microsoft deseja complicar o nosso entendimento com nomes tão parecidos, mas não se confunda. O Virtual PC é aquele clássico, que tem um menuzinho e tal:
Já o Windows Virtual PC é um produto mais sofisticado, que pode ser instalado no Windows 7. Em todas as versões (menos o starter, mas eu não considero o starter como versão) roda somente o Windows virtual PC,  na Enterprise,, Professional e Ultimate ele roda o XP mode. Ele precisa de que o processador da máquina tenha as instruções de virtualização.
(teste aqui se a sua máquina suporta)
Se quiser baixar ele: http://www.microsoft.com/windows/virtual-pc/default.aspx
No começo eu estranhei bem. Ele não tem uma “cara”:

Ele é, basicamente, uma pasta com as imagens das VMs. Logo devem distribuir uma tela para configuração (lembram do VMRC Plus?).
O XP mode é realmente surpreendente. Ele instala um windows xp professional, até aí tudo bem, só que vai além. Tudo o que você instala no sistema xp virtualizado fica disponível no seu menu do 7:

Tem um ótimo tutorial no baixaki sobre o XP Mode: http://www.baixaki.com.br/info/2123-como-usar-windows-xp-mode.htm
Aí eu pensei, será que dá para virtualizar outros sistemas como o Virtual Pc 2007? Pois como o programa usa as instruções de virtualização e “hospeda” VMs de 64bits, ele é tão poderoso quanto o Hyper-V.
Comecei com o Ubuntu. Depois de testar o XP mode eu fui no console do Windows Virtual e, simplesmente, copiei e colei a máquina virtual com outro nome. Cliquei com o botão direito e fiz as alterações desejadas.
E funcionou! O Ubuntu 9.10 está rodando no Windows Virtual PC, no Windows 7. E para mostrar como o programa é evoluído, eu havia baixado uma iso do ubuntu que não estava instalando nem no virtual box. Achei estranho pois não havia nenhuma mensagem. Quando testei a mesma iso no Windows Virtual PC ele avisou que a ISO estava defeituosa!!!
No site oficial diz que ele não pode rodar sistemas SERVER, mas acho que isso é um bloqueio e não limitação. Agora estou testando rodar o MAC OS X Leopard nele. Vamos ver se vai rolar.

Share

    Comments

    1. Prezado Rafael,
      O MAC OS X Leopard funciona no Virtual Box ou qualquer outro virtualizador for windows ?
      Grato
      Cláudio Bruno

    2. nao vai rodar…sistemas apple tem um bloqueio,que nao roda de jeito nenhum em PC’s,mas,tem varios tutoriais disponiveis de como rodar o OSX num PC,mas,nao vai dar para fazer atualizaçao,senao,ele bloqueia.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: