Backup de máquinas virtuais
- As máquinas virtuais são “arquivos” que não param de ser alterados
- Não dá para copiar os arquivos do disco virtual enquanto a máquina está ligada
- Como fazer backup disso?
Existem dois tres métodos, digamos oficiais, que muitos utilizam:
- Cópia de sombra – Serve para fazer backup manual ou com programas de terceiros que usam esse recurso.
- Snapshot (somente para o Hyper-V ou VMware, e não recomendo muito, pois se você perder o sistema HOST, não vai dar para aproveitar o .vhd que estiver com algum snapshot. Ele salvas as modificações no snapshot, só que se perder o sistema o snapshot geralmente vai pro saco junto)
- Windows Backup Server – Acho que para as pequenas e médias empresas, que não querem pagar o SCDPM.
O Backup server é bem esperto. Ele reconhece que o servidor é um HOST de máquinas virtuais e faz a cópia ao vivo delas (para isso todas tem que estar com o Integration Disk instalado).
Para usar o RECURSO do Backup Server basta instalar pelo gerenciador do servidor, em recursos, claro.
Ele faz um backup tipo imagem do servidor todo. Então tem que ter um HD de igual tamanho ou maior. O ideal é que o HD possa aguentar o backup 1,5 vezes (pela documentação da Microsoft). Isso previne erros.
Um ressalto importante é: Como eu recupero esse backup doido?
Ele é acionado pelo próprio console do backup server ou pelo DVD de instalação do 2008. Eu tenho um servidor reserva, sem sistema, pronto para receber a recuperação do backup.
Basta eu plugar o HD de backup e o DVD de instalação do 2008. Logo na primeira tela existe a opção de Reparar ou Recuperar o computador. A partir daí ele reconhece a mídia de backup e começa a sugerir a recuperação.
O interessante é que volta tudo, mas tudo mesmo. Nada se perde ou desconfigura.
É de simples utilização e poucos recursos, mas pode ser útil em vários casos.
Vida Longa e Próspera! Eu sou o Rafael, um empreendedor em TI com uma vontade louca de transformar profissionais de TI em vencedores! Tenho todas as principais certificações técnicas que preciso e também sou premiado pela Microsoft como MVP (Most Valuable Professional) por 7 anos! Depois dá uma olhadinha na minha página do Facebook, fb.com/bernardes.rafael, lá eu realizo Lives todos os dias!