Hyper-V e notebooks – Problema do integration services disk e rede sem fio

Bom,
Eu estou juntando dois assuntos neste post porque eu utilizo o Hyper-V em meu notebook (foto no twitter) para laboratório. Só que ele não é tãaaao preparado assim para rodar em notebooks.
Eu tive alguns problemas, consegui resolver todos, e vou explicar um a um:
1 – Problema do Windows server 2008 e placas de rede sem fio
Para começo de tudo, o principal problema (alé de ficar horas procurando drivers, mas isso é outa estória) é que o Windows 2008 Server não vem com suporte a redes sem fio instalado.
Para resolver isso basta ir ao gerenciador do servidor e instalar o RECURSO de suporte a redes sem fio. Também recomendo instalar o desktop experience, que vai melhorar alguns itens de mídia.
2 – Problema do Hyper-V que não libera a placa de rede sem fio para as máquinas virtuais.
Não adianta, o bendito Hyper-V não exibe a sua placa de rede sem fio para que você coloque a placa como bridge.
Então fica difícil de conseguir conectar as máquinas virtuais a internet. Um jeito prático que descobri foi o de montar um bridge entre uma placa de rede Internal Only, criada no hyper-v (e que aparece nas conexões de rede) e a minha placa de rede sem fio, como mostro na figura abaixo:
ponte de rede
Para fazer isso, basta criar a conexão no Hyper-V como internal. Depois ela aparece em suas conexões de rede. Clique na placa de rede sem fio, segure o control e clique na placa de rede interna do Hyper-V. Clique com o botão direito e faça a ponte de rede (network bridge).
Pronto! Agora a sua máquina virtual vai ficar na rede sem fio em que o HOST estiver. Aqui pegou até IP por DHCP do meu roteador wireless.
3 – E por último, o problema do Integration Services.
Ao tentar instalar o integration services, aparece a mensagem: “Hyper-V Integration Services requires a newer version of Windows “.  O problema é que falta alguma atualização em sua VM, mas sem esse Integration Sevices instalado você não consegue usar a rede para atualizar.
Para resolver isso, vá no Settings de sua máquina virtual e adicione um adaptador de rede Legacy (legado ou emulado). No meu caso, eu coloquei como Internal Only por causa da dica anterior que tive que executar.
Aí você consegue acessar a rede, baixar as atualizações e depois instalar o Integration Services Disk.
Só isso! Espero ter ajudado.

Share

    Comments

    1. obrigado, me ajudou bastante

    2. Avatar for Rafael Bernardes Leandro Alves Pereira : 26 de julho de 2010 at 9:49 am

      Bom dia Rafael tudo bem? Rafael estou com uma dúvida que está me deixando louco, instalei no meu server Proliant o hyper-v, porem quando vou subir a maquina virtual ele diz que o hypervisor não está rodando, já habilitei na BIOS suporte a VM e mesmo assim a maquina não sobe poderia me da uma luz sobre o que está acontecendo?

    3. Boa Noite…Rafael, vc esta de parabéns solução simples, pratica e rápida …vlw

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: