Ícone do site CooperaTI

Anywhere TS, solução para LTSP em Windows

UPDATE! O pessoal do AnywhereTS desistiu do projeto e deixou a versão PRO sem custos para download enquanto o site existir. Coloquei em meu servidor:

____________________________________________________________
Eu sou fã assumido do projeto LTSP. Para quem não sabe, é a tecnologia que permite estações sem hd consigam dar o boot pela rede (ou drives) e iniciar um sistema pronto para ser usado. Esse sistema é distribuído por um servidor e pode ser altamente customizável.
Com os Core Duo de hoje posso afirmar, sem medo, que uma máquina dessas com 2 Gb de RAM é capaz de suportar até 30 estações sem gargalo algum (só terá um atraso se ligar todas as estações ao mesmo tempo).
Só que para mim faltava uma coisa. A maioria dos meus cilentes roda Windows, então acabava ligando o terminal (LTSP vem de Linux Terminal Services Project) e iniciando o rdesktop para abrir o TS de um servidor windows.
Não teria como a máquina já “acordar” em uma sessão de TS? Tem sim! O AnywhereTS faz isso ficar fácil. Na verdade dá para fazer tudo sem ele, bastaria ter a imagem do sistema, um servidor DHCP e um TFTP.
Mas, como todo bom Brasileiro, eu gosto de uma moleza. O AnywhereTS tem servidor DHCP, TFTP e gerador de imagens prontinhos! Basta usar.
Primeiro, baixe o programa em http://anywherets.com a diferença entre a versão free e a paga estão em: http://anywherets.com/products/anywheretspro/compare.
Depois, rode o instalador normalmente. Comigo eu tive que atualizar o framework para o 2.0.
Quando terminar, abra a tela de configurações e clique em Make Client, make new client. Vai abrir uma tela igual a fig1

tela inicial do anywhereTS


➤ Conheça nosso programa de assinatura: https://cursos.bernardes.com.br/bexpert-cooperati


 

Depois você escolhe a versão. Aqui fica claro as diferenças entre a FREE e a PRO.

Agora você vai escolher onde o cliente vai se logar. Pode ser a própria máquina ou outra remota.

Os próximos passos são auto explicativos. A parte final é onde você decide qual será o tipo de boot que o cilente irá executar. Eu escolhi o Network Boot.
E pronto! Pode por uma máquina na rede e tentar dar o boot. Simplesmente perfeito.
Se quiser usar um servidor DHCP próprio tem que configurar as opções 66 e 67. Que definem o servidor TFTP e o nome da imagem. Não dá para usar roteadores básicos como DHCP pois eles não tem essa configuração.
Valeu!
UPDATE! Eu tive problemas com o layout de alguns teclados. Os usuários sempre entravam com o layout do AnyqhereTS ativo e não o do servidor de TS. E a droga do layout do anywhereTS não funcionava direito o portuguese-brasilian.
Então eu setei o teclado do anywhereTS para English-International. Depois fui no TS, que era um 2008 server e editei o registro:
1. Abra o regedit
2. Ache o HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentcontrolsetControlKeyboard Layout
3. Adicione um DWORD com o nome: IgnoreRemoteKeyboardLayout  e altere o valor para 1.

 
Sair da versão mobile