Ícone do site CooperaTI

Conversão de servidores reais para virtuais- P2V (sem o SCVMM)!

É muito fácil postar como migrar máquinas físicas para virtuais utilizando o Microsoft System Center Virtual Machine Manager (SCVMM) Ou o VMWare ESC Server. Eu vou postar como migrar máquinas reais para virtuais no Hyper-V, que é o sistema que estou utilizando para virtualizar meus servidores atualmente. Então eu vou presumir que você já tem o Hyper-V funcionando no 2008.
O processo leva cerca de duas horas e o servidor ficará indisponível nesse tempo. Vamos utilizar o Acronis True Image Echo Server, que tem um período para testes de 10 dias, com todas as funcionalidades. Acronis True Image Echo Server
Depois de instalar o programa, abra e converta cada partição do sistema para um local de rede. É bem fácil de usar o Acronis, por isso eu não vou por detalhes aqui.
Ele vai gerar arquivos de imagem .tib, que podem ser facilmente convertidos para .vhd no menu TOOLS – CONVERT.
Se precisar extender o disco pode fazer isso no próprio Hyper-V. Só que depois vai ter que entrar no sistema virtual e extender nele também. No Windows pode usar o diskpart. Se for uma unidade de sistema e precisar extender, vai ter que colocar o disco em outra máquina virtual para extender e depois colocar na máquina definitiva. (O Windows não extende HDs com o pagefile ou sistema).
Caso não necessite alterar o tamanho do disco, basta criar uma VM sem disco e anexar o .vhd que acabou de converter nela. Eu recomendo sempre iniciar a primeira vez em modo de segurança e instalar o “Integrations disk” para que o sistema reconheça todos os novos drivers.
E pronto! Tudo convertido e rodando! Sem pagar aquela bagatela no SCVMM ou ter que instalar um bocado de itens para usar a versão Trial dele.
Quem gostou comenta aí!
Ps.: O Acronis só funciona em sistemas servidores!

Sair da versão mobile