Primeiros Passos no Windows Server 2019 Essentials

Olá, tudo bem pessoal?

As notícias sobre o Windows Server 2019 Essentials não são nada boas.

Vários recursos foram preteridos, a começar pela função de experiência do Windows Server Essentials.

A instalação da função experiência do Windows Server Essentials foi removido todos os SKUs de servidor, incluindo Windows Server 2019 Essentials. Isto significa que a Painel Administrativo Essentials que gerenciava o Windows Server Essentials não está presente e todo gerenciamento deve ser feito manualmente.

Muitos empresários vão ficar decepcionado com a remoção deste Painel Administrativo Essentials, pois, justamente ele que facilitava o gerenciamento do servidor para empresas que não possui um setor de T.I para auxiliar, era fácil o seu gerenciamento, uma pessoa que tinha um pouco de conhecimento já conseguia gerenciar o servidor Windows Server Essentials.

Com a remoção do Painel Administrativo Essentials outros serviços também não estão mais disponíveis, como o backup do cliente, no qual era possível executar um backup das estações de trabalho com apenas um comando no Painel de Administrativo Essentials. O Acesso remoto web também foi removido, então não será mais possível criar acesso remoto pela web.

Comparativo entre versões Windows Server 2019 Essentials e Windows Server 2019 Standard
Windows Server 2019 Essentials

(Funções do Windows Server 2019 Essentials)

(Recusos do Windows Server 2019 Essentials)

(Recusos do Windows Server 2019 Essentials)

Windows Server 2019 Standard

(Funções do Windows Server 2019 Standard)

(Recursos do Windows Server 2019 Standard)

(Recursos do Windows Server 2019 Standard)

 

Parece que o foco da Microsoft será em seu mais novo produto para atender pequenas empresas, o Microsoft 365. A Microsoft recomendável Microsoft 365 para pequenas empresas como um substituto para todas as versões do Windows Server Essentials. Microsoft 365 é uma solução moderna para colaboração e compartilhamento de arquivos e inclui o Office 365, Windows 10 e Enterprise Mobility + Segurança.

Mais informações sobre o Microsoft 365 acesse: https://www.microsoft.com/pt-BR/microsoft-365/business

Uma opinião minha, muito provavelmente a Microsoft não lançara mais a versão Essentials em sua próxima versão do Windows Server.

Agora vamos às novidades do Windows Server 2019 Essentials, depois deste banho de água fria.

 

Foi apenas uma novidade. Windows Server 2019 Essentials inclui novo suporte para Azure Active Directory através de AAD Connect.

Mais informações sobre o AAD Connect acesse: https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/active-directory/hybrid/

Uma informação importante, o suporte ao LTSC para Windows Server 2016 Essentials. Os clientes que atualmente usam Windows Server 2016 Essentials terão suas atualizações no Long Term Servicing Channel (Canal de manutenção longo), serão 5 anos de suporte mais 5 anos de suporte estendido ao produto.

Empresas com mais de 25 usuários/ 50 dispositivos ou empresas que tenha crescido além dos 25 usuários devem utilizar o Windows Server 2019 Standard, ou Windows Server 2019 Datacenter.

 

Agora vamos à solução para contornar a retirada o Painel Administrativo Essentials.

A Microsoft recomenda o uso do Windows Admin Center, mas muito profissionais de TI não tiveram ainda o contato com Windows Admin Center. Para que não conhece, ele e o mais novo gerenciados de servidores e estações de trabalho do Windows Server, até Windows 10 é possível gerenciar com ele, tudo feito através de um navegador.

Para quem não conhece ainda o Windows Admin Center vou deixar o link do meu artigo publicado no portal Cooperati no qual explico o que é o Windows Admin Center.

Link para o artigo: https://cooperati.com.br/2018/07/05/ha-wac/

Link do artigo de como alterar o idioma no Windows Server 2019: https://cooperati.com.br/2018/11/19/instalando-pacote-de-idioma-no-windows-server-2019/

 

Vídeo

No vídeo vou demostrar de forma clara e objetiva a instalação do Windows Server 2019 Essentials, a instalação de um AD-DS o famoso Active Directory para criação de usuários e grupos, a instalação do File Service (Serviço de compartilhamento de arquivos e pastas), instalação do DHCP para distribuir endereços IPs a computadores em sua rede. Todos esses serviços são chamados os serviços básicos para rede de computadores, está incluído também o DNS, mas este serviço instala automaticamente ao criar o AD-DS. As funções serão instaladas através do Windows Admin Center já o gerenciamento das funções serão feitas através do RSAT – Remote Server Administration Tools Windows (Ferramentas de Administração de Servidor Remoto). O vídeo ficou um pouco logo, tive que mostrar passo a passo, mas YouTube você pode pular cada seção.

Inscreva-se no meu canal do YouTube ative o sininho para receber as notificações!

Share

    Comments

    1. Avatar for Gabriel Luiz marco gutterres : 2 de março de 2020 at 9:57 pm

      Excelente trabalhao, Parabens. Porém, meus terminais w10 não navegam, com dns configurado. Tem mais alguma configuração

      • Boa noite. Muito obrigado por prestigiar o nosso trabalho. Você deve configurar o servidor DHCP, explicado no mesmo vídeo, parte – Instalação da função DHCP pelo Windows Admin Center e primeiros passos com DHCP: 1:03:54 ou colocar manualmente o gateway da sua rede nas estações de trabalho.

    2. Excelente Video, obrigado por compartilhar conhecimento. Minha pergunta é, posso ter 2 Essential na minha rede ou terei problemas de licenciamento?

    3. Avatar for Gabriel Luiz Rafael Caobianco : 20 de junho de 2021 at 8:35 pm

      Atualmente tenho um Windows Server 2012 R2 Standard não licenciado em um servidor; e agora comprei outro servidor junto com a licença do Windows Server 2019 Essentials. Queria saber se é possível incluir este novo servidor com a licença Essentials como DC pertencente ao domínio existente e depois transformar ele como DC principal; posteriormente rebaixando o servidor com a licença Standard. Outra pergunta é se posso instalar a ferramenta do Windows Admin Center no servidor Essentials. Muito obrigado.

      • Muito obrigado por prestigiar o nosso trabalho.
        Sim, será possível, só subir do Windows Server 2019 Essentials como controlador de domínio secundário e migras as funções depois para o novo servidor e despromover o servidor antigo. O Windows Admin Center não pode ser instalado em um controlador de domínio.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: