Backup como Serviço – Porque você deve utilizar

Atualmente uma das melhores decisões que você pode tomar, quando falamos em backup, é utilizar um serviço de backup dos dados baseados em nuvem.

Já não é novidade para nenhum de nós que informação é poder, e a informação nos da capacidade para administrar os negócios de qualquer empresa. Porém este poder que a informação traz, está constantemente sendo ameaçado, seja por cibercriminosos que estão procurando uma vulnerabilidade para obter acesso irrestrito ao seus dados, ou por ameaças internas, um problema de hardware, uma manutenção que não terminou como esperado, um funcionário que apagou um arquivo importante, etc.
O custo de um período de inatividade nas empresas pode facilmente alcançar milhares de reais por hora… Você pode imaginar o tamanho do prejuízo caso a sua empresa perca alguns, ou todos os dados importantes???? Existem empresas que podem ser obrigadas a encerrar suas atividades.
E É por estes motivos que todas empresas devem ter soluções de backup confiáveis, que possam garantir a integridade dos dados, e permitir que restauração dos serviços sejam realizadas o mais breve possível.

Por que backup de dados como um serviço?


O Backup como serviço, é uma forma de armazenar os dados da sua empresa ou dos seus clientes automaticamente em um repósito hospedado em datacenter de grandes empresas como por exemplo, a Microsoft.
O backup como serviço é uma alternativa muito interessante quando comparado com outras soluções de armazenamento de dados externos, como arquivamento de mídias magnéticas ou unidade de disco. O provedor do backup como serviço, deve oferecer opções para a restauração dos dados, criação de rotinas automatizando o processo de backup, bem como a execução de testes e validações de integridade dos dados e restauração das informações.
Para que num eventual problema que danifique os seus dados (invasão, sequestro de dados, arquivos corrompidos, etc) você pode recuperar suas informações de forma relativamente rápida. Este é um grande benefício que o Backup como serviço pode trazer a sua empresa.
Nos próximos tópicos deste artigo, vamos explorar mais benefícios que o backup como serviço pode trazer a sua empresa.

Escalabilidade


Um dos grandes desafios dos gestores de TI atualmente, é realizar uma estimativa de armazenamento necessário para o backup das informações, incluindo as retenções que são pertinentes para cada ambiente.
Normalmente, a cada ano as empresas tendem a aumentar o volume de dados armazenados, porém estimar a quantidade, e a velocidade que este aumento irá ocorrer pode dificultar bastante o planejamento do gestor.
Quando falamos em escalabilidade, o backup como serviço traz uma grande vantagem, nesta modalidade você irá pagar conforme o seu consumo, sem preocupação nenhuma com a futura expansão do armazenamento.

Conveniência


A maioria dos fornecedores de Backup como Serviço, oferecem planos de assinatura bastante flexíveis e com diversas opções de personalização. Isto permite que você utilize recursos encontrados em ferramentas com recursos avançados, sem o custo de aquisição inicial.

Normalmente configurações importantes do backup, como por exemplo a frequência do backup, prioridades de formatos e diretórios, relatórios de uso, realizar teste e restaurações, são realizadas usualmente a partir de painéis e dashboards customizadas para sua empresa.

Backups mais seguros


Um dos maiores problemas dos backup tradicionais, é relacionado ao risco do armazenamento das informações localmente, seja elas em mídias magnéticas ou  discos. Vale lembrar que nunca estamos 100% protegidos contra desastres ou acidentes, que podem danificar ou até mesmo destruir os dados armazenados nestas mídias.
Os fornecedores de Backup com serviço, tem como modelo de negócio o armazenamento de dados em respósitos da nuvem. Estes repósitos estão alocados em data centers de grandes empresas que tem um nível de proteção muito elevado, muitas vezes incluíndo uma replica de todos os dados em 2 ou mais datacenters espalhados pelo mundo, reduzindo a valores muito próximos a 0 as chances de perda de informações.

Redução de custo


Licenciamento, infraestrutura, armazenamento e restaurações dos sistemas de backup mais tradicionais, podem custar muito caro. E geralmente estes custos aparecem como uma surpresa para as empresas, principalmente porque alguns fatores são muito difíceis de mensurar, tais como:

Utilizando o Backup como Serviço você praticamente elimina estes custos e substitui por uma mensalidade, o que traz uma tranquilidade, um maior controle financeiro e torna o CTO muito mais claro e acessível para os gestores das empresas.

Conclusão


As informações são a espinha dorsal das empresas. Eu posso apostar que você não gostaria que um ramsoware, um ataque hacker, um funcionário descuidado, cause algum problema que venha gerar prejuízos na sua empresa.
O Backup como Serviço é uma solução simples, fácil e com um custo/benefício excelente para proteger as suas informações.
Recomendo que você procure fornecedores sérios e que os planos de backup se encaixem nas necessidades do seu negócio da melhor forma possível. Com os devido cuidados, tenho certeza que você estará tomando uma ótima decisão e utilizando a nuvem a seu favor quando se trata da proteção dos seus dados.
Se você tem algum sugestão, dúvida ou dica. Deixe seu comentário.
 

Que a força esteja com vocês!!!!

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: