Project Honolulu

Olá pessoal,

Neste artigo vamos ver um pouco sobre o Project Honolulu e como ele pode ajudar os IT PROs na administração da infraestrutura de servidores, o Honolulu ainda está na versão preview.

O que é o Honolulu?

O Honolulu se trata de uma nova interface de gerenciamento web de servidores, permitindo a administração do Windows Server sem dependências de outras ferramentas ou formas de conexão. O Honolulu dá aos administradores de TI, um grande controle sobre a  infraestrutura de servidores, sendo muito útil para gestão do ambiente de TI.

O Honolulu é uma evolução das ferramentas que utilizamos atualmente, como por exemplo o Server Manager e o MMC, a ideia da Microsoft não é substituir estas ferramentas e sim fazer com que o Honolulu complemente estas ferramentas.

Como o Honolulu funciona?

O Honolulu é acessado através do navegador web. Após o Honolulu ser instalado, é possível gerenciar os servidores Windows Server 2016, Windows Server 2012 R2 e Windows Server 2012. Os servidores são gerenciados através de PowerShell Remoto e WMI. O Honolulu pode ser instalado até mesmo em um Windows 10.

É possível também publicar o Honolulu para que seja possível realizar o acesso e o gerenciamento do ambiente através da internet.

Quais os objetivos do Honolulu?

  • Gerenciamento simplificado dos servidores

Consolidar diversos servidores, em uma dashboard limpa, simples, porém muito poderosa.

  • Centralizar informações do seu ambiente

Com o Honolulu você pode conectar todos ativos da sua infraestrutura. Permitindo o gerenciamento centralizado de servidores, failover clusters, máquinas virtuais, etc.

  • As ferramentas que você já conhece redesenhadas

A Microsoft desenvolveu o Honolulu para facilitar a administração dos servidores de forma eficiente. É possível gerenciar Firewall, Certificados, Registros do SO, Explorar os arquivos, etc.

  • Gerenciar estruturas hiper convergentes

O Honolulu simplifica radicalmente, como são administrados e configuradas as estruturas hiper convergentes.

Como instalar o Honolulu?

Como vimos anteriormente a ferramenta ainda está na sua versão preview, o download pode ser realizado através do link abaixo:

https://aka.ms/HonoluluDownload

A instalação é muito simples e intuitiva.

Existem 3 tipos de instalação

  • Instalação local

Instalação local no Windows 10 que possui conectividade com os servidores que serão gerencidos.
Recomendado para fins de testes ou pequenos ambientes.

  • Gateway

A instalação é feita em um servidor designado exclusivamente para o Honolulu. Os administradores se conectam diretamente neste servidor através do browser.

  • Instalação direta

A instalação é feita diretamente em um servidor que será gerenciado pelo Honolulu. Este servidor será o responsável por gerenciar os outros servidores da rede também.


Após a instalação, o Honolulu pode ser acessado através do browser utilizando o FQDN do servidor (esta forma não é válida para a instalação local) ou através do atalho criado em seu Desktop.

O Honolulu não funciona no Internet Explorer, é preciso utilizar outro navegador para acessar, como por exemplo o Edge ou até mesmo o Chrome.

Agora já podemos adicionar os servidores que serão gerenciados pelo Honolulu.

Assim que os servidores forem adicionados é possível acessar uma dashboard com diversas informações relevantes sobre a saúde do servidor.

No detalhe abaixo podemos ver algumas das principais funções. E só nesta imagem já é possível  imaginar todo o poder de gerenciamento que a ferramenta pode nos proporcionar.

Com certeza o Honolulu, será um grande aliado dos administradores.

 

Você já conhecia o Project Honolulu? Acha que esta ferramenta será útil para você? Deixe o seu comentário.

Faça parte da minha lista VIP e receba materiais de qualidade, gratuitamente.

Que a força esteja com vocês!!!

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: