Como receber notificações do Windows Server Backup

Olá, pessoal, tudo bem?

Hoje vamos falar um pouco da integração do Windows Server Backup com o Agendador de Tarefas.

 

História do Windows Server Backup


NTBackup
é o aplicativo de backup interno introduzido no Windows NT , por volta de 1997 e a parte de todas as versões subsequentes até e incluindo o Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003. Ele usa um formato proprietário de backup (. BKF) para fazer backup de arquivos. Arquivos podem ser armazenados para fita, ZIP drives, discos flexíveise rígidos. Também possui integração com o Agendador de tarefas e tem várias opções de linha de comando para backups automatizados agendados.

(Backup Utility – Windows Server 2003)

 No Windows Vista e sistemas operacionais posteriores, NTBackup foi substituído pelo Windows Backup e restauração, que usa o formato de arquivo de disco rígido Virtual (VHD), suporta a mídia de backup para modernos tais como DVDs e sistema completo baseado em imagem backups.

Para sistemas operacionais de servidor, a Microsoft substituiu NTBackup com início de Backup do Windows Server com Windows Server 2008, que inclui o novo comando.  este novo aplicativo de backup, wbadmin, já não oferece suporte a drives de fita, o que significa que os usuários precisam instalar aplicativos de terceiros para fazer backup em fita, sobre estes novos sistemas operacionais. wbadmin

Para leitura/restaurar backups antigos, Microsoft disponibilizou o utilitário NTBackup Restore para Windows Vista/Windows Server 2008 e para Windows 7/Windows Server 2008 R2 que só pode ler de BKF arquivos.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/NTBackup#cite_note-2

 

Windows Server Backup 

Alguns profissionais de TI não utiliza o Windows Server Backup por falta de conhecimento da ferramenta ou por achar a ferramenta “pobre” demais, aí parte para uso de ferramentas não tão adequadas para uso em ambientes corporativos, como Cobian Backup. Em uma olhada rapidamente no site do desenvolvedor do Cobian Backup, notei que faz alguns anos que a ferramenta não tem nenhuma atualização.

O que eu vejo na maioria das vezes é pessoal falando que não utiliza o Windows Server Backup por falta do recurso de notificação por e-mail. Em um ambiente corporativo a notificação por e-mail do backup se faz necessário para confirmar se o backup foi feito com sucesso ou se algum erro ocorreu em sua execução. Quando se tem que gerenciar vários servidores com vários backups, a notificação por e-mail do backup se torna um recurso indispensável.

 

Em um artigo publicado no Portal no Cooperati no dia 9 de maio de 2011, o Rafael Bernardes já demostrava todo o potencial desta ferramenta chamada Windows Server Backup.

Link do artigo: https://cooperati.com.br/windows-backup-server/

 

Eventos do Windows Server Backup

 

 

 

 

 

Quando o Windows Server Backup é executado, vários eventos são gerados no Visualizador de Eventos (Event Viewer). Fiz uma pesquisa, descobrir quais são os eventos gerados quando o backup é executado com sucesso é sem sucesso.
Os seguintes eventos são gerados quando o backup é executa com sucesso e sem sucesso:

Evento ID 4 – Backup feito com sucesso.  

Maiores informações: https://technet.microsoft.com/en-us/library/cc734345(v=ws.10).aspx


Evento ID 5 – Falha de backup começado no ‘6 %’ com o seguinte código de erro ‘%2’.

Maiores informações: https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc734470(v=ws.10).aspx


Evento ID 9 – Falha de backup começado em ‘%1’ como a operação de cópia de sombra de Volume falhada para volumes de backup com o seguinte código de erro ‘%2’.
Maiores informações: https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc734472(v=ws.10).aspx


Evento ID 19 – Backup de tentativa em ‘%4’ falhou ao iniciar, o código de erro ‘%5’.
Maiores informações: https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc734218(v=ws.10).aspx


Evento ID 49 – Falha de backup como o alvo não pôde ser encontrado.
Maiores informações: https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc734570(v=ws.10).aspx


Evento ID 517 – ‎Falha de backup começado em ‘%1’ com o seguinte código de erro ‘%2’ (%3). Reexecute backup, uma vez que o problema seja resolvido‎.
Maiores informações: https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc734395(v=ws.10).aspx


Evento ID 561 – ‎Falha de backup começado em ‘%1’ como alvo não pôde ser encontrado. Por favor anexe um destino de backup e execute novamente o backup.‎
Maiores informações: https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc734264(v=ws.10).aspx


São muitos os eventos gerados pelo Windows Server Backup, você pode ver a lista no link abaixo.
Maiores informações:https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc734488(v=ws.10).aspx

Observação: O link acima informa a versão do Windows Server 2008 R2, verifiquei que não houve nenhuma modificação nas versões do Windows Server 2012 R2 e Windows Server 2016, os ids dos eventos gerados são os mesmos.

 

Um pouco da história do Agendador de Tarefas

Agora vamos falar um pouco da história do Agendador de Tarefas no Windows.
O agendado de tarefas e uma aplicação bem antiga do Windows, introduzida no Windows NT, utilizado até hoje.

 

(Tarefas Agendadas no Windows 10)

 

Agendador de Tarefas permite que você agende uma ou várias tarefas automatizadas que realizam ações em um horário específico ou quando um determinado evento ocorrer.
O agendador de tarefas será primordial na execução da tarefa de notificação por e-mail dos eventos gerados pelo Windows Server Backup.
Uma ação do agendador de tarefas do Windows Server 2008 R2 que foi removido ou preterido a partir da versão do Windows Server 2012, foi a ação de enviar um e-mail, por isso não funcionam mais em versões mais novas do Windows.

(Windows Server 2008 R2 – Recurso presente)

(Windows Server 2016 – Recurso preterido ou removido)

Link da informação: https://technet.microsoft.com/en-us/library/dd851779.aspx

 

Mas não fique triste com isso, pois com o Powershell podemos solucionar a falta deste recurso.

 

O poder do Powershell

As possibilidades do Powershell são infinitas, muitas tarefas podem ser automatizadas utilizando o Powershell, até um simples envio de e-mail pode ser automatizado utilizando um script do Powershell.
Para saber mais sobre o Powershell, acesse o meu artigo publicado no portal Cooperati, neste artigo você vai aprender a atualizar o Powershell para a versão mais recente, neste mesmo artigo você também irá conhecer um pouco da história do Powershell.
Link para o artigo: https://cooperati.com.br/2017/11/01/como-atualizar-o-powershell-em-versoes-mais-antigas-do-windows-server-e-windows-cliente/

 

Você também pode baixar aqui o agendamento da tarefa já exportada, basta importar em seu servidor é já sair usando. Junto com o agendamento da tarefa exportada também vai o script do Powershell mais a bat para execução do script do Powershell pelo Agendador de tarefas.

 

Vídeo

Sem mais palavras, vamos ao vídeo onde será demostrado a criação do agendamento da tarefa, quando ocorrer algum evento no Windows Server Backup, você será notificado por e-mail.

Inscreva-se no meu canal do YouTube ative o sininho para receber as notificações!

Share

    Comments

    1. Olá Gabriel.

      Muito obrigado pela ajuda e excelente material de apoio. Fiz todo o processo descrito usando uma conta outlook.com para disparo e destinatário uma conta corporativa hospedada na Microsoft, e mesmo assim não tive sucesso. o que pode estar acontecendo?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: