Office 365 vs G Suite – Parte 2

Na primeira parte deste artigo, nós comparamos as principais funções e os planos do Office 365 e do G Suite.

Agora chegou a hora de comparar as ferramentas propriamente ditas. Neste artigo iremos comparar, as ferramentas de comunicação, armazenamento e produtividade.

Updates

Um dos grandes benefícios de trabalhar na nuvem é ter a certeza que suas soluções de TI estão sempre nas versões mais recentes e estáveis. Desde o princípio do Office 365 vem constantemente adicionando novas funcionalidades, aplicativos e atualizações.

No princípio, o Office 365 (BPOS) era basicamente, suíte Office e Exchange Online. Como o passar do tempo o conceito de computação em nuvem e produtividade foram crescendo, e a Microsoft foi adicionando cada vez mais funcionalidades ao seu produto, como por exemplo o Project Online, o Sharepoint, o OneDrive for Business, até uma das mais recentes novidades com o Power BI.

Porém o Google, não ofereceu este mesmo avanço em sua plataforma.
Este suporte e o avanço promovido pela Microsoft levou muitos usuários que já estavam utilizando a plataforma do Google,  a voltarem a utilizar o Office 365.

Aparentemente o Google percebeu que as inovações contínuas, são muito importantes para os seus clientes, e começaram a seguir a metodologia de updates da Microsoft. Talvez esse seja um dos pontos que motivaram o Google a trocar o nome da plataforma, que antigamente era conhecida como Google Apps, para o atual G Suite.

Comunicação

Outlook vs Gmail

Quando você analisa os dois serviços de e-mail, os planos do Office 365 possuem uma caixa de entrada de 50GB além do armazenamento de arquivos de 1TB que é disponibilizado em todos os planos. Esta é uma opção muito melhor se você estiver comparando isso com os planos mais básicos do G Suite, que disponibilizam somente 30GB para e-mails e arquivos.
Enfim, em uma escolha entre o G Suite e o Office 365 neste caso é uma questão de preferência pessoal, e perfil de uso do e-mail.

Recursos Outlook

  • Maior capacidade off-line
  • Uma ferramenta de desktop
  • Capacidade de armazenamento maior (1TB para armazenamento de arquivos + 50GB de armazenamento de e-mails)
  • Gerenciamento aprimorado.

Recursos do Gmail

  • Recursos de pesquisa robusto.
  • Melhores integrações com aplicativos de terceiros
  • Capacidade de armazenamento “limitada” (30GB para o plano básico)

Skype for Business vs. Hangouts do Google

O Google Hangout em apenas dois anos após o seu lançamento, já havia atingido a incrível marca de 1 Bilhão de downloads na Play Store. Esta solução de bate-papo unificou as plataformas Google+ e Google Talk. Atualmente o foco do Google é tornar o Hangouts uma ferramentas voltada ao mundo corporativo.

O Skype for Business da Microsoft tem crescido rapidamente desde que evoluiu a partir do seu antecessor o Lync.

Recursos do Hangouts

  • Pode ser grandes integrações com ferramentas de terceiros.
  • Pode ser acessado de uma grande variedade de caminhos. (Gmail, navegado web, aplicativo móvel, etc)
  • Sincroniza conversas entres os dispositivos.

Recursos do Skype for Business

  • Uma interface que a maioria dos usuário já estão acostumados a utilizar.
  • Pode substituir o sistema de telefonia da empresa de forma eficiente.
  • Transmissão de reuniões do Skype.
  • Integração com o Skype free.
  • Cloud PABX

Armazenamento

OneDrive for Business vs Google Drive

O armazenamento em nuvem, é sem dúvida uma funcionalidade, que tem muito a oferecer as empresas atualmente. Além de reduzir custos de armazenamento e backup locais, aumenta a produtividade e a eficiência dos usuários, permitindo que os arquivos sejam armazenados em um repósito centralizado, facilitando o acesso e o compartilhamento dos arquivos de forma muito simples e ágil.

OneDrive

  • 1TB por usuário
  • Possibilidade de visualizar e editar os arquivos através de aplicativos on-line, com acesso direto ao seu navegador web.
  • Pesquisa de texto completo de seu conteúdo.
  • Integração total com Office e o Windows.

Google Drive

  • Armazenamento de arquivos de 30GB para o plano básico e ilimitado para os demais planos.
  • Edição e visualização dos documentos em aplicativos on-line, executados diretamente a partir do seu navegador.
  • Integração com Gmail.

Produtividade

Enquanto o Google sempre desenvolveu suas aplicações voltadas para o navegador, adicionando algumas funcionalidades de edição off-line, a Microsoft desenvolveu o seu pacote cloud office em outra direção, adicionando funcionalidade como co-autoria em tempo real em aplicativos como Word e Excel.

Devido estas novas funcionalidades, o Office 365 e a versão desktop da suite Office, podem ser relativamente independentes, mas ainda assim trabalhar em total harmonia. Também pode ser uma das razões pelas quais podemos perceber que algumas empresas que utilizam o Office 365 tem ignorado as versões on-line da suite Office (Word, Excel, PowerPoint, etc).

Microsoft Office

  • Documentos, planilhas e apresentações disponíveis off-line e on-line.
  • Funcionalidades avançadas e poderosas dentro dos aplicativos.
  • Mantém a formatação dos documentos como está em uso on-line ou off-line.

Apps Google

  • Fácil de usar, menos complexo que o Microsoft Office.
  • Possibilidade de salvar os documentos do Google em formatos Microsoft.

Processo de migração

A transição para a nuvem dever ser planejada com cuidado. Existe uma pequena questão de que as empresas irão economizar migrando seus serviços para a nuvem (Office 365 ou G Suite), mas o planejamento e os processos envolvidos na transição de uma infraestrutura para um ambiente em nuvem são tarefas muito importantes, que devem serem realizadas com muito cuidado.

Com tantos produtos e fornecedores diferentes, cobrir o processo de migração de maneira abrangente é um grande desafio. É importante identificar como algumas tarefas serão executadas, e avaliar alguns problemas que você poderá enfrentar durante o processo de migração.

Você pode encontrar neste artigo algumas dicas sobre como iniciar um planejamento de migração do seu ambiente para a nuvem.

Agora eu quero saber, qual a sua opinião sobre estes produtos? Qual você utiliza Office 365 ou G Suite? Como você fez a transição para a nuvem?  Deixe seu comentário ou sugestão!!!

Faça parte da minha lista VIP e receba materiais de qualidade, gratuitamente.

Que a força esteja com vocês!!!

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: