Office 365 vs G Suite – Parte 1

Com a evolução constante da computação em nuvem, a questão não é mais saber se a sua empresa vai utilizar a nuvem, mas sim quando e como ela vai migrar pelo menos parte dos seus serviços para a nuvem.
Se você ainda não aproveita os benefícios que a nuvem pode proporcionar, um dos caminhos para iniciar esse processo é definir uma plataforma de produtividade e colaboração, que atenda a necessidade da sua empresa. Quando as pessoas pensam em uma plataforma de produtividade corporativa, a Microsoft e o Google são as mais lembradas. Pois, apesar de existirem outras alternativas no mercado, elas continuam sendo as principais e mais completas ferramentas disponíveis atualmente.

Ambas oferecem funcionalidades semelhantes, mas diferem em muitos aspectos. Por exemplo, a Microsoft oferece implementações de desktop e nuvem de sua plataforma Office 365, enquanto o G-Suite do Google, trata exclusivamente de aplicativo e integrações na nuvem.

Escolher entre Office 365 e G Suite

Neste artigo vamos tratar de uma questão que muitas empresas e profissionais estão se perguntando, quando se trata de soluções de nuvem e produtividade:

Vamos analisar esta questão em diferentes pontos de vista, que incluem: Planos, preços, recursos, funcionalidades.
O Office 365 e o G Suite (anteriormente chamado de Google Apps) são os dois maiores nomes que lutam neste campo em constante expansão.

Como sempre, a resposta para a questão “Qual solução é melhor?”, será baseada na capacidade de integração, funcionamento e a necessidade dos seus usuários e da sua empresa. Logo abaixo vamos observar em detalhes cada conjunto de produtos para nos auxiliar na decisão conforme as plataformas se encaixam na necessidade de cada ambiente.

O que eles fazem?

O objetivo de ambas plataformas é entregar ferramentas de produtividade e colaboração, para que seus usuário desenvolvam tarefas corporativas e comercias, a qualquer hora e lugar.
Com ambos você irá criar documentos, planilhas, apresentações. Você também pode colaborar com os demais membros da sua equipe nestes mesmos documentos. Eles são armazenados diretamente na plataforma de nuvem, onde você e sua equipe podem acessá-los a qualquer momento e sempre que houver necessidade.
Acrescentando as funcionalidades de armazenamento de arquivos, conferência e e-mail, você tem basicamente todas as ferramentas de um escritório físico, porém acessível a partir de qualquer computador ou dispositivo.

OK!!! Se tanto o Office 365 quanto o G Suite fazem a mesma coisa, como vou definir a minha escolha?

Planos e Preços

Para uma escolha importante como esta, é impressindível comparar os diversos planos e opções disponíveis e seus preços. A final de contas, suas necessidades de negócio e o orçamento disponível para a migração devem ser analisados cuidadosamente.

G Suite – Característas e Preços

O Google oferece três planos:

  • Basic – US$ 5 por usuário/mês
  • Business – US$ 10 por usuário/mês
  • Enterprise – US$ 25 por usuário/mês

 

Office 365 – Características e Preços

A Microsoft disponibiliza uma variedade muito grande de planos empresariais, divididos em duas categorias: Business e Enterprise.

  • Office 365 ProPlus – R$ 46,00 usuário/mês*
  • Office 365 Enterprise 1 (E1) – R$ 31,00 usuário/mês*
  • Office 365 Enterprise 3 (E3) – R$ 77,40 usuário/mês*
  • Office 365 Enterprise 5 (E5) – 135,50 usuário/mês*
  • Office 365 Business – R$ 31,90 usuário/mês*
  • Office 365 Business Premium – R$ 48,40 usuário/mês*
  • Office 365 Business Essentials – 19,40 usuário/mês*

OBS: *compromisso anual

Neste caso o primeiro passo é definir se você irá necessitar um plano Business ou Enterprise, para atender todos os seus requisitos.


OBS: * Armazenamento ilimitado para contas de cinco ou mais usuários

A escolha do plano basicamente se resume ao tamanho da sua empresa. Porém algumas funcionalidade só serão encontradas nos planos Enterprise.

Uma vez que a categoria foi definida, você deve escolher o seu plano propriamente dito. Você precisa de um endereço de e-mail personalizado? Vá para os planos Business Premium ou para o E3. Não precisa dos aplicativos da suite Office, mas gostaria de um certo nível de colaboração online? Corra para o Business Essentials ou E1.

Então, qual deles tem o melhor Custo x Benefício?

Para definir qual produto oferece o melhor Custo x Benefício para sua empresa, você deve avaliar quais tipos de ferramentas e recursos se fazem necessário para o seu ambiente, e para que os seus usuário sejam produtivos e colaborativos em seus locais de trabalho.

Se a nossa análise fosse baseada somente no quesito financeiro, sem sombra de dúvidas a plataforma do Google sairia em vantagem, pois seus planos além de mais baratos, possibilitam a assinatura mensal de todos os seus produtos.

Porém a Microsoft oferece muito mais flexibilidade em termos de recursos que podem ser incluídos em seus planos e oferecem algumas vantagens em comparação com a plataforma concorrente (mais armazenamento, mais opções de segurança, mais recursos de arquivamento de informações). Sem contar o fato de que em todos os planos, os usuários tem acesso a algumas da ferramentas mais famosas e utilizadas no mundo, o pacote Office. Seja este acesso, a partir de uma instalação local ou exclusivamente on-line.

Para não me estender demais, dividi este artigo em duas partes, na segunda parte deste artigo irei fazer um comparativo entre algumas ferramentas e suas funções, como por exemplo Skype for Business vs Google Hangouts, One Drive vs Google Drive.

Faça parte da minha lista VIP e receba materiais de qualidade, gratuitamente.

 

Que a força esteja com vocês!!!

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: