Instalação do Hyper-V Server 2016

Olá pessoal tudo bem?

Hoje vamos falar a instalação do Hyper-V Server 2016! Se você não leu o artigo anterior sobre o Hyper-V, não perca tempo, clique no link aqui para “Descubra o Hyper-V Server 2016”.

Antes de ver o vídeo, veja algumas boas práticas ideal para um ambiente Hyper-V.

Boas práticas

A primeira boa prática em um servidor que será host de Hyper-V é instalar o sistema operacional Hyper-V Server utilizando RAID.

Para quem não conhece, RAID corresponde a “Redundant Array of Inexpensive Disk”. Esta tecnologia começou a ser usada em servidores, porque proporciona maior segurança aos arquivos e Sistemas Operacionais.

RAID 1 é conhecido como espelhamento, pois a ideia é espelhar as informações em um segundo disco. O sistema vai gravar os dados ao mesmo tempo em dois discos.

Implementar RAID 1 protege os dados, pois caso um dos discos falhe, o sistema continua funcionando normalmente.

A segunda boa prática em um servidor host de Hyper-V é fazer o armazenamento dos VHD e VHDX em um armazenamento separado do sistema operacional, de preferência com utilizando redundância dos discos.

VHD e VHDX são os formatos de disco virtual utilizados no Hyper-V. Para saber mais sobre VHD e VHDX acesse: https://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/11776.vhd-e-vhdx.aspx

Uma boa escolha para o armazenamento dos VHD e VHDX é utilizar o pool de armazenamento, o que garante segurança e redundância dos dados armazenados.

Para saber mais sobre pool de armazenamento, temos o artigo sobre Mitos e verdades sobre armazenamento de arquivos nas empresas, onde demonstro a criação de um pool de armazenamento.

A terceira é boa pratica é utilizar múltiplas placas de rede, utilizar placas de rede separadas para as máquinas virtuais garante maior performance para a rede das máquinas virtuais e evitando assim gargalos na rede do servidor host de Hyper-V.

Um recurso que está disponível no Windows Server 2016 e versões anteriores também, como Windows Server 2012 e 2012 R2 e o NIC Teaming.

Utilizando o NIC Teaming é possível agrupar várias placas de rede, formando assim um pool de placas de rede, com isso você ganha performance e tolerância a falhas em suas placas de rede.

Para saber mais de como criar um NIC Teaming para utilização em sua VM (Máquinas Virtual).

Acesse: https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/networking/technologies/nic-teaming/create-a-new-nic-team-on-a-host-computer-or-vm

Não conhece a tecnologia NIC Teaming acesse aqui o vídeo do professor Ramos explicando tudo sobre o assunto.

Munido de todas essas informações lhe convido ver o vídeo onde será demostrado a instalação do Hyper-V Server 2016 e as configurações inicias do sistema operacional.

Quiser dar mais uma aprofundada no assunto Hyper-V acesse esse site: https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/administration/performance-tuning/role/hyper-v-server/ (Conteúdo em Inglês).

Fiquem ligados e continuem me seguindo nas redes sócias e visitem diariamente o portal Cooperati, pois, em breve, vou postarei mais vídeos e artigos sobre o Hyper-V Server 2016.