Policies DHCP – Como configurar?

Nas últimas versões do Windows Server, o serviço de DHCP recebeu várias atualizações, incluindo configurações de failover, administração através de comandos do PowerShell, além disso agora o serviço de DHCP do Windows Server pode distribuir endereços IP diferentes na rede obedecendo diferentes critérios de políticas de DHCP (PBA – Policy-Based Assignment)

Neste artigo vou tratar um pouco sobre o PBA e como podemmos configurar as políticas de DHCP.

As políticas de DHCP permitem ao administrador definir endereços IP específicos para grupos de equipamentos com características pré-definidas. Por exemplo, você é o administrador da rede e precisa que todos iPhones recebam endereços IP de um range específico. Através das políticas de DHCP o administrador pode criar uma regra utilizando uma informação comum a todos equipamentos para especificar o endereçamento desejado.

Antes desta função ser disponibilizada o administrador de rede deveria criar manualmente as reservas para cada grupo de equipamentos no DHCP, em grandes ambientes essa prática poderia consumir muito tempo dos administradores. Alguns controles poderiam ser aplicados em switches para solucionar esta demanda, porém as políticas de DHCP tornaram essa atividade muito mais simples.

Como funciona o DHCP PBA

A administrador da rede pode criar várias políticas de DHCP diferentes, para diversas situações. Dentre as características podemos destacar as seguintes

Porque criar grupos de dispositivos?

Há alguns anos atrás o parque tecnológico das empresas era formado por desktops e alguns outros equipamentos fixos. Atualmente esses ambientes vem recebendo cada vez mais equipamentos preparados para comunicação de rede, como por exemplo, notebooks, smartphones, tablets, smartwatches, cameras de segurança, impressoras, etc.
Para o funcionamento correto muitas vezes o administrador precisa configurr alguns parâmetros diferentes em alguns equipamentos para facilitar a administração e o monitoramento do tráfego de rede.
Para isto é possível definir diferentes configurações de endereçamento IP através de atributos especificos:

Configurando o DHCP PBA

Neste exemplo, vou configurar uma política de DHCP para atribuir endereços de escopo definido para máquinas virtuais. Está é uma forma fácil para testar as políticas, visto que você pode controlar de maneira relativamente simples os endereços MAC que o Hyper-V atribui para as suas VMs.

Para configurar as Políticas de DHCP, faça o login no seu Windows Server ou acesse o servidor através de uma estação que possua a ferramenta de administração remota (RSAT). Lembre-se que você precisa de permissão administrativa para realizar estas configurações.


 

Obs: Por padrão o Hyper-V utiliza 00-15-5D como prefixo para atribuir o MAC Address das VMs. O Hyper-V permite que o administrador altere estas configurações.


 

Neste caso o meu escopo do DHCP está configurado para entregar IPs no range que vai do 192.168.20.20 até o 192.168.20.50. Para as minhas VMs pretendo utilizar um range ainda menor que inicia em 192.168.20.40 até 192.168.20.50.


 

No console de gerenciamento do DHCP, você pode visualizar a regra que acabamos de criar.

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: