Ciberataque em larga escala: como usar isso em seu favor

Na quase sexta-feira 13, 12 de maio de 2017, aconteceu um roubo de dados em várias empresas ao redor do mundo. Várias empresas ao redor do mundo foram vítimas do Ransomware WannaCry.

Embora eu considere absurdo esse tipo de ação, e acredito que os responsáveis devem ser presos. Você pode usar esse ataque em seu favor. Os momentos de brilho do profissional de TI são muitas vezes raros, então não podemos deixar nosso trabalho passar desapercebido. E como fazer isso? Leia o artigo abaixo.

1: Comunique aos seus clientes

Existem várias matérias sobre o assunto que você pode utilizar como referência: G1, Tecnoblog e Olhar Digital publicaram textos sobre o assunto. Utilize esses textos como referência para mostrar para transmitir a mensagem certa para cada tipo de cliente.

  • Clientes que possuem backup em nuvem e antivírus: mande um aviso falando sobre a matéria, e em seguida que eles podem ficar tranquilos, pois você está atento ao negócio dele e mesmo que um ataque aconteça o backup em nuvem permite recomeçar sem maiores prejuízos.
  • Clientes que não possuem antivírus, nem backup em nuvem: envie apenas um e-mail com a matéria. Não tente vender através do medo, você pode ser visto como um segundo terrorista. Aproveite para construir um relacionamento de confiança, e diga: “Vi essa matéria aqui, e quis compartilhar, pois houve um ataque global em grandes empresas. E as proteções contra isso são: w, y e z. Atualmente, nós temos x% dos meios de proteção. Gostaria de conversar mais sobre isso”.

Algumas empresas acreditam que esses ataques são apenas para grandes empresas, então você pode começar desconstruindo essa ideia. A verdade é que a maioria dos ataques acontecem em empresas com menos de 100 funcionários, mas apenas os grandes ataques chamam nossa atenção.

2: Use de marketing

Aproveite o ataque para colocar que você sobreviveu ao histórico ataque global sem baixas, e jogue isso na apresentação de retrospectiva do seu Service Desk.

Você pode até utilizar para mostrar indicadores financeiros de economia.

  1. Calcule a média salário por hora dos colaboradores.
  2. Calcule quanto tempo a empresa ficou parada.
  3. Calcule quanto tempo a empresa poderia ter ficado parada sem você ou sem sua solução.

E mostre o quanto de economia você gerou para empresa através do trabalho de prevenção. Veja o meu artigo sobre como calcular o custo do funcionário parado e baixe a planilha de cálculo.

3: Avise a todos os usuários

Mostre que você se preocupa com a empresa, envie um e-mail para todos os usuários informando que aconteceu um ataque global e todo cuidado é pouco. Embora você já tenha tomado as precauções necessárias, é importante que haja atenção na hora de clicar em um link ou realizar um download, é um ótimo momento para relembrá-los da política de segurança.

Espero que você coloque essas dicas em prática já na segunda-feira.

[]’s,

Lameck Oliveira

YouTube: https://goo.gl/v6e0tT
Facebook: https://goo.gl/QS3173

Trabalho todos os dias para salvar o mundo do suporte em TI “ok” e torná-los suportes extraordinários. Empreendedor em TI, adepto do jiu-jitsu e jogador de pôquer nas horas vagas, sou fã da trilogia do Senhor dos Anéis e Hobbit. E contrariando meu nome, utilizo Windows.

  • Daniel Sanchez

    Muito bom Lameck… Obrigado pela dica valiosa.

    • Lameck Oliveira

      Por nada, Daniel. 🙂 Espero que tenha gostado da série de vídeos que fiz no canal sobre o assunto.
      []’s,