Entendedo e executando backup de GPOs

Backup, Restore e Importação de GPO

E aee galera, 100%?!

As famosas GPOs ou Políticas de Grupo (como preferir) são uma mão na roda, concorda? O poder que um administrador de servidores ganha utilizando as GPOs é gigantesco! Com elas, uma tarefa que poderia levar um dia todo pode ser realizada com alguns cliques, de sua confortável cadeira.

Agora pense no seguinte…do nada, seus usuários começam a ficar felizes, os computadores passam a não ter mais “tão queridos” bloqueios que eram implementados pelas GPOs. Quando você vai analisar melhor seu ambiente se depara com uma quase catástrofe! Várias Políticas de Grupo foram acidentalmente deletadas!

E AGORA, JOSÉ?!?! Você fez backup de suas políticas?

Devo confessor que a rotina de backup de GPO não é algo comum de se ver, infelizmente. Venhamos e convenhamos, ver tudo funcionando é muito bom, mas refazer tudo por conta de um deslize é uma baita chatice. Eu, particularmente, tenho implementado em minha rotina o que descreverei abaixo, assim garanto que, em caso de problemas graves não precisarei refazer todas as políticas.

O primeiro ponto será a copia de segurança ou backup das GPOs…você pode escolher realizar o backup via GPMC ou via PowerShell, it’s up to you. Eu vou deixar as duas formas, ambas são super simples!

Antes de iniciar o processo de Backup você estar ciente o que será copiado para esse backup, vamos:

É importante também saber o que não será copiado junto ao backup:

Agora que já conhecemos os detalhes, vamos ao processo de cópia. Via GPMC você pode fazer o backup de todas as GPOs, clicando com o botão direito no container “Group Policy Objects” e selecionando “Backup All”.

BackupGPO1

Você também pode copiar apenas a política que deseja clicando nela com botão direito e selecionando “Backup”.

BackupGPO2

Clicando ali em Backup, uma tela será exibida solicitando o local onde a copia será armazenada. Nesse lab escolhi a Área de trabalho. Obviamente você terá um local mais adequado para isso, right?! Selecione o local, digite uma descrição, se desejar, e clique em “Backup”.

BackupGPO3

Depois que o processo for finalizado uma pasta contendo o GUID da Política será criada contendo todos os arquivos inerentes a GPO. It’s DONE! Backup realizado, simples, right?!

Via PowerShell você pode utilizar o seguinte comando:

#Backup de todas as GPOs

Backup-Gpo -All –Path <destino>

#Backup de um GPO específica

Backup-GPO –Name ‘<GPOName>’ –Path <destino>

O legal de usar o PowerShell é que você pode criar uma rotina de backup das GPOs, basta criar uma tarefa agendada.

Well, well…. Fica de olho aqui que o próximo post será com o processo de Restore e/ou Importação das GPOs. Valeu!! Grande abraço! \,,/

PS: Seja camarada e compartilhe esse post no facebook, certeza que vai ajudar alguém!

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: