Monitorando E-mails Enviados no Office 365 com Mail Trace Tool

​Nesse pequeno artigo vamos mostrar como monitorar as mensagem enviadas de qualquer usuário que utiliza o Office 365. Hoje com as facilidades que a tecnologia nos traz com a nuvem, podemos ao mesmo tempo ter outras preocupações em relação a segurança dos dados e devemos estar sempre atentos. Se você passar por uma situação onde, seu cliente quer saber se um funcionário enviou um e-mail para um determinado destinatário e solicitar um relatório. Se você possuir o Office 365″Corporativo”, você será capaz de gerar um relatório com todos os e-mails enviados de qualquer caixa e de qualquer período com o “Rastreamento de Mensagens”. Vamos ver como essa opção funciona na prática.
​Primeiramente abra a console de gerenciamento do seu Office 365 com dua conta administrativa. Veja na imagem abaixo:

Clique em “Central de Administração” e depois em “Exchange”:

Clique no painel esquerdo em “Fluxo de Mensagens” e depois em “Rastreamento de Mensagens”:

Veja que a ferramenta lhe oferece a consulta por data fixa ou personalizada e as opções de entrega da mensagem. Se a conta a ser consultada for muito utilizada, não escolha a opção “Tudo” e tente personalizar o seu relatório, pois poderá vir muitas informações para avaliação e a página ainda não possui uma ferramenta de pesquisa. Se você souber o destinatário a ser procurado, isso facilitará muito nos resultados do relatório. Escolha uma caixa para fazer a consulta dos itens enviados. Se você não souber o destinatário, o relatório entenderá como “Todos”.

Pronto! Veja que o relatório é bem simples e objetivo em suas informações. Um item muito interessante é o “Status” de entrega. Você saberá se realmente a mensagem foi entregue ao destinatário ou se a mesma se perdeu em trânsito.

Esperamos que essa dica seja útil a todos os administradores que utilizam o Office 365 e aos que ainda pensam em migrar para os serviços Online da Microsoft.

Share

    Comments

    1. Mto bom cara, vlw ajudou muito!

    2. Bacana, eu estou precisando buscar mensagens do ano de 2018, e vi que na ferramenta so deixa 90 dias, será que tem alguma maneira de consultar? Entrei em contato com o suporte para ver.

      Obrigado

    3. eu gostaria de saber se tem a possibilidade de ver o email do remetente ao Destinatário e o conteúdo do email tbm, não só se foi realizado o envio e a entrega mais o Conteúdo do email tbm, através do Admin Center, conseguimos ?

      como?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: