Como gerar uma lista dos drivers instalados no Windows 10 com o PowerShell

Os drivers são componentes fundamentais para o pleno funcionamento dos sistemas operacionais e demais dispositivos que compõem PCs e laptops. A instalação de um pacote de driver incorreto (ou desatualizado), ainda que inicialmente permitido, poderá afetar no desempenho do sistema ou até mesmo na correta utilização de recursos básicos da máquina, como a placa de vídeo ou Wi-Fi, por exemplo.
No Windows 10, sabemos que o Gerenciador de Dispositivos continuou presente trazendo as mesmas funcionalidades vistas nas versões anteriores do SO. No entanto, apesar da facilidade de uso por conta da interface gráfica para verificação do status e atualização dos drivers utilizados na máquina, é necessário alternar entre muitas janelas para coletar informações dos drivers de cada periférico instalado.
Através do PowerShell, é possível gerar uma lista completa e detalhada de cada driver presente em sua instalação atual do Windows 10 e até mesmo de uma outra instalação offline, mudando-se apenas um parâmetro no comando a ser executado. Além disso, também é possível gerar esta mesma lista em um arquivo TXT para facilitar ainda mais a análise de todos os dados dos drivers detalhadamente, o que irei demonstrar ao final do artigo.
 

Utilizando o comando Get-WindowsDriver para exibição da lista detalhada

Conforme mencionei, utilizaremos o PowerShell para gerar a lista completa dos drivers. O comando é bastante simples e listarei a seguir todas as etapas necessárias, assim como o cmdlet e os parâmetros adotados, para se obter todas as informações dos drivers que pertencem à sua instalação atual do Windows 10.
1. Pressione simultaneamente a tecla do Windows + Q, digite powershell e clique com o botão direito do mouse. O menu de contexto será aberto conforme a imagem abaixo. Clique em Executar como administrador para abrir o PowerShell em modo elevado.

 
2. No PowerShell, execute o comando: Get-WindowsDriver -Online -All. Aguarde alguns segundos até a lista ser exibida na tela.

 
3. Na imagem abaixo, destaco em detalhes as informações de um dos drivers instalados em meu Windows 10 (neste caso, utilizei como exemplo o Leitor de cartão de memória do meu laptop).

OBS.: Em destaque, o nome do arquivo INF referente ao driver, o seu Provedor/fabricante (ProviderName), a data (Date) e a versão (Version).

 
4. Como a listagem gerada após a execução do comando (item 2) costuma ser extensa, não sendo possível percorrer por todas as informações na tela do PowerShell, podemos adicionar o parâmetro Out-File para exportar os resultados em um arquivo TXT a ser salvo em qualquer disco/pasta de sua máquina ou em um pen-drive/HD externo.
Na tela a seguir, note que o parâmetro Out-File será incluído na mesma linha de comando utilizado inicialmente, incluindo antes a tecla Pipe “|“.

 
Exemplo do arquivo TXT gerado:

Utilizando o arquivo de saída gerado em TXT, se torna mais fácil visualizar e armazenar todas as informações detalhadas dos drivers instalados em seu Windows 10.

 

Espero que tenham gostado da dica e fiquem à vontade para comentar e compartilhar.

Obrigado!

 

Referências:

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: