Criando Servidor de Arquivos no Microsoft Azure

Nesse artigo vamos mostrar como criar seu servidor de arquivos dentro do Microsoft Azure. Muitos administradores tinham essa dúvida em relação ao servidor de arquivos dentro do Microsoft Azure e como criar essa estrutura. No início do Microsoft Azure os servidores de arquivos eram criados através de um Windows Server com conexão via VPN para autenticação. Hoje o Microsoft Azure possui o serviço “Storage account”, onde podemos criar um servidor de arquivos nativo dentro dos serviços online da Microsoft. Vamos ver abaixo como criar o nosso primeiro file server no Azure.
Autenticado em sua assinatura Microsoft Azure, pesquise o “Storage account”, conforme mostramos na imagem abaixo:
01
Selecione a opção “Storage account”:
2
Clique em “Create”:
03
Selecione “Files” e depois clique em “File Share” para criar seus compartilhamentos desejados. Ao criar um compartilhamento, você poderá colocar uma cota para cada um deles caso necessite. Se o campo ficar me branco, nenhuma cota será criada.
05
Selecione o compartilhamento criado e clique em “Connect”:
06
Veja abaixo que automaticamente foram criados os comandos para a conexão do mapeamento via Windows e também via Linux.
07
Veja que será exibido os comandos para criar sua unidade mapeada para Windows ou Linux. O Storage account name será o seu usuário de autenticação. Clique em “View access keys for this storage account” e veja que será apresentada suas chaves e seu usuário para autenticação.
08 Em seu Windows, selecione a letra de unidade que desejar e insira as configurações conforme imagem abaixo:
09
Pronto! Sua unidade de rede esta configurada e pronta para ser utilizada.
10
Esperamos que essa pequena dica ajuda a todos a criarem um servidor de arquivos no Microsoft Azure. Muito interessante apresentar essas soluções para empresas que já estão pensando em manter seus arquivos em nuvem, pois o gerenciamento e a flexibilidade do serviço e sensacional.

Share

    Comments

    1. Ola Vinicius, ótimo artigo Obrigado. Agora uma duvida, ou até sugestão para outro Post. É possivel eu criar uma VPN Ponto a Site e só acessar o compartilhamento de arquivos no azure por essa vpn?

    2. Olá Vinicius, obrigado pelo artigo.

      Tenho duvida em relação ao tamanho da banda de internet. Por exemplo, para uma empresa com 100 funcionários, que utiliza o fileserver de forma constante, qual a velocidade do link de internet recomendada?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: