Restauração de Sistema no Windows Server 2016 Technical Preview

server_2016
Nesse artigo vamos mostrar uma nova opção de “Recovery” que nunca existiu nas plataformas de Windows Servers durante toda sua existência. No Windows Server 2016, parece que isso vai mudar. Nas versões Preview o Windows Server 2016 possui o ícone para os serviços de restauração de sistema. Será que essa opção vai ser mantida na versão final do Windows Server 2016? Isso seria uma vantagem e uma evolução em uma plataforma de servidores?
No Windows Cliente essa opção nos ajuda muito no dia a dia, fazendo com que a manutenção das nossas estações efetuada de forma mais rápida, colocando o usuário na ativa em poucos minutos. Dentro de uma plataforma de servidores, um ponto de restauração será importantíssimo para reabilitarmos nosso servidor em caso de falhas e paradas inesperadas. Claro que devemos tomar certos cuidados ao criar um ponto de restauração, pois como todos nós sabemos, as vezes um ponto de restauração que já esteja comprometido por um vírus, poderá vir a tona a qualquer momento em um “Restore” do sistema operacional. Vamos ver agora essa nova opção do Windows Server 2016.
Veja que no painel de controle, a opção “Recovery” vem habilitada. Essa opção nunca foi liberada nas plataformas de servidores. Com certeza para os administradores será mais um ótimo recurso que trará mais segurança e mais uma forma eficaz de recuperação contra desastres e paradas inesperadas.
01Por padrão a restauração de sistema vem desabilitada, portanto, você deverá habilitada para que funcione. Você precisa tomar muito cuidado, pois deverá definir um tamanho para o Recovery. Quando falamos em servidores, o tamanho do volume pode mudar em minutos, portanto, aconselhamos sempre monitorar ou criar um ponto de restauração manualmente a acompanhar o espaço disponível em suas unidades.
02Veja abaixo que ativamos a restauração de sistema para a unidade c: e criamos um ponto de restauração com sucesso.
03Agora vamos ver se o ponto estará disponível para utilizarmos, quando for preciso. Clique em “System Restore” e veja se o ponto criado permanece na lista. Selecione o ponto criado e clique em “Next”, como mostramos na imagem abaixo.
04Pronto! Clique em “Finish” e o seu sistema será restaurado no Windows Server 2016.
05Como trata-se de uma versão Preview, não sabemos se essa opção será mantida. Comente o que você acha sobre a restauração de sistema em plataforma do Windows Server e se gostaria que essa função continuasse. Com todos esses ataques dos últimos anos, seria muito com termos essa função em nossos servidores para possuirmos algo nativo em recuperação no Windows Server 2016.

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: