Monitoramento Máquina Virtual no Microsoft Azure

Nesse pequeno artigo, vamos mostrar alguns dos parâmetros e métricas de monitoramento que o Microsoft Azure pode nos oferecer, utilizando uma máquina virtual clássica com Windows ou qualquer outro sistema operacional. O novo painel do Microsoft Azure nos entrega de forma simples, uma interface fácil e agradável para um ótimo gerenciamento e acompanhamento do cenário em nuvem. Os parâmetros que vamos mostrar abaixo são simples, mas de extrema importância no dia a dia de um profissional de TI e entregas de relatórios para análise de performance. Vamos mostrar abaixo como ativar o monitoramento de sua máquina virtual dentro do Microsoft Azure.
Primeiramente faça o login com sua assinatura Microsoft Azure e selecione a opção “Máquinas Virtuais Clássicas”, como mostra a imagem abaixo:
1
Selecione a máquina virtual que deseja configurar os parâmetros e clique em “Editar”:
2
Ao clicar em “Editar”, por padrão sua “CPU” estará configurada para monitoramento, mas existem outras opções que podemos ativar, para deixar ainda mais completo o nosso Dashboard. As opções que vamos ativar são:

3
4
Se você precisa que seu monitoramento seja ainda mais completo, você pode utilizar o OMS dentro dos serviços do Microsoft Azure. Lá você vai encontrar diversas métricas avançadas e um Dashboard mais completo. Veja um link abaixo que pode lhe ajudar a ter uma noção do OMS:
Gerenciamento com OMS – Acesse aqui
Esperamos que essa pequena dica seja útil para os administradores que estão a procura de uma nova estrutura em Cloud e aqueles que querem se aprofundar mais no gerenciamento de Datacenters dentro dos serviços online da Microsoft.
Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: