Utilizando Team Viewer como Ferramenta de Acesso Local

Veja nesse artigo como utilizar o Team Viewer como ferramenta de acesso local como por exemplo o famoso VNC.

Muitos administradores procuram melhorias em ferramentas de suporte remoto. Algumas empresas que entregam soluções de ferramentas remotas, pecam nas atualizações e nas mudanças dos sistemas operacionais, muitos erros ocorrem atrapalhando o dia a dia do profissional que trabalha com suporte e acesso remoto.

Quem já utilizou o UltraVnc ou Ammy Admin, sabe dizer que essas duas ferramentas possuem comportamentos distintos em sistemas operacionais diferentes. Causam lentidão, demora na atualização da estação remota e as vezes até o travamento, forçando o administrador fechar e efetuar uma nova conexão.

As ferramentas citadas acima, possuem suas versões “pagas”, que melhoram um pouco o desempenho, trabalhando com servidores e gateways dedicados, mas ainda sempre ficam a desejar no quesito de performance.

Muito conhecido no mercado e muito elogiado, o Team Viewer vem impressionando cada dia com sua performance excelente e facilidade de acesso. A interação e agilidade de conexão com o usuário final e 100% satisfatória e com diversas opções para ajudar o profissional de tecnologia e claro também o usuário final.

Umas das reclamações dos usuários é o seu valor, que realmente no Brasil é muito alto. Segue abaixo tabela de preços e versões do Team Viewer:

https://www.teamviewer.com/pt/licensing/index.aspx?pid=google.tv_license_ex.s.pt&gclid=CKGEnvzoxMkCFQEFkQodwTEDuQ

Vamos deixar uma dica bem legal para os administradores contornarem esses valores e utilizarem o Team Viewer como uma ferramenta local, da mesma forma que utilizamos o Real VCN, UltraVnc, ShowMyPC ou até mesmo o Ammy Admin. Para que esse procedimento funcione, você deverá ter uma estação conectada à rede local para conseguir conectar nas outras estações de trabalho através da LAN. Não é necessário possuir o Windows Server, mas apenas uma estação de trabalho que esteja conectado ao mesmo range de IP.

Na imagem abaixo, temos um servidor Windows Server 2012 R2 e nele instalado o cliente Team Viewer. Todas as estações de trabalho estão no mesmo range de IP desse servidor, para que possamos acessá-lo através da rede local. Certifique-se que as estações de trabalho não barrem as portas de entrada do Team Viewer, pois isso pode ocasionar problemas de conexão e o procedimento pode não funcionar 100%.

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Na estação de trabalho, teremos o mesmo cliente Team Viewer instalado, mas faremos algumas configurações, que mostraremos agora:

Utilizamos abaixo o Windows 10 com Team Viewer instalado. Para efetuar a configuração de acesso LAN, vá para “Extras” e depois clique em “Opções” como mostramos na imagem abaixo:

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Na guia “Geral”, observe que a opção “Conexões LAN recebidas” vem definida como “Desativado” por padrão. Isso acontece, pois, o administrador que efetuar esse procedimento, deverá entender os riscos de segurança que está por dentro dessa configuração. Imagine habilitar essa opção e deixar uma senha “fraquíssima”, como por exemplo: 123456. Você poderá sofrer diversos ataques externos e até mesmo interno, portanto, tome muito cuidado ao efetuar a configuração de senha. Veja abaixo alguns cuidados que devem ser tomados:

  • Criar uma senha pessoal (Forte) para o Team Viewer;
  • Evitar que a senha seja divulgada por funcionários;
  • Documentar senhas em locais seguros, de preferência fora da LAN;
  • Bloquear as solicitações de ping através do firewall do Windows;
  • Documentar configurações IPs e IDs de acesso fora da rede LAN.

Com essas pequenas precauções definidas dentro das configurações do Team Viewer, você terá uma segurança maior em sua rede local e não sofrerá nenhum ataque local ou externo dentro de sua estrutura.

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Teremos opções de configurações distintas, que podem fazer a diferença, dependendo da sua necessidade atual e sua infraestrutura. A ferramenta mostrará três opções que mostramos abaixo, sendo:

 

  • Desativado: Serviço de conexão LAN não funcionará;
  • Aceitar: Aceitará conexões através da LAN e também através WAN (Com ID Externo remoto)
  • Aceitar exclusivamente: Aceitará apenas conexões através da LAN e desativará o ID remoto.

 

Confira na imagem abaixo as opções descritas acima:

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Escolha a opção que melhor se encaixe em seu cenário e que atenda a sua necessidade atual. Em nosso cenário, escolhemos a opção “Aceitar Exclusivamente”, pois como possuímos um servidor interno, não necessitamos a chama por ID externo, com isso, a segurança aumenta todo tráfego não tem acesso para nuvem.

Vamos agora definir uma senha “Pessoal” para finalizarmos a configuração e deixarmos o Team Viewer mais seguro e confiável. Clique no campo de senha abaixo e depois em “Continuar”:

Muito importante: Não utilize uma senha fácil, elabore uma senha complexa para evitar invasões que possam causar danos a sua rede local e estrutura.

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Você poderá alterar o nome do computador e criar uma lista fixa para acessos futuros. Lembre-se de guardar essa lista em uma local seguro. Insira a nova senha de acesso e clique em “Continuar”:

Observação: Evite nomes extensos para não dificultar o acesso. Tente manter um padrão e organização.

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Você poderá criar uma conta na Team Viewer, mas isso não é obrigatório para que o serviço funcione, portanto, selecione a última opção para ignorar o registro e clique em “Continuar”:

Confira a imagem abaixo para facilitar suas configurações:

7Clique em “Fechar” para finalizarmos o processo de instalação e configuração do Tem Viewer através da LAN. Perceba que o ID gerado é o Externo, ignore esse ID, pois vamos utilizar o IP local das estações.

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Vamos efetuar um teste, conectando o Team Viewer através do IP. Abra o Team Viewer em seu servidor ou na estação que esteja na sua rede local e insira o endereço IP onde deseja conectar. Insira a senha pessoal que foi definida na estação de trabalho e inicie a sessão.

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Prontinho, seu Team Viewer para conexões LAN está configurado e pronto para ser utilizado.

Esperamos que esse pequeno artigo ajude todos os administradores a utilizarem essa excelente ferramenta e melhorarem o suporte de seus clientes com agilidade e excelência de conexão que a ferramenta proporciona.

 

  • Israel

    Mas se for pra utilização comercial, mesmo sendo para acesso local, eu teria que comprar uma licença do mesmo jeito ou não teria problema colocar este aplicativo em todas minhas estações? Pq o uso particular ou comercial é informado no momento da instalação do TeamView.

    • O artigo mostra apenas o que a ferramenta lhe proporciona e não entra a fundo na parte de licenciamento. Nesse caso se utilizar a ferramenta no modo comercial, você pode comprar um Team Cliente e na estação utilizar o Quick Support. Grande abraço Israel.

  • Gabriel

    Muito bom este post.

  • Sandro

    Simples e objetivo, parabéns !!!

  • Vinícius Katsuo

    Parabéns por mais um excelente artigo!

    Sei que destacou que o acesso será via LAN / mesmo range de IP, mas fiquei curioso em saber se posso utilizar esse recurso para acesso a ranges diferentes, conectados ao “host” via VPN. Alguém sabe?

    Obrigado!

    • Ola Vinicius meu xará,

      Se você a VPN estiver em classes diferentes, mas no mesmo segmento e com respostas de ping (por exemplo), sim você vai conseguir acessar normalmente.

      Espero que ajude e boa sorte.

  • Euzébio Viana

    Muito bom! Onde trabalho compramos a licença corporate com 3 acessos simultâneos por 6.3k, levando a alta do dólar em consideração e que a licença é permanente, valeu muito a aquisição.

  • David

    Consigo acessar de fora da rede, da minha casa eu consigo acessar o server do meu escritório? se m que alguém tenha que me passar o id e senha?

  • Ola David,

    Sim, você pode criar uma senha pessoal dentro do Team, assim ele sempre vai ficar iniciado e com o mesmo ID. Grande abraço.

  • Raul Neris

    Parabéns pelo post.
    Eu uso o Team Viewer nessa configuração a quase dois anos. Excelente para acesso externo via VPN, no meu caso eu utilizo o OPENVPN.

  • Nilton

    Olá Vinicius,
    Tenho uma duvida, porque não utilizar a assistência remota do próprio Windows? Esta opção não foi nem citada, você acha ruim?

  • Nilton

    Olá Vinicius,
    Tenho uma pergunta, Porque não usar a assistência remota do próprio windows? Esta opção nem foi citada vc acha ruim?

  • Alvaro Arthur Rodrigues

    Olá Vinicius Mozart,

    Ótimo post!! esse tipo de uso do Teamviewer agrega muito no suporte remoto pois até a qualidade de conexão tem uma melhoria considerável.

    Uma dica é que esse acesso utiliza a porta 5938, o ideal é que faça a liberação dessa porta no firewall do computador.

  • Ola Alvaro,

    Muito obrigado pelo elogio e pela dica. Grande abraço para você.

  • Vinicius Dos sANTOS

    Vinicius, boa tarde !

    Gostaria de saber mais sobre esse acesso LAN.

    Temos o TeamViewer aqui na empresa a alguns anos, a nossa dificuldade é a seguinte utilizamos o SonicWall como nosso FIrewall, o usuário só consegue acessar a internet se estiver conectado ao Sonicwall. Porem alguns micros aqui na empresa não tem acesso a internet ou seja nçao consegue conectar a internet e consequentemente o TeamWiewer dessas maquinas não funcionam, isso tem alguma relação ou não ?

    Abraço Excelente Topico!

  • Saulo Tarso Sales

    Eu posso usar o Team Viewer somente com a opção conexões LAN habilitada em meu parque de máquinas sem efetuar o licenciamento pago? somente para fins de suporte remoto aos usuários internos da rede local?