Inventário de espaço em disco Grátis (Dica)

Olá,

Todos os usuários e administradores de rede já passaram por essa situação – Disco Cheio, ou os recorrentes avisos de pouco espaço em disco, chegando até mesmo a disco lotado, o que deixa a máquinas lenta ou quase inutilizável.

Algumas vezes é necessário descobrir qual é a pasta vilã, ou o usuário que resolveu descarregar as fotos do seu telefone celular de 128GB dentro do servidor, ou em sua própria máquina.

Isso ocorre diariamente, e muitas vezes não estamos falando de um servidor que tem suas ferramentas de gerenciamento de servidor de arquivo (FSRM) para nos ajudar.

Antes de sugerir aos clientes que seja feito o Upgrade do disco, sempre prefiro dar uma segunda checada, assim consigo tomar a decisão corretamente, ou ao menos levanto informações para embasar minha sugestão de upgrade de discos.

Logo estou compartilhando os dois aplicativos (PC & MAC) que estão no meu ranking TOP 10 de aplicativos que nos economizam tempo, logo dinheiro; bem como, nos dão uma visão gráfica de onde procurar os grandes arquivos, ou pastas onde os estão os arquivos que nem mesmo sabemos que existiam…

Graças esses aplicativos eu descobri a pasta onde ficam os backups do Itunes no meu MAC, e que no meu caso era o grande problema, pois como também sou técnico, acabava fazendo dezenas de migrações de Iphones e Ipads para clientes, e seus backups no início ficavam esquecidos em meu computados.

Para o Mundo PC, tanto desktop, quanto servidor, o WinDirStat.info – Site WinDirStat ele é um aplicativo de menos de 650KB, bem como tem versão portable, ou seja, roda direto do pendrive.

Após a instalação você seleciona quais discos deseja fazer a varredura, e pronto, ele começa a pesquisar.

Witec-WinDirStat1

Agora você aguarda e acompanha estilo PAC MAN a análise das pastas.

Witec-WinDirStat2No final recebemos um relatório detalhado com tamanho dos arquivos de forma ordenada, bem como um gráfico estilo BI, onde podemos ver graficamente os blocos correspondentes de todas as pastas da rede, e nas cores são definidos os tipos de arquivos.

Witec-WinDirStat

Já no cenário MAC o seu correspondente é o Disk Inventory X – Site Disk Inventory X um arquivo do tipo .DMG que após ser baixado e aberto (montado), você pode executar diretamente ele clicando 2x, ou o que eu acho melhor, já arrastar ele para pasta Aplicativos do MAC, com isso você sempre vai poder utilizar, sem ficar tendo que baixar, ou abrir e montar o disco .DMG.

Witec-DiskIventoryX1

Eu normalmente uso a versão Universal Beta Version, ele tem 3 megas.

Witec-DiskIventoryX2

Após baixar você escolhe a unidade que deve ser feito a varredura.

Witec-DiskIventoryX3

Witec-DiskIventoryX4

Witec-DiskIventoryX5

Witec-DiskIventoryX6

Já se estiver falando de servidores, ou rede corporativa o ideal é você subir algum sistema de monitoramento/inventário, que mantenha seu ambiente sempre sobre os olhares do time de TI, para isso você pode utilizar as ferramentas gratuitas como:

Windows Server – Gerenciador de recursos do servidor de arquivos (FSRM) que permite você analisar profundamente o espaço em disco dos servidores. (Serviço incluso no pacote Windows desde a versão 2003)

Zabbix – Ferramenta de monitoramento onde podem ser criados alertas baseado em limite pré-determinado de espaço em disco.

Spiceworks – Ferramenta de monitoramento que pode ser instalada em Desktop ou Servidor e que mantém todo seu inventário e permite a criação de alertas de diversos tipos, inclusive espaço em disco.

Espero que essas ferramentas possam ajudar.

Até a próxima.

 

 

  • nathan

    boas dicas! valeu por compartilhar!

  • Parabéns Marco, ferramenta de extrema importância e auxiliará muito.

  • Ótima dica a desse aplicativo, no meu caso estou começando a fazer o monitoramento dos workstations de alguns clientes de contratos a partir do Zabbix Agent, antigamente utilizava-o apenas para os servidores e ativos de rede, porem após um pequeno teste, em um cliente para monitorar o uso de hardware da maquina para indicar possível necessidade de upgrade de recursos, percebi o quão útil ele ele para o monitoramento de desktops e agora aprovo o mesmo. =)

    Porem quando uma maquina tem um gasto excessivo de memória um programa como esse para descobrir onde está o problema realmente é uma mão na roda.

  • Rafael

    Muito boa a dica. Eu utilizo o Space Sniffer.

    http://www.uderzo.it/main_products/space_sniffer/videos.html