Pabx IP Gratuito em Windows

3CX-Management-Console-1068x704
Há alguns anos venho estudando e buscando soluções de telefonia IP para os clientes, que nos permitissem ter qualidade, mobilidade, segurança; e, que no crescimento do negócio, o valor investido não fosse jogado fora em decorrência de limitação de expansão que exigisse a substituição do equipamento da fase inicial que seria um desperdício de dinheiro.
Porém um ponto que sempre causou impasse foi o alto custo para ter essa solução.
Atualmente quando alguém me pergunta sobre os investimentos necessários na área de Telecom para colocar a operação funcional, ou qual tipo de solução escolher, a resposta é certeira, Pabx IP com o protocolo padrão SIP (que é o padrão para essa tecnologia de voz sobre IP – VOIP).
O que pouca gente sabe é que esse mundo de telefonia IP SIP não é um terreno somente dos grandes fabricantes como Cisco, Avaya, Polycom, Alcatel, Panasonic e outros players tradicionais do mercado, com suas soluções de alto custo, onde são necessárias centenas de licenças para crescer a operação ou incluir algum recurso; bem como não precisa ser radical na utilização de plataformas open source como Freepbx, Asterisk ou Elastix, que são gratuitos, porém podem  acabar virando um pesadelo com seus fornecedores ou mesmo a falta de padronização e evolução da solução.
Nessa minha jornada evolutiva na área de telecom tive o prazer de encontrar uma solução de PABX IP baseado em Windows, que pode atender desde uma empresa em início de operação, com poucos funcionários, até corporações com milhares de usuários, ramais e escritórios em diversos locais do mundo.
3CXPhone_client_Grey
A solução 3CX Phone System é uma ferramenta que entrega recursos de comunicação unificada de última geração como presença (visibilidade de usuários ativos e inativos), chat, ramal ramificado, softphone para computadores PC e MAC, e apps para Iphones, Ipads e Android, possibilitando o crescimento de forma flexível e garantindo o investimento.
Para as empresas que estão iniciando, o 3CX acaba sendo a melhor opção, pois seu licenciamento é bem simplificado onde a base métrica é a quantidade de chamadas simultâneas e não a quantidade de ramais. Ainda por cima, a solução tem uma versão gratuita que possibilita que as empresas possam aderir a solução sem custo na fase mais complicada, onde a falta de recursos para investimento no negócio faz toda a diferença. A versão do 3CX gratuita permite ramais ilimitados e utilização de praticamente todos os recursos da versão comercial, porém limitando a duas chamadas simultâneas, o que atende a grande maioria das pequenas empresas no momento de início das operações.
A solução pode ser instalada tanto na rede interna da empresa, em desktops com Windows 7 e 8 64bits (na versão Pro), ou servidores com Windows 2008 R2, 2012, 2012 R2, podendo ser usada virtualização Hyper-V ou VMWare, bem como pode ser facilmente instalada em um servidor Cloud de escolha do cliente.
Outro ponto positivo é que não é necessário ter uma operadora de telefonia convencional, com suas assinaturas, ou com planos engessados. No mundo da telefonia IP é possível somente com um link de internet ter todos os recursos de telefonia, para isso basta contratar um plano de troncos SIP (SIP Trunk) ou E1 SIP, com todos os recursos que a telefonia convencional entrega, como DDR (Discagem direta ao Ramal – DID) e troncos com diversos canais de voz a um preço bem mais competitivo, ou seja, você consegue ter um plano com operadoras como VONO (GVT), IDT Telecom, YIP Telecom, Telfree, Vonex Telecom, Americanet, SKYPE Connect e inúmeras outras; planos esses que podem ir crescendo sobre demanda, que não tem nenhuma amarração com seu endereço, e que ainda permitem a portabilidade de seu número pré-existente para a operadora que ofereça o melhor custo benefício, incluindo a facilidade que não é mais necessário passar stress de mudança de endereço, pois como o número fica baseado em internet, onde voce estiver que tenha internet, o número estará funcionando.
Outro ponto é que nada impede que a solução do PABX IP 3CX se conecte ao mundo analógico e digital existente. Para isso é necessário o investimento de gateways (FXS e FXO) para essa função, o que possibilita agregar diversos recursos como gravação de chamadas, ramais remotos (permitindo a utilização em homeoffice), sala de conferência, recursos de vídeo conferência e até mesmo a integração com CRMs e sistemas através de plugins nativos, ou desenvolvidos com as APIs disponibilizadas pelo fabricante.
A versão gratuita do 3CX Phone System tem todos os recursos necessários para o início de um negócio, sendo possível ir crescendo a quantidade de chamadas simultâneas de 4, 8, 16, 32, 64, 128, 256, 512 até 1024 , sendo que para isso basta alterar a chave da licença, sem ter que reinstalar todo sistema. Nesse caso a única limitação será o hardware onde o PABX foi instalado que precisa suportar essa quantidade de chamadas.
A lista de pré-requisitos: http://bit.ly/3CX-PABX-pre-requisitos
No próximo post vou demonstrar o caminho para conseguir ter a solução de forma gratuita, bem como vou listar um passo a passo de como baixar e configurar um Pabx IP básico utilizando um tronco SIP.
 

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: