Bloqueando Active Directory e Outros Snap-in (Via GPO)

Nesse artigo vamos mostrar como bloquear o acesso ao Active Directory e outros Snap-ins via GPO. Essa tarefa é muito procurada por administradores de servidores, que necessitam efetuar o bloqueio em um determinado cenário. É sempre bom ressaltar que essa GPO deve ser tratada separadamente, para evitar problema de acesso negado aos Snap-ins do servidor, pois se trata de uma restrição muito forte.
Primeiramente devemos abrir a console de gerenciamento “Group Policy Management”, criar uma GPO para sua unidade organizacional e clicar em “Edit.”. Confira na imagem abaixo:
1
Expanda a “User Configuration”, “Administrative Templates Policy”, “Windows Components”, “Microsoft Management Console”. Você vai encontrar as principais consoles de gerenciamento do Windows Server. Na imagem abaixo, optamos por bloquear o nosso “Active Directory”, mas você poderá optar por qual console deseja efetuar esse bloqueio. Confira na imagem abaixo o caminho: 
2
Ao abrir a opção “Active Directory Users and Computers”, clique em “Disable” para impedir o acesso ao seu Active Directory:
3
Você pode utilizar essa GPO, em cenários com servidores de Remote Desktop, onde os usuários conectam diretamente no servidor. Poderá utilizar também para restringir grupos de treinamentos de TI, onde o trabalho é liberado por camadas e de acordo com projetos. Sempre aplicar essa GPO em uma política separada, para evitar qualquer bloqueio de gerenciamento em seu servidor. Lembre-se de deixar os usuários administrativos fora dessa política.
Esperamos que essa dica ajude a todos os administradores e iniciantes nos servidores Microsoft e no mundo de Group Policy. 
 

Share

    Comments

    1. Primeiramente queria agradecer pelo artigo, me deu um grande norte para o que estava tentando fazer.

      Queria lhe perguntar ser dessa mesma forma eu poderi bloquear o Gerenciador do Servidor?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: