Criando imagem do sistema com o próprio Windows

Introdução

O procedimento de criar uma imagem padronizada do sistema, contendo todos os softwares e drivers necessários, é um hábito que grande parte dos profissionais de TI cultiva para facilitar o deploy de um SO quando necessário.

Nos dias atuais existem diversas ferramentas para ambientes corporativos onde de maneira automatizada, seja via rede ou outro mecanismo de gerenciamento, diversas estações são instaladas e configuradas ao mesmo tempo.

Fato é que muitos profissionais atendem a pequenas empresas e também a usuários domésticos, o que inviabiliza, na maioria das vezes, o investimento em soluções mais robustas que realizem tal tarefa.

Neste artigo vou demonstrar como criar uma imagem do sistema utilizando somente o Windows.

Obs: Este procedimento requer no mínimo uma instalação do Windows 7 e pode variar de acordo com a versão utilizada. Neste exemplo utilizei o Windows 8.1 Pro.

Configuração

Após realizar a configuração do sistema da maneira que deseja, acesse o Painel de Controle

01 painel de controle windowsLocalize e clique em Sistema e Segurança.

02 painel de controle windowsClique em Histórico de Arquivos

03 painel de controle windowsNo canto inferior esquerdo, clique em Backup de Imagem do Sistema

04 backup imagem do sistemaA imagem pode ser armazenada tanto em Discos Rígidos quanto em DVD’s ou Diretórios na Rede. No exemplo abaixo, determinei que fosse armazenada em meu HD externo. Clique em Avançar.

05 salvar backupDetermine as unidades que devem ser inclusas e clique em Avançar.

06 discos rigidosUm tamanho aproximado do backup será exibido. Valide as informações de configuração e clique em Iniciar Backup.

07 iniciar backupAguarde enquanto o procedimento é finalizado.

08 backupPronto! Backup concluído com sucesso.

09 concluidoConclusão

O procedimento é realizado de maneira simples e rápida. Para realizar o restore basta ter em mãos uma mídia de instalação ou recuperação do sistema e seguir o processo de Reparar o Computador.

O arquivo fica salvo dentro de uma pasta chamada WindowsImageBackup

10 windows image backupEm um diretório contendo o nome do computador, neste exemplo: FNK, e terá a data e código referência do backup.

11 windows image backup