Monitorando Serviços no Microsoft Azure com (AzureWatch)

Nesse artigo vamos mostrar uma ferramenta sensacional de monitoramento e gerenciamento do Microsoft Azure. O AzureWatch oferece monitoramento ativo e auto-scaling para aplicativos do Microsoft Azure. Hoje a ferramenta ainda não atende à todos os recursos, então vamos citar o que está disponível e o que podemos esperar em breve.

Serviços suportados:

No momento, AzureWatch suporta o monitoramento dos seguintes recursos Azure-relacionados (no entanto, a lista de recursos suportados está crescendo rapidamentea cada dia):

  • Cloud Services (Web/Worker Roles)
  • SQL Azure Databases
  • SQL Azure Federations
  • Azure Storage Accounts
  • Public URLs
Também, AzureWatch suporta auto-scaling da seguinte lista de recursos relacionados com o Azure:

  • Cloud Services (Web/Worker Roles)
  • Virtual Machines (stand-alone or in Availability Sets)

Serviço não suportado:

O AzureWatch, não suporta a monitoramento ou auto-scaling do Microsoft Azure Serviços Móveis

Clientes que desejam utilizar AzureWatch, precisam se inscrever para uma conta de teste gratuito. Uma vez cadastrado, o pleno acesso ao portal de gestão do AzureWatch é liberado.

Veja abaixo para quem ainda não conhece sua interface de gerenciamento:

Azure
Muito bem detalhado e de configuração simples, o AzureWatch tem diversos recursos e logs, alertas por e-mail, gerenciamento de banco de dados, usuários, máquinas virtual, criação de métricas e muitos outros recursos que precisamos no dia a dia. Você pode encontrar o AzureWatch em sua conta do Microsoft Azure e instalar em MarketPlace. Veja na imagem abaixo:
Azure1
Esperamos que essa dica seja útil para quem está à procura de uma ferramenta completa em gerenciamento, dentro dos serviços online da Microsoft.