Email Corporativo com Zimbra

 

zimbra

Em tempos de e-mail nas nuvens, offices nas nuvens, tudo parece muito bonito, mas quando as nuvens são de tempestade talvez sua empresa precise de mais controle sobre o uso de mensagens, principalmente quando é sabido por todos que governos e empresas espionam o conteúdo de qualquer e-mail que passe por seus servidores. Tanto que o Brasil está padronizando uma ferramenta de e-mail para uso em autarquias e órgãos públicos, segurança de dados nunca é demais, como hoje ter servidores em cloud, em alocação ou interno não é mais tão caro vou começar uma série de artigos sobre instalar e utilizar o Servidor de E-mail Zimbra, em sua versão Open Source com todos os recursos que uma empresa necessita.

Desde e-mail, agenda colaborativa, catálogo de endereços local e global, gestão de tarefas e Porta Arquivos esse servidor é ideal para empresas de vários tamanhos, vamos começar com a instalação simples e utilização da interface administrativa, passaremos para gestão por linhas de comando e até criação de um sistema de push para e-mail (assim como no Microsoft Exchange, Google) para os celulares.

Em relação ao hardware usado eu recomendo no mínimo 4GB RAM e 2 processadores, RAID5 Para o Zimbra e se possível RAID5 para o diretório de storage, em instalações que tenho utilizo em média 8GB RAM (incluindo o sistema básico) e RAID5 em separado para o /opt/zimbra com média de 400 usuários e muito tráfego/dia e um processador octa core e tem funcionado muito bem.

Vou usar o Ubuntu 12.04 LTS, mas esta instalação só difere de outras distribuições GNU/Linux em relação aos nomes dos pacotes necessários para o sistema funcionar, por isso se quiser utilizar um Red Hat, Suse ou CentOS fique à vontade.

Primeiro passo é ter um sistema corretamente configurado para poder instalar o servidor de e-mail, ou seja, um sistema com o hostname correto, com o DNS correto e com os arquivos de hosts com as informações corretas.

Para um correto funcionamento você precisará de um IP público fixo (isso é essencial, se você possui apenas IP dinâmico de internet não vai ter como fazer funcionar corretamente para fora), se você não tem IP público poderá instalar e configurar mas não terá troca de mensagens com outros servidore na internet.

Para um funcionamento correto devemos ter o MX do domínio apontando para seu servidor, se não tem um DNS pode criar um com o Bind segindo meus artigos de DNS: Aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Se você já tem um DNS certifique-se que ele está apontando o registro de recursos MX para o servidor de e-mail, tipo: dominio.com.br IN MX 10 mail.dominio.com.br
Assim os teste do Zimbra na pré-instalação não irão falhar.

Vamos utilizar mail.dominio.com.br como nome do servidor, como estou há um tempo sumido alguns tem dito que estou meio antisocial vou usar meu domínio antisocial.com.br e MX mail.antisocial.com.br 🙂

04-teste-MX

Se seu servidor não está diretamente na internet, mas está atrás de um firewall que tem o IP público faça os redirecionamentos corretos para que esse servidor possa funcionar, as portas são: SSH (para administração e instalação no shell), SMTP, DNS (caso ele seja o DNS), HTTP, POP3, IMAP, HTTPS, SMTPS, SUBMISSION, POP3S, IMAPS, 7071 (porta de administração web)

O arquivo /etc/hosts ficará assim:

IP mail.dominio.com dominio.com mail

Veja como o meu ficou:
09-instalacao-04

Com o hostname devidamente acertado para mail, vamos ao Zimbra.

No site de downloads da versão open source do Zimbra baixe a versão mais recente para sua distribuição, eu estou usando a 8.0.7 para Ubuntu 12.04 LTS 64bits. Pode baixar pela página e irá para sua máquina e depois você pode transferir para o servidor ou baixar direto no servidor com o comando wget. No site de downloads clique com o botão direito e depois em Copiar link, no terminal do servidor digite wget e o cole o link que você copiou no browser.

01-download-zimbra

02-download-02

Descompacte o arquivo no seu diretório ou em outro que preferir.

03-descompactacao-01

Agora vamos à instalação do Zimbra, entre no diretório do Zimbra que foi criado na descompactação e como root digite:

root # ./install.sh

06-instalando-zimbra

06-instalacao-01

Ele irá fazer uma verificação no sistema por instalações anteriore do Zimbra e irá mostrar os pacotes faltantes, como é uma nova instalação não teremos nenhum pacote instalado, aceite a instalação Y e pressione enter.

Caso não tenha feito corretamente as configurações de DNS, do /etc/hosts e do hostname terá uma tela como essa:

08-instalacao-03

Caso tudo esteja correto verá a tela da licença do Zimbra, aceite novamente com Y:

07-instalacao-02

Quando aceitar a licença ele irá verificar os pacotes que o Zimbra depende no sistema, sugiro nesse momento parar a instalação do Zimbra, instalar os pacotes e recomeçá-la.

10-instalacao-05

No meu caso resolvi com essa linha:

root # apt-get install libgmp3c2 libperl5.14 libaio1 pax sqlite3 sysstat

Faça a instalação de acordo com sua distribuição.

Agora execute o script install.sh de novo. Faça os devidos aceites e você deve ter essa tela como resultado:

11-instalacao

Confirme os pacotes com Y, não utilizo o Zimbra proxy pois este é o servidor de email principal e não utilizei o memcached pois não é um servidor de produção.

12-instalacao

Confirme a modificação no sistema com Y e aguarde a instalação.

13-instalacao

É comum do Zimbra tentar usar o hostname como se fosse o domínio, se isso acontecer corrija nesta etapa logo após a instalação dos pacotes, basta digitar o nome do domínio sem nenhum sufixo.

Se o Zimbra “reclamar” de o IP do MX não ser um IP da própria máquina, isso geralmente acontece quando o servidor não está diretamente na internet, não tem problemas, basta colocar No na pergunta: Re-Enter domain name? [Yes] No

Agora vamos fazer as configurações básicas do servidor nesta tela. Aqui digitamos o número do ítem que queremos configurar.

16-configuracao

Como quero criar uma senha para o administrador do Zimbra, vou digitar 3 depois 4

17-configuracao

Vou alterar também os emails de quarentena, spam e ham (email válido) para nomes mais simples. Os ítens 5, 7 e 8.

18-configuracao

Veja como ficou:

19-configuracao

Depois pressione r para voltar ao menu principal.

Se tudo estiver correto pressione a no menu principal para aplicar as configurações.

20-configuracao

Confirme salvar em arquivo, confirme o nome do arquivo (é bom copiá-lo em outro local para posteriores instalações) e confirme modificar o sistema.

21-configuracao

Se tudo ocorrer bem ele te perguntará sobre notificar sobre sua instalação, eu geralmente faço isso para que eles tenham estatísticas corretas e mais dados sobre o uso do produto.

Por padrão o Zimbra é configurado para ser acessado por HTTPS por questões de segurança, como não utilizamos certificados válidos seu browser pode reclamar :-), aceite o certificado e acesse o servidor. Nos artigos seguintes irei mostrar como modificar o Zimbra via linha de comando para ser acessado por HTTP também.

22-acessando

Ao logar você irá se deparar com esta tela:

23-tela-email

Enviando um email para confirmar o funcionamento do servidor.

25-email

Como nosso foco não é usar a tela de usuário, acho que vocês conseguirão aprender isso sozinhos :-), vamos para a administração, você pode fazer isso logando em https://mail.dominio.com.br:7071 ou já estando logado com a conta admin clicando no canto superior direito e Console do administrador.

24-mudar-console-admin

Esta é a tela inicial que você verá ao logar, tem os dados básicos e o status principal do administrador, a conta criada na instalação tem poderes em todo o servidor e sobre todos os domínios. O ideal é criar uma conta com menos poderes para administração de filas e contas, ou contas com poderes restritos para cada domínio neste servidor se possuir mais de um configurado. Vamos ver isso em artigos futuros.

26-console-admin

Para criar contas, clique em Gerenciar no canto superior esquerdo.

26-gerenciar

Como administrador geral, nesta tela você tem a listagem de todas as contas do servidor e seu último login basta rolar a tela para baixo que ele irá atualizá-la, para melhorar isso devemos ter administradores para cada domínio. Criaremos uma conta agora, para isso clique na engrenagem no canto direito e depois em Novo

28-gerenciar

Preencha os dados necessários e depois clique em Próximo, nesta etapa podemos ativar para esse usuário o Porta Arquivos (ideal para trocar arquivos entre usuários, internos ou externos, sem ter que colocar o arquivo como anexo), Cotas de disco, máximo de caracteres na senha e várias outras configurações. Mas para fazer isso de forma global veremos em outros artigos.

29-criar-conta

Essa conta de usuário comum será depois elevada a administrador desse domínio e apenas desse, não administrador global.

30-contas

Espero que esse artigo sirva de estopim para a criação de servidores de e-mail que estejam realmente sobre o controle das empresas, sobre total conhecimento dos programas que ele executa e principalmente a um custo muito menor que outras soluções proprietárias.

Lógico que esse artigo foi básico pois é a instalação, mas nos próximos nos aprofundaremos na interface administrativa e nos comandos para torná-lo um servidor robusto e muito interessante para seus negócios.

Tendo experiência com servidores de e-mail desde 2006 e com Zimbra desde 2009 sei que o serviço é importante demais para não confiarmos totalemente nos que utilizamos e por isso recomendo o Zimbra.

Até os próximos artigos e não se esqueçam de curtir, comentar e sugerir.

  • Sérgio Louzan

    Obrigado Vagner, Ti tem dessas mesmo eu também sou antissocial kkkkk

    • Sérgio,

      Como muitos me chamavam assim resolvi registrar o domínio e não era que estava vago??? hehehe
      Abraço,

  • Diego Pires

    Vagner

    Eu já estou quebrando cabeça com o Zimbra faz um tempo.
    Eu segui exatamente o seu tutorial. Só que no momento que ele consulta o mx do servidor diz que não tem registro apontando para o host.
    Só que eu tenho o mx configurado para o servidor. E inclusive mostra na tela no momento que dá a mensagem:

    DNS ERROR – none of the MX records for xpto.dominio.com.br
    resolve to this host
    Change domain name? [Yes]
    Create domain: [xpto.dominio.com.br] dominio.com.br
    MX: mail.dominio.com.br (888.88.888.888)
    MX: xpto.dominio.com.br (99.99.999.99)

    Interface: 10.0.0.162
    Interface: 127.0.0.1
    Interface: ::1

    DNS ERROR – none of the MX records for dominio.com.br
    resolve to this host

    E quando tenta subir o ldap dá esse erro:
    Tue Aug 5 20:52:55 2014 Initializing ldap…
    Tue Aug 5 20:52:55 2014 *** Running as zimbra user: /opt/zimbra/libexec/zmldapinit
    IO::Socket::INET6: connect: Connection refused at /opt/zimbra/libexec/zmldapinit line 137.
    Tue Aug 5 20:53:41 2014 failed. (28416)

    Será que consegue me ajudar?

    • Diego,

      Faça o seguinte, crie um DNS interno com o BIND e associe com o IP da máquina, ele irá usar apenas para o Zimbra já que não será apontado no registro.br e irá levantar o serviço sem problemas e responder para internet.

      Abraço.

      • Diego Pires

        Obrigado Vagner

        Eu estava com dificuldades de fazer o splitdns… Mas consegui e deu tudo certo. O servidor já está no ar!

        Abraço

  • muito obrigado por mas 1 post estou vendo aquele video de gestao de ti e implementando onde trabalho muito obrigado por compartilhar o conhecimento
    vagner valeu e ja abusando da ajuda voce tem ai algo de como adicionar switch no check_mk valeu obrigado mesmo sempre aprendendo com voce obrigado

    • Thiago,

      Nos posts do check_mk eu coloquei um script que acessa via SNMP os equipamentos… Inclusive pela interface pode fazer isso com SNMP v1.

  • Vagner,

    é sempre bom ler suas postagens. O Zimbra é um produto de e-mail corporativo muito maduro e estável.

    Grande abraço,
    Emerson

    • Emerson,

      Obrigado pelo voto de confiança em mim e no Zimbra… 🙂

      Abraço.

  • Ótimo post Vagner, só uma duvida:

    O ZIMBRA é pago né?

    Vlw.

    • Odecio,

      O Zimbra tem uma versão paga, mas estou utilizando tudo na versão open source, essa versão é totalmente gratuita para uso comercial.

      Abraço.

  • Agnaldo

    Boa tarde Vager muito bom este seu artigo.

    Até mais.

  • Zenildo Silva

    Show de bola Vagner. Vou brincar (testar) com ele já.

  • Cléio Sousa

    Vagner boa tarde!

    Estava pesquisando sobre o Zimbra e acabei vindo parar aqui (sorte a minha, rs), desculpe a ignorância, pelo que li no seu artigo você ensina configurar o Zimbra como servidor de e-mail “principal”, sem a necessidade de ter uma Locaweb por exemplo por trás, ao menos foi isso que entendi.
    Gostaria de saber se existe a possibilidade de configurar o Zimbra como um servidor interno, que ele possa fazer o cache das mensagens do provedor de e-mail do cliente, exemplo: Locaweb, só um exemplo, e repassar estas mensagens aos clientes como microsoft outlook, WIndows live mail, etc, para as máquinas dos usuários?

    Se escrevi muita besteira me perdoe a ignorância no produto.

    • Cléio,

      O zimbra é um excelente servidor principal, mas como gateway de e-mail ele ficaria muito pesado para isso. Se você quer apenas repassar as mensagens do servidor externo para os clientes da rede deve utilizar apenas o Postfix como Mail Gateway.

      Abraço.

      • Cléio Sousa

        Vagner,

        Obrigado por me responder, e pela orientação, vou pesquisar sobre o Postifix e testar.

  • Leonardo S. de Lima

    Olá Vagner. Excelente artigo. Sempre tive interesse de instalar o ZIMBRA na empresa, contudo o utilitário de backup só esta disponível na versão paga e não dominando a ferramenta prefiro não ariscar meu pescoço. kkk. Se lhe for possível em uma próxima abordagem gostaria de sugerir dois temas: o servidor ZIMBRA reserva e o backup.

    • Leonardo,

      Não se preocupe pois vamos complementar esse artigo e muito com os próximos e quem sabe atinja o que você procura como ferramenta principal de mensagem.

  • Olá

    Estou com problemas para integrar zimbra com meu iphone , ele não esta baixando os emails do servidor zimbra já tentei mail.xxxxxx.com.br mais mesmo assim ele não baixa as mensagem via iphone

    Aguardo ajudas

  • Frencisco Pereira

    Olá Vagner.

    Um cliente quer que eu instale o Zimbra pra ele. Quando devo cobrar?

  • Vagner me disculpe a ignorancia mas como ficaria o particionamento dos discos

  • alexandre

    Estou com uma duvida, no zimbra existe um recurso que é “acesso ao IMAP” e “acesso ao IMAP externo” gostaria de permitir somente alguns usuários de usarem o IMAP fora da empresa porem quando habilito o IMAP ele passa a funcionar dentro e fora, não sei qual qual a função do “acesso ao IMAP externo” mas ele não muda nada

  • Ricardo Carvalho

    Prezado o meu esta dando um erro, pois ele não recebe e mail externo.
    envia normalmente mais não recebe poderia me ajudar

  • Marcelo ( Apache )

    Muito bom Meu Camarada.. Vc é fera… Pow.. Sumiu heim….!!! Forte Abraço.

  • Marcelo ( Apache )

    Meus Parabéns, Muito bom o artigo.. irei implementar aqui na empresa.. Um Forte Abraço.

  • Antonio

    Vagner Fonseca. estou com o seguinte problema,. meu servidor entrou em blacklist gmail e hotmail por esta com SMTP Open Relay, o que faço no zimbra para resolver? att Antonio

    • Antonio,

      Por padrão o Zimbra vem com o relay fechado.
      Habilite autenticação para smtp.

  • Luciano

    Vagner estou com problemas no meu Zimbra, a fila de email tem crescido muito ultimamente.Verificando na tela de adm, filas de email, vejo que no quadro IP origem vários IPs diferentes dos nossos. Isso é normal ?
    Desde já agradeço.

    • Luciano,

      Normal é se forem emails para seu domínio: de [email protected] para [email protected]
      Se forem como sendo enviados DO seu domínio não é normal. Verifique se está pedindo autenticação para enviar email.
      Procure fechar o relay do Zimbra.

  • Nathanael

    Estamos com problemas para migrar nossas contas do Zimbra para o Gmail. Nao estamos conseguino fazer o protocolo IMPAP funcionar para fora de nossa rede. Liberamos as portas no firewall e nao funciona. Também ja liberamos dentro do zimbra nas configuraçoes globais e da conta de teste os protocolos POP e IMAP. Alguma dica. Muito obrigado,

  • Cléio Sousa

    Vagner, bom dia!

    Me tira uma dúvida, tenho um cliente que o mesmo já tem contratado um servidor de e-mail, porém o mesmo tinha uma ferramenta da BRMA que pelo que entendi, armazenava uma cópia tanto da caixa de entrada como itens enviados dos seus colaboradores, queria saber se consigo configurar o zimbra pra essa finalidade somente?

  • Diógenes

    Boa tarde Vagner,

    Parabéns pelo artigo.
    O Zimbra está bloqueando determinados anexos.
    Como fazer para liberar um arquivo anexado cuja extensão é .PNI ???
    Li um artigo que orientava pesquisar se há bloqueios antes de tentar liberá-los:
    [email protected]:/$ zmprov gcf zimbraMtaBlockedExtension
    Mas, não tem nada bloqueado!!
    Obrigado.

  • Boa Tarde Vagner!

    Parabéns pelo artigo.

    Estou com um problema na instalação do Zimbra:

    Initializing ldap … failed (28416)

  • Em primeiro lugar, parabéns pelo post. Melhor detalhamento impossível. Não é a primeira vez que recorro ao CooperaTI para me auxiliar em alguma rotina/emergência a ser realizada. Agradeço a todos os colaboradores e parabenizo-os com grande estima.

    Por oportuno, questiono:
    Alguém da comunidade já teve esse erro:
    Quando tento enviar um e-mail do gmail, ou de qualquer outro servidor, para o endereço [email protected], eu recebo a seguinte mensagem:

    This is the mail system at host mail.dominio.local.

    I’m sorry to have to inform you that your message could not
    be delivered to one or more recipients. It’s attached below.

    For further assistance, please send mail to postmaster.

    If you do so, please include this problem report. You can
    delete your own text from the attached returned message.

    The mail system

    Final-Recipient: rfc822; [email protected]
    Original-Recipient: rfc822;[email protected]
    Action: failed
    Status: 5.0.0
    Diagnostic-Code: X-Postfix; dominio.com.br

    Estou a 2 semanas com esse problema, em algumas contas de um servidor. Já passei a instalação do zimbra para checar as tabelas, mas não adiantou. Achei que fosse algo do tipo hostname em alguma configuração, mas até agora nada, nem ninguém conseguiu me auxiliar na solução deste problema.

    Fico no aguardo de um auxílio dos colegas.

    Grande abraço;

    Adriano Staruck

  • Tiago

    Vagner

    Não estou conseguindo configurar o
    E-mail no iPhone. Estava configurado, agora o e-mail corporativo é do Zimbra não consegui.

    Me ajude

  • danel

    tenho um programa em outro servidor e preciso usar o servico de smtp do zimbra
    mas o zimbra bloquei meu outro servidor como resolver

  • Eymar

    Boa tarde Vagner, excelente post segui e tudo correu dentro da normalidade. Problema:
    Tenho um domínio registrado, empresa.com.br, onde a hospedagem já disponibiliza contas de e-mails. Foi montado o Zimbra, mas o que fazer para que as contas de e-mails sejam pelo Zimbra e não pela hospedagem? Sei que é DNS, mas para quem está começando, é criado um buraco negro com as dúvidas.
    Deveria ter um post com todas os passos de DNS.

    Agradeço.

    • Hugo Luiz

      Estou com o mesmo problema Eymar. Tenho um domínio, está hospedado, o zimbra está em pé, mais iii agora?

  • Olá Prezados, bom dia! A princípio, gostaria de parabenizar o autor pelo sucesso do tutorial, bem como o portal que diga-se de passagem é bastante conhecido na web pelo know how dos mantenedores. Parabéns!

    Pessoal, estou com um projeto de implantação do Zimbra aqui na empresa, mas foi solicitado a apresentar uma lista de empresas que usam o Zimbra como servidor de e-mails. Portanto gostaria de lhes pedir se não for incomodo. Estou deixando contato caso queiram enviar seus contatos. Desde já agradeço!

  • Vagner, boa tarde!

    Teria como vc me dar uma dica? Como posso desabilitar apenas para um domínio a opção “ativar bloqueio devido a login incorreto”.

    Abs.

  • Hernani Soares

    Vagner, Boa Noite…

    Meda uma ajuda ai por favor… Estou tentando implantar aqui na empresa o Zimbra; o que voce pode me dizer sobre segurança – patches de atualização são faceis de localizar e aplicar? atualização de versão do zimbra e do SO são muito complicados de fazer?

    Ja fiz a instalação algumas vezes (ainda em testes) e funcionaram 100%, porem somente internamente, envio mensagem pra fora (cai no spam do destinatario, mais isso seria resolvivel) porem não recebia mensagem de ninguem…

    … quando parti para configuração do registro.br…xiii…

    Me da umas dicas como configurar?

    Gostaria de aprender as duas formas possíveis para decidir depois: usando o dns do proprio google, ou configurando o bind na maquina (quebrei um pouco a cabeça pois o zimbra deve ser instalado com o nome do host sendo o host do dominio…ao como configurar o bins com NS1 ou NS2 ???)

    Sabe-se que:

    * o host ficará dentro da minha rede —utilizo o endian firewal com proxy nao transparente

    Agradeço a todos que puderem me ajudar.

  • Douglas

    Vagner, uma duvida
    necessariamente o servidor DNS precisa estar integrado ao Zimbra?
    hoje na minha estrutura uso DNS do AD Microsoft e queria saber se posso usar ele ou tenho que configurar internamente no zimbra o dns.

    • O DNS precisa estar corretamente configurado, não precisa estar na mesma máquina/SO .
      DNS do AD funciona perfeitamente.

  • Kleber Duarte

    Bom Dia se eu redirecionar o MX do meu dominio para o ip do zimbra, o endereço de imap, smtp e pop preciso redirecionar tbm? para configurar nos clientes de email?

  • Vaner Ribeiro Soares

    Ola boa noite
    Como configurar catalogo global no postfix?

  • Elizeu Lopes

    Boa tarde Vagner. A empresa que trabalho já possui um servidor de e-mail administrado por terceiros. Estou instalando o Zimbra a título de teste. Porém gostaria de usar o mesmo domínio que já existe. Isso é possível? O que vc recomenda, por favor?
    Fiz um teste com envio de e-mail, o qual chegou ao seu destinatário corretamente. Porém, quando envio a resposta, aparece o erro de servidor, o qual aponta para o servidor dá terceirizada.