Como descobrir um servidor DHCP misterioso em sua rede?

Neste artigo vou falar sobre outro problema bastante recorrente no fórum Technet Brasil: problemas de conectividade em rede por conta de conflitos de ip’s (redes geralmente gerenciadas por DHCP), onde algumas estações, e até servidores, “misteriosamente” capturam um ip totalmente diferente do escopo registrado no servidor DHCP “oficial” da rede.

Vale lembrar que muitos outros dispositivos podem fornecer ip em uma rede, como MODEM ou Roteador, por exemplo, ou ainda, algum antigo servidor ou estação com o serviço de distribuição de ip ativado.

Neste tipo de situação, dependendo do tamanho da rede, pode ser complicado encontrar rapidamente o responsável pela distribuição dos ip’s, assim, geralmente sugiro a utilização de um aplicativo chamado “DHCP Explorer”, o qual se propõe a verificar em sua rede possíveis ip’s de estações/dispositivos que estão com o serviço de DHCP ativado.

O DhcpExplorer é ferramenta que permite descobrir os servidores DHCP na sua sub-rede local ou LAN. Isso é útil para servidores que supostamente não deveriam estar em sua rede (servidores DHCP), bem como verificar a saída esperada de servidores conhecidos. A ferramenta é projetada com uma interface amigável e fácil de usar.

dhcpexplorer

Segundo o fornecedor, a ferramenta é compatível com o Windows 8, 7, Vista e XP, e pode ser baixada neste site:
http://www.networksecurityhome.com/network_tools/dhcp_discovery/dhcp_discovery.html

Assim, sempre que uma estação obter um ip totalmente diferente do planejado em sua rede (e não estiver inserido manualmente), atente para o fato de ter algum outro dispositivo que possa estar gerando este ip, principalmente se o problema aparece de forma aleatória (tanto na mesma estação, como em outras)…isso é mais comum do que parece.

Até a próxima,

Edinaldo Oliveira

  • Parabéns pelo artigo. Muito bom !!!

  • Felipe Lucena

    Muito boa dica. Obrigado. Abs!

  • Fabio Aragao

    Muito boa dica, é uma ferramente simples mas de utilidade incrivel.

    • Olá Fabio, obrigado! Realmente é uma ferramenta bem simples, mas que já vi ajudar muita gente.

  • Renato

    Pessoal detecta dhcp linux também ou de outros dispositivos?

  • Mauricio

    Qual a banda de rede ele consome?

    • Olá Maurício,

      Não encontrei esta informação especificamente, mas acredito que o consumo seja baixo, já que provavelmente (suponho), que ele trabalhe basicamente como um client DHCP, acredito que não vá gerar maiores transtornos em seu ambiente.

      Abraço.

  • Renato

    Pessoal, só uma dúvida, ele detecta dhcp do Linux?

  • Cristiano

    Também podemos verificar de qual servidor DHCP o host recebeu o ip através do comando ipconfig /all. Ali diz o ip do servidor DHCP que enviou o ip para o host.

    • Olá Cristiano…sim, é uma alternativa. Mas geralmente os casos que vejo no fórum Technet Brasil, é de que a estação tá funcionando ok (obtendo ip do servidor DHCP correto), e do nada para de funcionar na rede, e quando vão ver foi o endereçamento ip que “mudou do nada”, as vezes não sabem de onde veio o ip (que pode ser de um modem esquecido, por exemplo).

      Abraço

  • monu

    Muito bom este site ! Transita pelos sistemas operacionais e programas sem nenhuma frescura. Prático e objetivo nas matérias.Vida longa ao http://WWW.COOPERATI.COM.BR . PARABÉNS !

  • Opa Monu, que bom que gostou do portal. Este tipo de visão foi o que me fez aceitar o convite para escrever artigos por aqui.

    Agradeço em nome de todos da equipe CooperaTI.

    Abraço.

  • Pessoal,

    Existe uma outra ferramenta semelhante, bem legal: http://www.wireshark.org/download.html

    Para saber como utilizar, vejam este artigo:
    http://htbraz.blogspot.com.br/2012/10/usando-o-whireshark-para-localizar-um.html

    Abraço!

  • Valdecir Carvalho

    Outro dia, um consultor quase parou a minha rede (+400) estações porque “resolveu” colocar um “roteador” na rede para ter mais portas para usar!

  • Aparecida Fontes

    JUnior, o meu problema é que meu computador não acessa nenhuma paginas dos site, mesmo que o sinal de internet é excelente e o DHCP habilitada.
    Qual seria o problema?
    Me ajude por favor….
    A dois dia estou na batalha para solucionar o problema..

    Aparecida