Windows Server 2012 R2 – Administrative Center – Pesquisas Uteis

Neste artigo vamos abordar a utilização do Active Directory Administrative Center no Windows Server 2012 R2 para extrair informações através de algumas pesquisas já pré configuradas nesta interface. Alguns administradores podem sentir dificuldade para consultar estas informações que estão facilmente acessíveis no Active Directory Administrative Center.

Solução:

Abra o Server Manager, clique em TOOLS e em seguida em Active Directory Administrative Center.
image
Selecione o escopo da pesquisa (Domínio Mazzoni), em seguida preenchemos parte da informação o qual estamos procurando (Admin) e disparamos a pesquisa clicando em SEARCH UNDER THIS NODE.
image
Até este momento o procedimento é bem simples. clicando em ADD CRITERIA, as opções que irão compor a pesquisa são exibidas.
image
Escolhemos o parâmetro LAST MODIFIED BETWEEN THESE DATES, para buscar os objetos com o nome iniciado por ADMIN e que foram modificados entre as datas 01/01/2013 e 01/01/2015.
Mais detalhes na aba inferior, conferimos que a data de modificação para o objeto selecionado foi em 02/04/2014 09:40 AM. Atenção para os formatos de data de hora podendo ser diferentes do formato o qual estamos acostumados.
Habilitando e ajustando o LOG de AUDITORIA do Windows Server, provavelmente teremos mais detalhes sobre o processo de edição deste objeto (veremos como fazer isto em outro artigo).
image

Conclusão:

Podemos utilizar o Active Directory Administrative Center com muita facilidade para realizar operações mais frequentes em nosso ambiente. Uma destas operações são as consultas utilizando parâmetros pré estabelecidos conforme demonstramos. Estas pesquisas são muito úteis e devem ser incorporadas na rotina do Administrador do Active Directory ganhando agilidade nas tarefas do cotidiano.

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: