Fedora Utils não, meu nome é Fedy!

Fedora Utils, uma ferramenta que permite aos usuários instalar codecs e softwares adicionais de maneira rápida e simples. Além disso, é possível corrigir problemas no sistema operacional, visualizar informações do sistema, e muito mais. Foi idealizado para tornar o uso do Fedora mais fácil. Evoluiu de um simples script de pós-instalação para um utilitário de ajustes com um sistema de plugins. Todo o desenvolvimento recente foi para tornar o desenvolvimento mais fácil. O novo sistema de plugins foi escrito a partir do zero com o objetivo de manter Fedora Utils modular e tornar o desenvolvimento de plug-in muito mais fácil.
Recentemente o projeto teve que mudar de nome para Fedy. Devido a questões legais, pois não poderia mais conter ” Fedora ” no nome, como podemos ver a baixo no texto do próprio desenvolvedor:

“Era apenas mais um dia. Eu verifiquei para meu e-mail, e encontrei um novo problema relatado no GitHub para fedorautils. Essa questão era diferente do que as questões habituais que recebo, pois não era um relatório de bug ou pedido de recurso. Foi um aviso legal. Ele disse o seguinte:
Infelizmente, o seu uso da marca Fedora é inapropriado aqui. Implica patrocínio do Fedora (e, portanto, Red Hat) nesta aplicação (o que definitivamente não é o caso). Por favor, tome medidas imediatas para cessar o uso das marcas registradas do Fedora (marca nominativa ” Fedora ” e “logo”) no nome desse software e do site para este software.
Veja:
https://fedoraproject.org/wiki/Legal:Trademark_guidelines
Observe também que você pode dizer coisas como:
“Este software é um conjunto de utilitários destinados ao uso nos sistemas Fedora…”, o que seria considerado um uso justo da marca (e que não implica o apoio ou envolvimento de Fedora ou Red Hat).
Entrei em contato com a pessoa, que era um funcionário da Red Hat, e ele disse que eu deveria mudar o nome. Então, não tinha outra opção.

E assim nascia o Fedy!
Se você tiver instalado fedorautils, não se preocupe, o Fedy irá substituí-lo automaticamente na próxima atualização do sistema.
O processo de instalação é bem simples e pode ser feito através de um terminal. Basta digitar o seguinte comando:

su -c ” onda http://satya164.github.io/fedy/fedy-installer -o fedy -installer && chmod + x fedy -installer && ./fedy -installer “

fedy
Uma ferramenta muito útil para “usuários de primeira viagem” e qualquer pessoa que já sabe de trás pra frente como se configura o Java e os codecs de áudio, por exemplo, mas não quer mais perder tempo com isso.
Falando em Java, só senti falta de uma opção para que ele funcionasse também no meu browser, sendo assim dentre tudo que testei só precisei da seguinte linha de comando para que isso funcionasse, de resto o Fedy está aprovadíssimo!

ln -s /usr/java/jdk1.6.0_24/jre/lib/amd64/libnpjp2.so /usr/lib64/mozilla/plugins/

Fontes:
http://satya164.github.io/fedy/
http://wibblystuff.blogspot.com.br/2014/01/fedora-utils-is-now-fedy.html
http://sourceforge.net/projects/fedorautils/

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: