Troca de Disco e Memória no iMac (Ghost iMac)

Nesse artigo vou compartilhar uma ótima experiência sobre como efetuar o upgrade do disco no iMac, criar uma imagem completa do sistema operacional e adicionar novas memórias. Muitas pessoas tem dúvidas sobre como abrir um iMac e quais serão as surpresas ao efetuar essa manutenção. Primeiramente você precisa verificar a versão e quais as limitações de tamanho de discos e frequência de memória. Com as peças para upgrade em mãos, vamos para o procedimento.
Antes de partir para a parte física, precisamos efetuar a imagem (Ghost) do nosso iOS para o novo HD. No meu caso, efetuei um upgrade de uma disco 250gb para um de 1TB. O iMac, possui um utilitário de disco chamado “Disk Utility”. Com esse utilitário, conseguimos criar uma imagem full do sistema operacional e copiar para nossa nova unidade.
Procedimentos para “Ghost”:
– Coloque seu novo disco de 1TB via USB como disco externo;
– Crie uma nova imagem e salve essa imagem no disco externo de 1tb;
– Finalizado a imagem, copie o arquivo para seu disco de 250 em qualquer local;
– Agora na aba “Restore” faça o procedimento selecionando a imagem como “Origem “ e o disco de 1TB como “Destino”.
Segue imagem abaixo:

Na parte física do procedimento, será necessário um pequeno e essencial kit de ferramentas para efetuar o procedimento que são:
– Uma chave chave philips
– Uma Ventosa para retirada do vidro. Segue imagem:

– Kit chave estrela, para retirada dos parafusos internos. Segue imagem:

Com essas ferramentas já conseguimos dar início no upgrade. Antes de começar coloque seu iMac em uma mesa limpa e com bastante espaço. Retire a tampa abaixo com sua chave philips. Você vai perceber que o apoio traseiro é móvel, assim consegue ter mais espaço para retirar os parafusos. Veja a imagem abaixo:

Após a retirada da tampa da memória, vamos retirar o vidro. Posicione sua máquina com o vidro para cima o mas reto possível e coloque a ventosa em diagonal para pegar as pontas de sua tela. Com a ventosa já encaixa, puxe bem devagar para cima para retirar o vidro que é imantizado. Após retirar, coloque em um lugar seguro para evitar riscos ou acidentes. Veja imagem abaixo com o vidro retirado:

O próximo passo será retirar os parafusos internos para ter acesso aos disco. Você vai utilizar dois tamanhos de chaves estrelas diferentes. Nos parafusos das laterais os parafusos maiores e nos parafusos acima a chave menor.
Muito Importante: Após retirar os parafusos, você precisa subir uma pouco a tela e retirar os flats encaixados na placa mãe. No total são três flats.
Segue imagem da tela aberta e  disco retirado:

O disco SATA é super fácil de retirar é não possui nenhum segrego. O suporte do disco utiliza parafusos estrelas e possui uma borracha com bastante pressão, portanto esteja com uma boa chave estrela para evitar espanar os parafusos.
Para troca das memórias, o procedimento é muito simples. Como já retiramos a tampa da memória nos procedimentos acima, basta puxar a flat de remoção para fora com um pouco de força e sua memória será ejetada. Segue imagem abaixo para facilitar o entendimento:

Insira suas novas memórias e pronto, o processo está efetuado. Com isso basta remontar seu iMac e testar a imagem iOS.
Muito importante: Limpe muito bem o vidro e sua tela antes do fechamento, para que não fique nenhuma sujeira na parte interna da tela e forçando você a reabrir sua máquina.
Ligue novamente seu iMac veja o resultado em seu sistema operacional se tudo foi reconhecido corretamente.
Espero que ajude a todos.
Escrito por Vinicius Mozart

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: