Instalando e Utilizando Languard Network Security Scanner no Windows 2012 Server

Nesse artigo vou mostrar como utilizar o software Languard Network Security Scanner da empresa GFI.  O Languard Network Security Scanner é um excelente software que pode ser muito útil em sua rede, pois o mesmo efetua um scanner em sua rede e coleta muitas informações sobres dispositivos ativos. Geralmente esse software é utilizado por grandes empresas que possuem quantidades altas de equipamentos e diversos segmentos de rede na mesma estrutura física. Segue abaixo alguns recursos que este ótimo software possui.

– Mostra informações detalhadas sobre a configuração de todas as máquinas digitalizadas em sua rede;
– Examine classes de IP´s internas e externas para encontrar dispositivos e vulnerabilidades;
– Exibe informações dos dispositivos criando um inventário;
– Ajuda a encontrar dispositivos em sua rede através de um scanner básico;
– Ajuda a garantir que as aplicações de segurança de terceiros ofereçam proteção ideal.

Para efetuar o download da versão 2.0, segue o link abaixo, mas procure saber de todos os direitos de uso, pois trata-se de um software shareware:

http://archive.org/details/tucows_213719_LANguard_Network_Scanner

Vamos acompanhar abaixo como efetuar a instalação do software e como efetuar um scanner básico como exemplo:

Após o download rode o instalador e clique em Next, conforme imagem abaixo:

Clique em “Yes” para aceitar os termos de utilização e continuar o processo de instalação, como na imagem abaixo:

Você pode alterar o local de instalação ou instalar no local padrão indicado, como na imagem abaixo:

Aguarde o processo de instalação, como na imagem abaixo:

Clique em “Finish” para concluir o processo de instalação:

Após, abre o programa e digite a classe de IP que deseja efetuar o scanner em sua rede. Você pode escolher classes de Ips diferentes, para procurar dispositivos que não se encontra na mesma classe de sua rede atual. Para iniciar o processo de verificação, basta clicar no botão play, como mostra a imagem abaixo:

O processo não demora nem 1 minuto e já começa a coletar as informações básicas de sua rede. Nesse caso inseri uma classe de IP´s entre 192.168.0.0 até 192.168.0.254, ou seja vai varrer toda minha rede local.  Quando a coleta das informações é efetuada a imagem que encontrará é a mesma como na imagem abaixo:

Esse é o Languard Network Security Scanner um ótimo software para monitoramento de seus ativos em sua rede interna ou externa. Uma das funções mais importantes neste software é a detecção de portas abertas em sua rede, pois ajuda muito a evitar buracos e falhas na segurança. Lembrando que este é um software Shareware e a demonstração foi efetuada com uma versão Beta 2.0 do programa. As novas versões possuem muitas atualizações e efetuam um inventário bem mais completo. Muito importante procurar o licenciamento e valores desse programa no link abaixo:

http://www.gfi.com/products-and-solutions/network-security-solutions/gfi-languard/pricing

Espero que seja útil e que ajudem a todos.

Escrito por Vinicius Mozart

  • Bem interessante mesmo, eu usava o advanced ip scanner, mas só pra pegar os IPs da rede,ou o fing no Ipad, mas como não da pra ter um System center então esse ajuda.