Monitorando dispositivos externos com The Dude

Fala Galera,

Nesse post vou ensinar como monitorar dispositivos externos com The Dude. Quem possui consultoria ou deseja monitorar dispositivos externos, esse software ajuda e muito, pois as vezes não é possível ter uma vpn ou um link ponto a ponto para monitorar os dispositivos dos clientes.

O The Dude usa o princípio do SNMP, de Gerente e Agentes, mas a configuração é um pouco confusa, pois ele pode ser ao mesmo tempo Gerente e Agente.

Para configuração local e utilizar recursos do SNMP, siga os passos do seguinte post:

http://cooperati.com.br/2013/01/15/monitore-os-seus-servidores-com-the-dude/

Vamos lá !

Instalação do Agente

Primeiro, vamos instalar o The Dude agente no servidor da rede externa que será monitorada. É bem simples: Next Next e Finish

Nota: “Para uma melhor funcionalidade, caso você instale o agente no Windows 7, 2008 R2 ou 2012, marque compatibilidade para XP SP3 e Executar como Administrador”

Vamos agora configurar para o modo Serviço , para isso, abra o software, cancele a Descoberta automática e siga os passos da imagem a seguir:

 

The Dude modo serviço

 

Não é necessária mais nenhuma configuração, porém, é preciso que você libere no firewall da máquina e no firewall de borda a porta 2210 de entrada, encaminhando ao IP da máquina do agente do The Dude.

Configuração do Gerente

Agora vamos adicionar o agente no The Dude Gerente.

Clique em ConfiguraçãoAba Gerente >> Configure o agente inserindo o IP onde foi instalado o The Dude Agente (ex:200.100.50.10) >>> OK.

dudeexterno2

 

 Ficará assim:

 

dudeexterno3

 

Próximo passo adicionamos os dispositivos a serem monitorados. Clique com botão direito no mapa e Adicionar Dispositivo.

Atenção, essa é parte confusa. No campo endereço, deve ser colocado o IP do dispositivo que está na mesma rede do Agente, e não o endereço externo, quem fará a ponte será o agente.

dudeexterno4

Apos isso clique em Terminado. Deverá ficar assim:

dudeexterno5

 

Calma ! Não está errado, vamos atribuir o dispositivo ao agente responsável.

Duplo clique no Dispositivo,preencha as informações e escolha o agente responsável.

 

dudeexterno 6

 

Vamos adicionar os serviços a serem monitorados. Clique na aba Serviços e depois Descoberta

deduexterno7

 

Finalmente agora estamos monitorando o dispositivo de outra rede, sem usar VPN ou Link ponto a ponto !

dudeexterno8

 

Dúvidas deixe nos comentários.

Abraços