Restaurando configurações do Check_MK

nagios+check
A monitoração com Check_MK é essencial para ter um controle das informações da rede, mas problemas acontecem com qualquer máquina, até a de monitoração. Portanto o backup de configurações é importante, mas o Check_MK tem uma ferramenta de backup/restauração na própria interface que faz isso por você.
Tive que fazer isso um dia desses e refazer as configurações de 40 links externos monitorados, 16 servidores, 36 impressoras e 30 equipamentos de rede na mão seria tortura demais :-P, assim uma operação simples como fazer um rápido backup e poder restaurar tudo em segundos é uma ótima pedida.

Para entender bem como funciona, o Check_MK faz um backup automático das configurações cada vez que há uma alteração, por exemplo adicionar ou remover um serviço, adicionar ou remover um host. Assim temos vários backups na interface do Check_MK, eu recomendo apagar os antigos para não ocupar espaço demais, e se estiver com problemas de espaço pode apagar os gráficos antigos também já que pnp4nagios gera muita informação.
Para apagar o backup entre na tela do Check_MK e depois no WATO e clique em “Backup & Restore” e depois no ícone da lixeira:
check_mk-backup
Agora clique no nome do arquivo para baixá-lo, faça isso com o mais recente ou clique no botão Create Snapshot para fazer um backup das configurações mais atuais.
Guarde esse arquivo.
Caso haja algum problema com o servidor de monitoração, basta agora você fazer a instalação do Nagios com o Check_MK e o pnp4nagios conforme os artigos anteriores, e depois restaurar as configurações que seu Check_MK estará exatamente como deveria.
Na tela do WATO, clique em Backup & Restore, depois em Escolher Arquivo, escolha o arquivo de configurações e clique em Restore from file.
check_mk-backup2
Depois veremos esta tela:
check_mk-backup3
Pronto agora basta clicar no botão Changes e depois em Activate Changes e pronto seu servidor de monitoração está de volta a ativa e todos os seus hosts estão lá.
O bom dessa função é que se você fizer alguma besteira em alguma configuração pode restaurar uma anterior e está tudo normal.

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: