Usando um Servidor Linux como Servidor de acesso remoto externo a rede local

Boa noite a todos, essa dica vai para todos que não tem um servidor VPN instalado na sua rede e quer acessar maquinas remotamente pela internet, sem deixa-las completamente expostas. =)

A algum tempo quando pesquisava soluções de acesso remoto linux para acesso a interface gráfica o Marcelo Leães um grande profissional de Porto Alegre e um grande amigo, me indicou o pacote xrdp que funciona como o RDS (Área de trabalho remota da Microsoft) para o Linux, instalei e vinha usando para acesso local a algum tempo. Hoje fui fazer um acesso remoto e percebi que tinha outras opções no menu superior que nunca tinha reparado e ao checar acabei descobrindo que poderia usar esse computador para acessar qualquer maquina na qual esse computador tivesse acesso direto.

Agora chega de conversa e vamos para a receita de bolo. =)

Para instalar o xrdp no Ubuntu/Debian: http://www.unixmen.com/install-xrdp-in-ubuntu-13-04/

Para instalar o xrdp no Centos: http://theitideas.blogspot.com.br/2012/11/installing-xrdp-on-centos.html

Para instalar o xrdp em outras distros: www.google.com.br =P

Após instalar, para ter acesso a ele a partir de sua rede externa, você terá que fazer um redirecionamento de alguma porta (recomendo uma com 5 dígitos, como por exemplo 12654 (pois a maioria dos scans de rede se concentram em portas conhecidas para verificar por serviços ativos para aquele IP) para o IP do seu Servidor na porta 3389 (porta do xrdp), seja através de uma DMZ no seu modem, firewall, etc.

Após fazer a configuração você terá acesso a esse servidor externamente utilizando qualquer programa de área de trabalho remota, seja ele do Windows, Linux, MAC, Android, IOS, etc.

Por fim, tente acessar esse servidor. Caso obtenha acesso como o esperado, você irá se deparar com a tela abaixo, nela basta você colocar o usuário e senha deste computador e abrirá uma área de trabalho normalmente.
Tela do XRDP

Agora caso você queira acessar um outro computador da rede a partir deste servidor, basta alterar a opção “Module” no ComboBox (como na imagem abaixo) para a opção: vnc-any para obter acesso a uma maquina da rede local com o VNC Server ativo ou então rdp-any para obter acesso a uma maquina utilizando o protocolo RDP (Área de trabalho remota, seja uma maquina Windows ou uma maquina Linux com o xrdp configurado).
Seleção do tipo de acesso

Espero que essa dica ajude mais algumas pessoas.

Abraço e até a próxima.

Fonte: ITBR.ORG

  • Artigo sensacional, acabou me ajudando de forma indireta, estava a dias com problema com o XRDP, com os links disponibilizamos consegui resolver o problema, vlw pelo post.

  • Isaias Bertin

    Achei muito legal este post, mas poderia me explicar como funciona a configuração interna pois tenho 3 servidores pensei em usar isso para o pessoal de software acessar as maquinas cada maquina tem uma empresa que acessa como faria esta configuração aponto cada porta para cada servidor no arquivo xrdp.ini?