Backup de VMs ( Hyper-V ) com Veeam Backup Free – Adição de Host.

Adição de Hosts Hyper – V no Veeam Backup.

Como vimos, veeam backup é uma ferramenta que pode ser bem útil, mesmo em sua versão Free, no artigo passado realizamos a instalação do Veeam Backup em modo Free, nesse, iremos verificar a adição de hosts, nesse caso estaremos adicionando um host Hyper-V.

1º Passo.

Abra o console do Veeam Backup, em Infrastructure, clique com o botão direito em “Microsoft Hyper-V” e clique em Add Server.

1 Print

2º Passo.

Adicione o nome do host Hyper-V  e avance.

2 Print

3º Passo.

Selecione o tipo de servidor, no nosso caso, standalone, abordaremos em futuros artigos, a adição de cluster e de VMM, após selecionar standalone, avance.

3 Print

4º Passo.

Insira as credenciais da conta com permissão no host Hyper-V.

4 Print

4.1

Ao clicar em ports, verá a seguinte tela, as definições de cada porta de cada componente, certifique – se de liberar essas portas, manteremos o padrão, clique em Ok e avance.

4 1 Print

5º Passo.

Verificação do componente de transporte, do componente de integração Hyper-V e definição do máximo de tarefas em concorrência, utilizarei o valor default, avance.

5 Print

6º Passo.

Log de instalação, após concluído, avance.

6 Print

7º Passo.

Sumário da instalação, exibindo nome de host, versão do S.O. do host, algumas informações de hardware e as portas dos componentes, clique em finish.

7 Print

 

 

8º Passo.

No console do Veeam Backup, em Infrastructure > Microsoft Hyper-V > MyHostAdd, poderá verificar as VMs em execução no host adicionado.

8 Print

Veremos nos próximos posts, Backup da VM, Restauração da VM, Restauração de Arquivos da VM.

Fiquem com Deus.

Att.,