Alterando Placa Rede Local no Hyper-V (Windows Server)

Nesse artigo vou dar algumas dicas de como mudar a placa de rede local quando utilizamos o Hyper-V. Geralmente esse procedimento é efetuado quando desejamos efetuar alguns testes ou quando acontecem algum problema físico em uma das placas do servidor físico. Esse procedimento deve ser efetuado quando a rede estiver totalmente sem uso, pois toda a rede local e os serviços ficarão inutilizáveis.

Nota do editor: Este artigo explica uma situação incomum, que ocorreu no ambiente de testes do autor. Não é uma solução suportada pela Microsoft ou documentada. Use por sua conta e risco.

Primeiramente visualize as placas que fazer parte de sua rede local, ou seja, “Placa Física” onde está apenas o “Comutador Virtual” e a “Placa Virtual”, onde encontrará todos os protocolos TCP-IP ativos e o IP Fixado.Veja que na imagem abaixo está renomeado para facilitar a identificação:

Você deve retirar o IP da placa para que não ocorra nenhum conflito com a nova.
Isso é muito importante, pois essas placas ficam no registrador e se não for efetuado esse procedimento, pode ocasionar problemas. Confira a remoção dos ips das placas, para remover da placa física, habilite a opção de IPV4 para efetuar a alteração. Veja a imagem abaixo:

Com isso podemos remover a rede virtual que está vinculada a placa que queremos trocar. Antes de remover, marque a placa que está sendo utilizada para não se confundir.

Depois da rede dessa rede local, devemos adicionar o IP na nova placa de rede e efetuar os testes de conectividade localmente. Quando tudo estiver correto e respondendo de acordo, podemos gerar a nova rede virtual local para este adaptador de rede.
Para criar uma nova rede, clique em “Gerenciador de Rede Virtual” – “Nova Rede Virtual” – “Externo” e clique em adicionar:

Muito importante não utilizar o mesmo nome da rede antiga, pois isso pode ocorrer conflitos por causa dos registros armazenados no registrador do Windows Server.
Após alterar o nome da rede, escolha o nova adaptador de rede e aplique as configurações. Confira na imagem abaixo:

Pronto! Com isso sua rede está criada e reconfigurada para o novo adaptador, mas ai você me pergunta: E as VMs como ficam?
A resposta é simples. No adaptador de rede de cada VM, você vai encontrar um “Erro de Configuração”. Isso vai ocorrer, pois foi perdido o vínculo com a antiga rede local e seus adaptadores. Para resolver, entre na VM e altere para a nova rede criada. Veja na imagem abaixo como deverá ficar o adaptador com a nova rede:
,
Com isso a conectividade de suas VMs já será restabelecida. Fica essa dica para quem tiver problemas com uma placa de rede física e utiliza o serviço do Hyper-V.
Espero que seja útil e ajude a todos.
Escrito por Vinicius Mozart

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: