Resolvendo o problema do não desligamento das VMs do Proxmox pela interface web

Olá a todos, atualmente estou usando o Proxmox, ferramenta a qual conheci aqui no Cooperati a algum tempo, como meu principal sistema de virtualização e estou completamente satisfeito com a ferramenta, desde a estabilidade, escalabilidade (como o próprio Vagner falou no post sobre o FISL 14 da quantidade de memória e processador que o KVM consegue suportar) e todas as opções e customizações que ela me da.

Pois bem, após instalar diversas VMs em alguns clientes e na empresa que trabalho, vinha percebendo um problema em algumas delas, quando precisava desligar o host, as VMs que estava configuradas para desligar automaticamente, caso o host viesse a sofrer desligamento, não estavam desligando e com isso o servidor também não conseguia desligar de forma correta.

Após alguma pesquisa acabei descobrindo que o problema não era do Proxmox e sim das VMs, o Windows Server (que no meu caso testei foi um 2003 R2 e um 2008), além de distribuições Linux como CentOS e Ubuntu Server não vinham com a opção de desligamento por APCI ativas, para impedir que um espertinho batesse o dedo no botão de Power do servidor e desligasse o mesmo.

Após descobri o problema, sua solução é muito simples.

Windows:

Acesse a ferramenta de diretivas: gpedit.msc

Encontre a seguinte chave e ative-a:

Configuração do computador >> Configurações do Windows >> Configurações de Segurança >> Diretivas locais >> Opções de segurança >> Desligamento: permitir que o sistema seja encerrado sem a necessidade de fazer logon

Aproveitando que já está aqui, aproveite e ative a chave que remove a obrigação de ter que pressionar CTRL+ALT+DEL para acessar o seridor, o que é muito útil quando você está acessando o mesmo pelo Console do Proxmox:

Configuração do computador >> Configurações do Windows >> Configurações de Segurança >> Diretivas locais >> Opções de segurança >> Logon interativo: não exigir CTRL + ALT + DEL

Linux:

Instale os pacotes ACPI em sua maquina guest.

Debian, Ubuntu e derivadas

# apt-get install acpi acpid

# update-rc.d acpid start 99 2 3 4 5 .

CentOS, Fedora e derivadas

# yum install -y acpid

# /etc/init.d/acpid start

# chkconfig –level 345 acpid on

Após fazer a configuração faça um teste desligando a VM pela interface web e perceba que a mesma desligou sem problemas.

Espero que essa dica ajudade muita gente, pois até perceber o que estava acontecendo e descobrir como resolver, acabei perdendo um bom tempo. Então até a próxima dica. 😉

Share

    Comments

    1. Parabéns pelo tutorial…mesmo após 7 anos me atendeu perfeitamente…obrigado.

    2. Dá pra desligar um servidor via SSH, usando ssh usuario@ip shutdows -h now porém desligar uma máquina em uso/produção não é uma boa ideia.

      • No caso o desligar seria para quando o acesso ao console não está funcionando corretamente ou principalmente quando precisa reiniciar ou desligar o Proxmox para uma manutenção planejada por exemplo, nesses casos que essa dica entra. =)

    3. gostaria de saber como identifico porque eu to chegando de manha e as vm estao desligadas?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: