Erro Boot Windows 8 winload.exe 0xc000000e

Nesse artigo vou passar como corrigir o erro de boot 0xc000000e windows\system32\winload.exeno Microsoft Windows 8. Geralmente esse erro vem ocorrendo ao efetuar backup completo de imagens dos Sistemas Operacionais utilizando os softwares (Ghost, Acronis… entre outros). Ao efetuar um backup completo da imagem de seu Sistema, o Windows 8 não consegue encontrar o arquivo winload e o erro ocorre. Na verdade, o que está ocorrendo, é que a partição não atribui um letra para a unidade onde se encontra a instalação do Windows e o arquivo winload. Veja o erro conforme imagem abaixo:


Veja que na imagem acima a letra não foi atribuída, portanto o arquivo winload não consegue ser carregado. Para resolver esse problema, a Microsoft criou uma ferramenta de reparos de inicialização chamada bootrec. Segue um link abaixo sobre a literatura e como utilizar a ferramenta:

http://support.microsoft.com/kb/927392/pt-br

A documentação não foi atualizada para Windows 8, mas funciona corretamente. Para corrigir o erro, siga os passos abaixo:

–  De um boot a partir da mídia do Windows 8;
–  Escolha a opção reparar computador;
–  Escolha Recuperação avançada;
–  E por fim, escolha Prompt de Comando.

Quando estiver em linha de comando, execute os seguintes comandos abaixo. Obs: Não é importante a sequência na execução.

bootrec /fixmbr
bootrec /fixboot
bootrec /scanos
bootrec /rebuildbcd (Nessa último comando será apresentado uma mensagem sobre a instalação, digite: S).

Após esse procedimento, reinicie o computador. O Windows vai recriar todos os índices e vincular a unidade C: . O Windows será iniciado normalmente sem perda de dados ou erros.

Espero que ajude a todos que precisam efetuar diversas instalações em massa.

OBS: Pode ocorrer um CHKDSK após a primeira inicialização. Recomendável aguardar para que seja concluído esse processo.

Escrito por Vinicius Mozart

  • Oi, gostaria de pedir sua ajuda em um problema que estou tendo com o Windows 8. Quando entro no meu perfil de usuário recebo uma mensagem “erro no serviço do perfil de usuário”. Tentei criar outro usuário, mas o problema persiste. Acredito que esteja relacionado ao anti-vírus que instalei. Obrigado pela atenção.

  • Bom dia Willian, veja se a literatura abaixo lhe ajuda:

    http://support.microsoft.com/kb/947215/pt-br

  • Felipe Santos

    Meu notebook estava com esse erro!

    Seu post ajudou muito para correção.

    Muito obrigado pela ajuda!

  • Dalila

    Legal, obrigada, esses comandos já me ajudaram muito.
    Entretanto, se for uma instalação recente, isso pode ter sido causado porque no setup (ao iniciar, teclar del ou f1), a opção acpi está como disable. Tem que mudar pra enable e reinstalar ou tentar usar os comandos acima.

    • Boa noite Dalila,

      Por nada. Nos agradecemos a visita em nosso portal e ficamos felizes em ajudar. Grande abraço.

  • De

    Eu fiz o procedimento.
    Mas aparece uma mensagem dizendo que não foi encontrada nenhuma instalação no disco

  • Augusto

    Eu fiz todo o procedimento e nos dois últimos, foi exibido uma mensagem dizendo que não foram encontradas nenhuma instalação, o que pode ser feito?

  • Pingback: ()