Instalando System Center Advisor (Gateway / Agent)

Nessa artigo vou demonstrar como instalar o System Center Advisor. Essa ferramenta é gratuita e muito útil para pequenas empresas. Com o SCA podemos monitor as seguintes versões abaixo:

– Windows 2008 Server ou superior;

– SQL Server 2008 ou supeiror;

– Sharepoint 2010 Server ou superior;

– Exchange Server 2010 ou superior;

Existe outra versão chamada SCOM (System Center Operation Manager), muito mais completa é compatível com outras ferramentas da MS e de terceiros.

Para começar a instalação, devemos possuir uma conta Live para cadastro no site https://www.systemcenteradvisor.com/. Após o login, devemos efetuar o download do setup + certificado no servidor que será nosso Gateway. Esse servidor não pode ser instalado em um controlador de domínio, portanto, escolha um servidor que seja membro para efetuar a instalação. Muito importante saber que o certificado deve ser baixado e instalado, pois esse arquivo será necessário para a comunicação com a console da Web.

01

Após download, rode a arquivo para iniciar a instalação e clique em “Next”:

1

 

Aceite os termos e clique em “Next”:

2

Você pode alterar a caminho de instalação ou deixar na padrão:

4

Na tela abaixo marque a opção “Gateway”. Você receberá uma mensagem com o aviso para a liberação da porta 80, para que a comunicação com a console Web seja efetuado com sucesso. Se você estiver instalando em um DC, a opção Gateway ficará desmarcada, impossibilitando a seleção da mesma. Segue imagem abaixo:

5

Marque a opção “Agent” para que esse servidor seja monitorado pela Web e clique em “Next”:

6

Clique em “Next” para continuar:

7

Aguarde o processo:

8

Clique em “Install”:

9

Aguarde o processo de instalação:

10

Pronto ! O protuto está instalado.

11

Ao finalizar a instalação, precisamos selecionar o certificado para a comunicação com o serviço WEB. Segue imagem abaixo:

012

Depois de todos os procedimentos, verifique se o computador está visível na console Web. Se você desejar adicionar outros servidores, é necessário rodar apenas o “Agent”.

Espero que ajude a todos.

Escrito por Vinicius Mozart