CloudCast07 – Amazon RDS – O Serviço de Banco de Dados Relacional na Nuvem

aws

 

Grande Leitores do CooperaTI!!!

Esse é nosso sétimo CloudCast da série AWS e hoje vamos falar sobre o serviço de banco de dados relacional, Amazon RDS. Eu particularmente acho um excelente serviço pelo conjunto de ferramentas como multi-AZ e copia read only por exemplo, o que faz desse serviço extremamente robusto, pratico, flexível e barato.

Nesse CloudCast vamos aprender:

1) Descrição do serviço Amazon RDS;
2) Como lançar uma instancia RDS para MySQL;
3) Manipular BD Security Group;
4) Acessar uma instancia Amazon RDS usando MySQL Workbench;

 

Não deixe de assistir os CloudCasts anteriores:

CloudCast CooperaTI – Série AWS

Atenção: É importante você desligar os recursos que usou para seguir esse CloudCast, ou irá gerar custo desnecessário para sua conta. Não nos responsabilizamos por serviços não desligados.

 

  • Sueldo

    Muito bom este artigo Rodrigo, Aqui na empresa tenho uma base sql server, minha duvida é: posso replicar minha base de dados nesta solução da Amazon?

    • Obrigado Sueldo!!

      Não vejo problema algum em replicar sua base na Amazon.

  • samuel

    Muito bom seu post rodrigo.
    So estou com um probleminha, que pra variar se voce puder
    me dar uma ajuda, será ótimo.
    Tenho uma maquina rodando no ec2(vpn), e criei um banco mysql no rds. Elas
    partilham o mesmo grupo de segurança, onde a porta 3306 esta liberada pra todos ips.
    Consigo conectar nesta base com o mysql workbench e criar as tabelas etc.
    Porém quando conecto no banco e tento inserir dados com a minha aplicação desenvolvida com cakephp, creio que ele conecte ao banco, pois ele não retorna erro algum. Mas também não salva os dados.
    Resumindo, a aplicação conecta no banco, mas nao salva. Realmente não sei qual o problema, achei muito estranho.
    Como comecei a usar os serviços da amazon a bem pouco tempo, gostaria de saber se já ocorreu algo do tipo com vc, e se teria alguma ideia do porque, e como resolver?

    Muito obrigado mesmo

    • Ola Samuel!!

      Seu caso eu nunca vi antes, conectar porem nao salvar. Temos 2 opções então, como a AWS orienta caso ocorra algum problema anormal, jogar fora o atual banco no rds e criar outro, se o problema continuar, entra no fórum e posta essa reclamação / duvida, eles sempre respondem, vão pedir tb o seu ID da conta ou das instancias, já deixa tudo logo no post para realizarem as verificações.

      Att.,

  • samuel

    alias, tirando uma dúvida real agora,
    estando o ec2 e o rds no mesmo grupo, e a porta do mysql liberada pra todos ips, terei um problema de segurança? mesmo estando em vpn?
    Voce teria uma sugestão de como configurar essa porta, somente para o acesso do ec2?

    Muito Obrigado

    • Bom, deixar a porta 3306 liberada para todos não é la a melhor coisa a se fazer realmente. Se vc tem IP estatico, isso é facilmente resolvido, deixar acesso externo somente para seu IP, se tem IP dinâmico, ou vc troca nas confs do SG toda vez que for acessar ou so libera a 3306 so quando for usar.
      Para acesso somente entre as instancias o correto eh liberar acesso a 3306 somente para instancias do mesmo grupo, ao invés de por um IP coloque o ID da SG.

      Att.,