ForwardingSMTPAddress barrando Respostas Automáticas


Olá pessoal! Encontrei hoje um problema intrigante com as Respostas Automáticas do Exchange Online/Outlook: elas simplesmente não funcionavam mesmo com as configurações corretamente realizadas para este recurso. Desenvolvi este post com o objetivo de demonstrar passo a passo quais as tarefas que podemos executar para resolver este problema.

Primeiramente, ao receber o chamado do incidente iniciei o teste básico: enviei um e-mail para o endereço em questão do cliente e constei que a resposta automática, já configurada, não estava funcionando.
Chequei então o ECP – Exchange Control Panel do usuário a fim de me certificar que as Respostas Automáticas foram configuradas corretamente e ao logar no OWA do cliente, vejam a surpresa:
POP UP indicando RP OK
Na interface de usuário do OWA o Exchange informa que está tudo ok, mas ainda assim as Respostas Automáticas continuam não chegando para os destinatários. Decidi checar o ECP e vejam só:

Configurações de Respostas Automáticas Internas:

RAECP1OK
RAECP1OKS
 

Configurações de Respostas Automáticas Externas:

RAECP2OK
RAECP2OKS
Tudo corretamente configurado tanto interna como externamente. No Outlook também nenhum sinal de algum erro nas configurações, vejam:
RBBRAOK
BSVRAOK
Partindo para o PowerShell, rodei os seguintes comandos:
Get-MailboxAutoReplyConfiguration [email protected] (este comando recupera as configurações de resposta automática para a caixa de correio)
CMDLETGMRC
Notem que o PowerShell retorna o valor “Enabled” para AutoReplyState informando que o recurso está, de fato, habilitado:
CMDLETGMRC2
Neste caso decidi refazer as configurações de Resposta Automática, mas desta vez via PowerShell ao invés de ECP. Usei o seguinte comando para desabilitar as Respostas Automáticas para a caixa do usuário:
Set-MailboxAutoReplyConfiguration [email protected] –AutoReplyState Disabled –ExternalMessage $null –InternalMessage $null
CMDLETGMRC3
aonde “$null” é o parâmetro que desativa o recurso.
O próximo passo foi reconfigurar o recurso executando o seguinte Cmdlet:
Set-MailboxAutoReplyConfiguration [email protected] -InternalMessage “<mensagem interna pessoal do usuário>” –ExternalMessage “<mensagem externa pessoal do usuário>” –AutoReplyState:Enabled
CMDLETGMRC4
Voltando ao ECP, verifiquei que o recurso foi reconfigurado via PowerShell com sucesso, mas minha surpresa ao realizar novos testes de envio de e-mail para o endereço do usuário em questão foi de que o retorno da Resposta Automática ainda não estava chegando.
Verifiquei então as propriedades do usuário no PowerShell com o seguinte comando:
Get-mailbox “Nome de Usuário” |fl
Este comando lista todos os atributos relacionado à este usuário no Office 365 e foi aí que identifiquei que no o usuário em questão havia um encaminhamento de auditoria configurado para um usuário/caixa Auditoria Interna ([email protected]):
CMDLETGMRC5
COM
Quando há um ForwardingSMTPAddress em uma caixa no Exchange, as Respostas Automáticas não retornam para os que enviam mensagens para o endereço dessa caixa. Ficam retidas na Auditoria.
É importante que se entenda que esta é uma condição da ferramenta. Vamos imaginar a situação: quando um usuário sai de férias e decide ativar o recurso de Resposta Automática subintende-se que no período em que o usuário está fora da empresa não terá acesso à sua caixa postal e nem poderá responder aos e-mails enviados. Este cenário não se aplica quando o recurso escolhido a ser usado  é o encaminhamento, pois neste caso o usuário não poderá responder aos e-mails de sua caixa mas a pessoa para qual os e-mails estão sendo encaminhados terá acesso e poderá responder pelo usuário dependendo do que ficou definido entre as partes e entre a empresa. Por isso que em um cenário de encaminhamento, não faz sentido aplicar Resposta Automática para férias uma vez que a função da mesma é retornar aos destinatários a informação de ausência do usuário e em muitas vezes passa-se um outro endereço de um outro usuário como backup para tratar estas mensagens que chegam.
Resumindo, como que o Microsoft Exchange enxerga e trata esse tipo de situação: ou encaminha para quem possa tratar ou aplica Resposta Automática para que o próprio destinatário seja informado da ausência e entre em contato com o backup/responsável configurado no corpo da Resposta Automática para que a tratativa das mensagens tenham continuidade.
Compreendida a situação, parti para desabilitar o ForwardingSMTPAddress via PowerShell. O comado para desativar é o seguinte:
Set-mailbox -identity “<Nome de Usuário>” -forwardingsmtpaddress: $null
aonde “Snull” é o parâmetro que desativa o ForwardingSMTPAddress
ANULANDO
Imediatamente as Respostas Automáticas passaram a funcionar, vejam:
jjj
image
Dica: tomem apenas o cuidado de reativar a auditoria quando o usuário voltar de férias para que seus encaminhamentos sejam reativados usando mesmo Cmdlet, apenas substituindo o parâmetro “$null” por “True”.
Este post também pode ser visto na íntegra AQUI em Meu blog.
Blog Mauricio Cassemiro

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