ForwardingSMTPAddress barrando Respostas Automáticas

Olá pessoal! Encontrei hoje um problema intrigante com as Respostas Automáticas do Exchange Online/Outlook: elas simplesmente não funcionavam mesmo com as configurações corretamente realizadas para este recurso. Desenvolvi este post com o objetivo de demonstrar passo a passo quais as tarefas que podemos executar para resolver este problema.

Primeiramente, ao receber o chamado do incidente iniciei o teste básico: enviei um e-mail para o endereço em questão do cliente e constei que a resposta automática, já configurada, não estava funcionando.

Chequei então o ECP – Exchange Control Panel do usuário a fim de me certificar que as Respostas Automáticas foram configuradas corretamente e ao logar no OWA do cliente, vejam a surpresa:

POP UP indicando RP OK

Na interface de usuário do OWA o Exchange informa que está tudo ok, mas ainda assim as Respostas Automáticas continuam não chegando para os destinatários. Decidi checar o ECP e vejam só:

Configurações de Respostas Automáticas Internas:

RAECP1OK

RAECP1OKS

 

Configurações de Respostas Automáticas Externas:

RAECP2OK

RAECP2OKS

Tudo corretamente configurado tanto interna como externamente. No Outlook também nenhum sinal de algum erro nas configurações, vejam:

RBBRAOK

BSVRAOK

Partindo para o PowerShell, rodei os seguintes comandos:

Get-MailboxAutoReplyConfiguration usuario@empresa.com.br (este comando recupera as configurações de resposta automática para a caixa de correio)

CMDLETGMRC

Notem que o PowerShell retorna o valor “Enabled” para AutoReplyState informando que o recurso está, de fato, habilitado:

CMDLETGMRC2

Neste caso decidi refazer as configurações de Resposta Automática, mas desta vez via PowerShell ao invés de ECP. Usei o seguinte comando para desabilitar as Respostas Automáticas para a caixa do usuário:

Set-MailboxAutoReplyConfiguration usuario@empresa.com.br –AutoReplyState Disabled –ExternalMessage $null –InternalMessage $null

CMDLETGMRC3

aonde “$null” é o parâmetro que desativa o recurso.

O próximo passo foi reconfigurar o recurso executando o seguinte Cmdlet:

Set-MailboxAutoReplyConfiguration usuario@empresa.com.br -InternalMessage “<mensagem interna pessoal do usuário>” –ExternalMessage “<mensagem externa pessoal do usuário>” –AutoReplyState:Enabled

CMDLETGMRC4

Voltando ao ECP, verifiquei que o recurso foi reconfigurado via PowerShell com sucesso, mas minha surpresa ao realizar novos testes de envio de e-mail para o endereço do usuário em questão foi de que o retorno da Resposta Automática ainda não estava chegando.

Verifiquei então as propriedades do usuário no PowerShell com o seguinte comando:

Get-mailbox “Nome de Usuário” |fl

Este comando lista todos os atributos relacionado à este usuário no Office 365 e foi aí que identifiquei que no o usuário em questão havia um encaminhamento de auditoria configurado para um usuário/caixa Auditoria Interna (auditoria@empresa.com.br):

CMDLETGMRC5

COM

Quando há um ForwardingSMTPAddress em uma caixa no Exchange, as Respostas Automáticas não retornam para os que enviam mensagens para o endereço dessa caixa. Ficam retidas na Auditoria.

É importante que se entenda que esta é uma condição da ferramenta. Vamos imaginar a situação: quando um usuário sai de férias e decide ativar o recurso de Resposta Automática subintende-se que no período em que o usuário está fora da empresa não terá acesso à sua caixa postal e nem poderá responder aos e-mails enviados. Este cenário não se aplica quando o recurso escolhido a ser usado  é o encaminhamento, pois neste caso o usuário não poderá responder aos e-mails de sua caixa mas a pessoa para qual os e-mails estão sendo encaminhados terá acesso e poderá responder pelo usuário dependendo do que ficou definido entre as partes e entre a empresa. Por isso que em um cenário de encaminhamento, não faz sentido aplicar Resposta Automática para férias uma vez que a função da mesma é retornar aos destinatários a informação de ausência do usuário e em muitas vezes passa-se um outro endereço de um outro usuário como backup para tratar estas mensagens que chegam.

Resumindo, como que o Microsoft Exchange enxerga e trata esse tipo de situação: ou encaminha para quem possa tratar ou aplica Resposta Automática para que o próprio destinatário seja informado da ausência e entre em contato com o backup/responsável configurado no corpo da Resposta Automática para que a tratativa das mensagens tenham continuidade.

Compreendida a situação, parti para desabilitar o ForwardingSMTPAddress via PowerShell. O comado para desativar é o seguinte:

Set-mailbox -identity “<Nome de Usuário>” -forwardingsmtpaddress: $null

aonde “Snull” é o parâmetro que desativa o ForwardingSMTPAddress

ANULANDO

Imediatamente as Respostas Automáticas passaram a funcionar, vejam:

jjj

image

Dica: tomem apenas o cuidado de reativar a auditoria quando o usuário voltar de férias para que seus encaminhamentos sejam reativados usando mesmo Cmdlet, apenas substituindo o parâmetro “$null” por “True”.

Este post também pode ser visto na íntegra AQUI em Meu blog.

Blog Mauricio Cassemiro

  • Luciano Aguiar

    Maurício

    Muito bom artigo, podemos adotar a mesma postura para o Exchange 2007/2010 ou somente para Office 365? Já peguei alguns problemas com a minha estrutura, mas não verifiquei o forwarding.
    Abs

  • Obrigado você pela visita. Podemos sim Luciano.