Problema com KB2823324

update

Nota de isenção: os procedimentos adotados são meramente uma solução de contorno, não representando, de forma alguma, garantia de sucesso em todos os casos onde se registre tal problema. Antes de executar os procedimentos esteja ciente que está sendo alterado um arquivo que faz parte do sistema de boot e a sua substituição por uma versão mais antiga pode gerar resultados inesperados. Ainda não houve por parte da Microsoft um pronunciamento formal a respeito desta ocorrência e nenhuma solução oficial foi publicada.

Fala pessoal, a Microsoft liberou uma atualização de segurança para Windows 7 SP1 (o KB2823324) que está causando indisponibilidade no sistema após o reboot, em alguns casos apresenta Blue Screen e em outros o S.O. fica dando boot.

A Microsoft está trabalhando na solução do problema, como solução de contorno podemos realizar um dos seguintes procedimentos:

Primeira opção e testado por mim:

1. Insira o CD de instalação do seu respectivo Windows

2.  Na tela inicial de Instalação, clique na opção de reparo logo abaixo do botão de instalação.

3.  Ele irá tentar reparar o computador, cancele até cair na tela que lhe dá as opções de reparo. Chegando lá, selecione “Prompt de Comando

4.  No pront de comando digite:

dism.exe /image:D:\ /cleanup-image /revertpendingactions

Obs.: Caso não funcione veja em qual partição está a instalação do Windows (D:\ E:\ F:\…)

Segunda opção:

  1. Bootar a máquina com a mídia de instalação do windows;
  2. Entrar no console de recuperação;
  3. Abrir o notepad;
  4. Navegar até a pasta %windir%\system32\drivers e verificar se a versão do arquivo ntfs.sys que está instalada é a mesma do KB http://support.microsoft.com/kb/2823324;
  5. Se for o caso, renomear o arquivo ntfs.sys para ntfs.sys_old;
  6. Navegar até a pasta %windir%\winsxs e localizar um arquivo Ntfs.sys em uma vesão mais antiga. No meu caso era:  6.1.7601.17945;
  7. Copie o arquivo mais antigo para a pasta %windir%\system32\drivers.
  8. Reboote o sistema.

Terceira opção:

1. Realizar restauração o sistema para um ponto anterior a instalação do KB.

 

Não esqueça de recusar o KB no WSUS ou desmarcar no Windows Update.

Participe da discussão: http://social.technet.microsoft.com/Forums/pt-BR/winvistapt/thread/a8a900f5-a5b2-45bb-8ac5-b1b3afb22ad7

Espero que ajude!

Update!  _____________________________________________

Essa solução é a menos invasiva até o momento. Só irá remover o KB que gerou o problema. Pode guardar esse procedimento para possíveis problemas futuros!

Insira o disco do Windows e no contexto reparar (ou shift+F10 em qualquer parte a tela de instalação):

dism /image:c:\ /get-packages

Serão listados os updates, então basta remover o que deu problema:

dism /image:c:\ /remove-package /PackageName:Package_for_KB2823324~31bf3856ad364e35~x86~~6.1.1.1

Update 2: Solução Oficial _________________________________

Link para o artigo : http://www.microsoft.com/brasil/resolucao e/ou http://support.microsoft.com/kb/2839011

Recomendamos que sigam os passos dos links acima.

  • Vale lembrar que a boa prática diz que devemos sempre homologar uma atualização antes de publicar para a sua rede. Basta simular em uma máquina virtual e verificar se está tudo OK!

    Esse problema não é geral, pode estar atrelado até mesmo a uma combinação de fatores (softwares de terceiros). Então o ideal é que a sua máquina de homologação seja semelhante ao ambiente de trabalho de seus usuários.

    • Realmente parece estar associada a um componete de terceiro nos sistemas 32 bits. Agora é aguardar a publicação da Microsoft.

      • Tenho maquinas na Empresa com o sistema 64 bits aprsentando o mesmo problema.

  • E eu recomendo, fortemente, a opção 1 do tutorial do nosso amigo.

  • Daniel

    Galera, tô fazendo a restauração, mas já dura mais de uma hora!!!!! Tá certo isso?? Que faço? :-/
    Não usei o DVD pra isso…

    • Daniel, vc não está executando uma restauração de fábrica? A restauração é para um ponto anterior, é mais demorado do que a #1 mas nem tanto. O melhor procedimento (até o momento) é o descrito no Update.

      • Daniel

        Era para um ponto anterior… Acabei reiniciando na marra… Parece q não afetou nada… Realizei o procedimento do DISM e acabou dando certo… Ufa!!!
        Valeu!!!

  • Fabio Junio

    2 computadores windows 7 da empresa, deu o problema.
    O pior que dos 2, um deles é o meu ! E
    Fiquei até 20:30 da noite na empresa tentando resolver e nada….
    Quando acesso o site do CooperaTI, o Rafael Souza dá essa noticia e como fazer os passos…
    Amanha vou tentar fazer os passos descritos.

    Obrigado pela Ótima dica.

    Se der certo vou postar amanha aqui no site !

    Abraço

    Fábio Junio

  • Prezado fiz uma copia do post coloquei seus créditos e adicionei uma Quarta Opção no post!
    Parabéns pela postagem!

    • Agradeço a menção e ótima opção também.

  • Impressionante… 30min depois que o Rafael me ligou pra avisar do problema, fui verificar as máquinas com Windows 7 na empresa e um dos funcionários já tinha reiniciado um note e… já era!
    Tela azul com erro fatal!

    Levando em consideração de que era a minha chefe, já dava pra perceber o tamanho do meu problema.

    Graças as orientações do Rafa consegui resolver o problema e tratei de verificar como estavam as outras estações, por sorte só duas das oito estavam com essa atualização instalada e facilmente as removi.

    Muito bom! Parabéns!

  • SAMUEL

    TERCEIRA OPÇÃO AI COM CERTEZA !!!
    É MENOS PROBLEMÁTICA, USEM O CD DE REPARO OU APERTEM F8 NA INICIALIZAÇÃO DO PC VA EM REPARAR DEPOIS FAÇA UMA RESTAURAÇÃO DO SISTEMA PARA UM PONTO DE RESTAURAÇÃO ANTERIOR A ATUALIZAÇÃO, DEPOIS NÃO SE ESQUEÇÃO DE DESMARCAR E OCULTAR A atualização do Windows 7 (KB2823324)

    • Samuel o “problema” de usar a restauração é que irá afetar outras atualizações que foram feitas junto com o KB2823324. Executar a instrução dita no Update seria a mais eficiente (no momento).

  • Rafael Silveira

    Eu utilizei o Hiren’s Boot para subir o mini windows xp (portable) e substituí o arquivo ntfs.sys pelo de uma máquina que estava desligada. Ainda bem que consegui resolver rápido, pois todo o financeiro aqui da empresa estava parado (!).

  • É tive esse problema ontem de manha num cliente.. ;/

  • Ivan

    Peguei esse problema ontem, e tive que fazer restauração, agora que estou vendo outras soluções pela cooperati, Essas dicas desse site são excelentes.

  • Fabio
    • Solução parecida que o Rafael Silveira utilizou. N prática é a mesma da opção 2. Mas não deixa de ser mais uma opção 😉

  • Eu não estou conseguindo restaurar meu sistema com as opções 1 e Update, fica dando erro. E agora? Fica dando um erro: 1639 “falta um comando de atendimento obrigatório para a linha de comando”

    • Digitou corretamente o comando? Verificou a letra da unidade onde está instalado o Windows?

      • Thiago

        Também não funciona

        • Veja o comentário do Erick (mais abaixo), está colocando os espaços corretamente?

  • A atualização do Update funcionou perfeitamente comigo.
    Parabéns Rafael Souza.

  • Obtive sucesso usando a terceira opção.
    O Windows da minha máquina é nativo, sem cd… usei um CD de outro windows, que não o instalado. efetuei o boot pelo CD, passei a primeira página de instalação, cliquei em recuperar.
    após isso, usei a opção de restauração de sistema, escolhi a opção de antes da atualização e funcionou. agora irei desabilitar o KB para não ter mais problemas…

  • Leonardo Souza

    Galera 100% recuperado com a 1ª opção
    Insira o disco do Windows e no contexto reparar (ou shift+F10 em qualquer parte a tela de instalação):
    dism /image:c:\ /get-packages

    Localize a linha aonde está a atualização Kb2823324 e veja se ela está como Pendeing.
    Ai sim digite o comando a baixo e aguarde ele finalizar

    dism.exe /image:D:\ /cleanup-image /revertpendingactions

    Obs.: Caso não funcione veja em qual partição está a instalação do Windows (D:\ E:\ F:\…)

    Apos reinicio a minha maquina realizou um chkdsk e depois voltou 100%.
    Entre no Windows Update, manda procurar por novas atualizações e verifique se a Kb2823324 está desmarcado.
    Aplique as atualizações e reinicie a maquina sem medo.

    Abraço

  • Jonatas

    Recomendo fortemente a opção 1 e a mais pratica e rapida

  • Bom dia galera, o que a 1º opção faz? ele reverte pro estado anterior a atualização?
    to passando por esse problema aqui na empresa onde trabalho, a 1º opção deu certo.

    Faltam só umas 20 maquinas agora. rsrs

    Valew Galera do CooperaTI

  • Bom Dia

    Consegui através da restauração do sistema.

    Obrigado pela ajuda.

  • Luiz Afonso

    Bom dia, consegui resolver o problema aqui na empresa.
    Obrigado ao pessoal da CooperaTI.

  • Pingback: ()

  • Valew a dica Rafael Souza!

    Abraço

  • Andre Freire

    Queria saber o que aconteceu com o estagiário que liberou esta atualização na Microsoft. rsrsrsrs

  • Rapaziada, acabei de usar esse procedimento abaixo, nas minhas 50 máquinas que deram problema e deu certo:

    1-) Copie num pendrive o arquivo ntfs.sys(c:\Windows\System32\Drivers) de uma máquina que não esteja com problema(com data anterior a 02-Mar-2013);

    2-)Dê boot por um live CD (Ubuntu, por exemplo);

    3-) Cole no mesmo diretório da máquina com problema e reinicie normalmente;

    4-) Depois vá no painel de controle e desinstale essa maldita atualização (KB2823324) rs

  • Marcelo

    Nenhuma destas opções resolveu meu problema tentei todas

    • Marcelo

      Agora ele voltou ao normal vai entender rs

    • Marcelo, está apresentando algum erro ao executar os comandos?

      • Marcelo

        Não Rafael, estava de boa todos os comandos deram sucesso porém não resolvia e aparecia a maldita tela azul…entao comecei a fazer todos os passos novamente…começando por tentar restaurar o sistema, ai voltou ao normal. Obrigado

  • Fábio

    Aqui funcionou o seguinte:

    Reboot
    F8
    Modo de recuperação
    Restauração do sistema
    Escolher um ponto de restauração mais recente
    Reboot

  • Carlos Sales

    Obrigado a todos que deram sugestões em especial ao sr Rafael Souza. Problemão que enfrentei hoje cedo pela manhã. Resolvi todos os casos com o CHKDSK e a restauração do Sistema para uma data anterior. OBRIGADO!

  • Giovanni

    Eu formatei o meu PC achando qe era algum virus mas era isso mesmo.. tava travando e aparecendo a twla azul e o nome dess arquivo.

    Ae formatei o pc mas nao consigo finalizar a instalacao do Windows 7. Ele simplesmente travaquando vai concluir a instalacao na parte que vc define o nome do usuario e a senha.

    E AGORA GENTE O QUE DEVO FAZER? TENTO INSTALAR O XP PRA VER SER DAR CERTO PQ O 7 NAO TA INDO. TAVA ACHANDO QUE ERA PROBLEMA NA PLACA DE VIDEO O NA DE MEMORIA MAS AGORA Q FUI VER Q FOI ESSE PROBLEMA DA ATUALIZACAO. O QUE FAÇO?

    • Giovanni, não parece ser causado pelo KB, a instalação pode estar corrompida, sugiro que refaça utilizando outra mídia.

      Mas pode ser sim um problema de hardware. Verifique se está tudo ok.

      • instalei o XP mas ele deu problema no arquivo win32.sys e apareceu a tela azul. Dae depois disso tentei instalar o windows 7 mas dessa vez quando ia dar boot só aparecia a opção de dar boot pelo CD, ou seja, o HD sumiu, nem a BIOS reconhece mais o HD, ja tirei varias vezes o cabo flex e coloquei novamente, tirei a placa de memoria, limpei e nada.. dae nao da nem pra iniciar o windows nwm instalar outro pq o HD não esta sendo reconhecido o que pode ser??

  • Consegui resolver com o UPDATE,
    cara apareceram 10 maquinas aqui com mesmo problema.

    Obrigado

  • Fábio Casado

    No meu apresenta o erro 1639
    Falta um comando de atendimento obrigatório para a linha de comando.

    e os demais metódos também não funcionam, já alterei o arquivo ntfs.sys para uma versão anterior da pasta winsxs e continua reiniciando.

    Ao restaurar o sistema apresenta o erro “A instrução no 0x73b28f18 fes referência à memória no 0x000004. A memória não pode ser read.”

    Me ajudem o quer pode ser?

    • Assim que a Microsoft liberar uma resolução oficial vai ser postado aqui.

    • Ian Alli

      E ai fábio, conseguiu algo?, o meu esta com o msm problema dando erro 1639

  • Carlos Henrique Bento

    Olá Pessoal,
    Fiz os 3 procedimentos e não deu certo… com uma maquina aqui funcionou perfeitamente a outra não!
    Eu rodei o comando dism.exe /image:D:\ /cleanup-image /revertpendingactions só que mesmo assim ele não subiu o windows, porém agora eu tento rodar novamente e ele dá um erro 0x800f082f.
    E agora ele não deixa mais rodar o comando novamente… substitui o arquivo ntfs.sys e rodei o chkdsk.
    Nenhum funcionou… 🙁

    O que eu posso fazer agora?? Alguém pode me ajudar?
    Obrigado!

    • Tentou executar a reparação do Windows, via CD de instalação?

    • Carlos Henrique Bento

      Consegui resolver… 🙂
      Eu havia feito uma alteração na BIOS da maquina antes de descobrir este problema… depois que voltei as configurações originais o S.O subiu perfeitamente.

      Parabénsssss CooperaTI.

    • Maxsoell Nunes

      Carlos Henrique estou com este mesmo problema até hoje!!! como assim vc fez uma alteração na Bios??? vc esta dizendo que devemos resertar a Bios!!!! pra voltar as configurações de fabrica???

      • Carlos Henrique Bento

        Olá Maxsoell,
        Tudo bem?

        Na verdade antes de descobrir o problema, eu vi em alguns foruns pra mudar a forma de boot do HD de AHCI para SATA, daí depois que eu fiz a mudança eu descobri que era um problema geral.

        Rodei o comando dism.exe /image:D:\ /cleanup-image /revertpendingactions e mesmo assim o Windows não subia… fiquei tentando rodar o comando novamente, porém ele não deixa.

        Depois de algum tempo eu lembrei que havia feito a alteração na BIOS.

        Voltei a configuração inicial e o S.O. subiu perfeitamente.

        Peguei mais algumas maquinas com este mesmo problema e todas funcionaram.

        O que acontece contigo agora?

  • Só tenho à agradecer, pela manhã já estava com 40 máquinas paradas é não sabia como proceder, ai tive a grande ideia de acessar o site do cooperati aonde tive a informação de como proceder, obrigado quando eu crescer que ser que nem esse time de especialistas.

  • Leonardo Costa

    Sempre quando chego na empresa a 1ª coisa que faço é olhar o site do cooperati. Quando vi o artigo, fui tratando logo de olhar meu WSUS e logo vetei a atualização. Na empresa aqui ao lado me chamaram para dar uma ajuda e fiz a 3ª opção com sucesso de 100%. Valeu cooperati!!!!

  • Angelo Montanher

    vcs estão de parabens, salvou a minha vida com a linha

    Insira o disco do Windows e no contexto reparar (ou shift+F10 em qualquer parte a tela de instalação):

    dism /image:c:\ /get-packages

    Serão listados os updates, então basta remover o que deu problema:

    dism /image:c:\ /remove-package /PackageName:Package_for_KB2823324~31bf3856ad364e35~x86~~6.1.1.1

    sucesso a todos

  • melhor é a opção 1. em menos de 5 minutos a estação está de volta. agora alguém sabe quando sai o definitivo? e se vai continuar com o mesmo nome ou será outro numero de KB? para eu saber e liberar no WSUS

    • A Microsoft ainda está analizando as causas, só informaram que o KB, por enquanto, não está mais disponível no Windows Update.

  • Vetor

    Lamentavel, só isso. Uma solução que adotei foi copiar o arquivo ntfs.sys da pasta c:\windows\system32\drivers de uma maquina boa, “bootar” o micro com um Live-Linux e jogar e substituir o arquivo na maquina com problema.

    É aquela parada “Microsoft tem os melhores programadores que o dinheiro pode comprar o Linux tem programadores que dinheiro nenhum compra”

    • Cuidado com o procedimento que adotou, pode ser que tenha problema com atualizações futuras. O ideal é remover apenas a instalação do KB.

      A parte de cima do meu comentário tive que remover. Quem viu, viu! 😉

  • Vetor

    Que pena não vi seu comentário, se apagou é porque não valeu a pena escrever…
    Abs

  • Luciana

    Boa tarde,
    Me ajudem!!!!! Está aparecendo um erro 0x800f082f… o que eu faço ?
    Obrigada

  • Ian Alli

    Também estou com o erro 1639 , já fiz e refiz varias vezes, me atentei bem para nao errar os comandos e nada ainda…….alguma novidade??

  • Erick

    aconteceu comigo, digite espaços após o dism, o C:\ e o cleanup-image

  • Rafael

    Digite com espaço após o dism, o C:\, e o /remove-package

    dism /image:c:\ /remove-package /PackageName:Package_for_KB2823324~31bf3856ad364e35~x86~~6.1.1.1

  • Estava com uma maquina com o msm problema, depois de horas de luta resolvi trocar toda a pasta drivers e pra minha surpresa , resolveu o problema…..

  • A primeira opção funcionou pra mim!! Máquina subiu normalmente! Show de bola!

  • DG

    Aqui tá osso..

    Error: 50
    DISM does not support servicing a Windows Vista RTM or earlier operating system.
    If the operating system is supported check that SSShim.DLL is present.

    Já estou uns 2 dias nessa máquina, e parece estar “Encantada”.

    Agradeço ajudas..

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